quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Ocultismo

SE VOCÊ É PESSOA JURÍDICA E DESEJA SE TORNAR UM PATROCINADOR DESSE BLOG, ANUNCIANDO SEU PRODUTO OU PRESTAÇÃO DE SERVIÇO, ENTRE EM CONTATO COM O ADMINISTRADOR NO EMAIL reinaremvida@gmail.com , OU SE VOCÊ PREFERE AJUDAR NO ANONIMATO ATRAVÉS DE DEPÓSITO OU TRANSFERÊNCIA BANCÁRIA COM QUALQUER VALOR -> ( Caixa Econômica Federal, agencia 0185 conta 013 00458401-4 ) Sergio B. Barros



Contador de visitas
Besucherzähler
Contador de visitas



Ocultismo 


Alguém se lembra das antigas bruxas? Narigudas, maquiavélicas, insensíveis, de riso estridente e aparência amedrontadora? Elas continuam as mesmas, mas os seus cabelos, narizes e vestuário apresentam muita diferença! Já não voam em vassouras, muito menos vivem ao redor de caldeirões fervilhantes. A caça às criancinhas perdidas em florestas acabou. Hoje, conquistá-las é bem mais fácil.
A lenda dos aprisionamentos em porões escuros, onde meninos e meninas recebiam uma dieta para que engordassem e fossem servidos nos banquetes das “velhas malvadas” também sofreu atualizações. Agora, o prato predileto do “ocultismo contemporâneo” tem sido “cérebros suculentos”, mentes ávidas pelo que é desconhecido e cada vez mais bonito e tecnologicamente atraente. Em lugar dos ambientes sinistros estão as salas de estar, quartos, cinemas, lan houses etc. A fantasia continua sendo a principal matéria-prima.
Pastor Luís Peixoto, escritor e professor de Teologia, explica que o ser humano busca respostas contínuas para a existência humana e as forças ocultas do mal acentuam, ainda mais, estas procuram o mundo encantado do ocultismo que tem entradas múltiplas. Internet, televisão, jornais, revistas, livros, videogames e etc, estendem tapetes vermelhos em saudação aos novos simpatizantes. Tudo é colocado à disposição da humanidade como se fossem árvores repletas do fruto proibido. E, infelizmente, o caminho mais atrativo para a sociedade tem sido o das curvas sinuosas da serpente.
A metáfora é romantizada e envolvente como um conto de fadas, porém nem sempre acaba com final feliz. Assim como as sutilezas de uma crônica, o ocultismo tem minado mentes de crianças e adultos, utilizando a arte como instrumento de persuasão e criação de identidade.


Perigos Por Trás da Trama Entenda o que significa cada item citado na novela, que é ambientada numa cidade do interior, a fictícia Serranias, entre as décadas de 1930 e 40.


Religião Wicca – Em “Eterna Magia”, as personagens vividas pelas atrizes Malu Mader e Mariana Sullivan são duas bruxas que seguem os preceitos da Wicca. Esta religião é uma tradição neo-pagã criada e denominada originalmente pelo escritor Gerald Gardner, cujos preceitos celebram a natureza. Wicca também é o nome dado às bruxas modernas.
Celtas – Segundo historiadores, a terra de origem dos celtas era uma região da Áustria, perto do sul da Alemanha. De acordo com Maria Inês Cavalcanti, bruxa em Ribeirão Preto (SP), a cultura celta valoriza rituais, sempre louvando os deuses da natureza. Os druidas, também citados pela trama, são pessoas encarregadas das tarefas de aconselhamento, ensino, jurídicas e filosóficas dentro da sociedade celta.
Magias branca e negra – Na cultura celta, os cavaleiros usavam três tipos de capuz: cinza, branco e negro. Foi daí que surgiram as magias branca e negra. A magia negra, que na América Latina foi associada a outros rituais africanos dos escravos, segundo Inês, é usada para fazer o mal. Já a magia branca é usada para favorecer positivamente as pessoas.
Bruxas – Considerada parte de antigas práticas dos cultos xamânicos, a bruxaria tem suas origens no período pré-histórico e trata-se do culto a um deus. “Não existe bruxa má ou boa, tudo depende de que lado está”, frisa Maria Inês, que teve seu contato com a bruxaria aos seis anos de idade.
Para o mundo secular, o ocultismo é fascinante. Definido como o conjunto de sistemas filosóficos e artes misteriosas associadas a conhecimentos secretos, ganha cada vez mais adeptos entre as sociedades intelectualizadas. Já a igreja caracteriza como ocultista toda seita ou religião cujas práticas incluam previsões futurísticas, comunicação com os mortos ou segredos instigantes. O que à luz da Palavra é abominável, para a sociedade é atraente. O mal já não parece ser tão mau assim. O oculto já não repele, mas atrai as massas.
Qual a explicação para o sucesso de vendas da série Harry Potter, livros com mais de 600 páginas disputado por crianças em todo o mundo com lançamento em data e hora marcada? O que faz de Paulo Coelho ser o autor mais lido em todo o planeta? Por que o místico, secreto ou esotérico compõe as categorias campeãs entre os best-sellers?




“Muitos dos temas trabalhados em programas de TV, como agouros, prognósticos, horóscopos etc., são temas que o povo gosta de explorar."

Por isso, são apresentados pela mídia “televisiva”, diz o pastor João Souza Filho, autor de quatro livros tratando sobre ocultismo, marketing e publicidade, certamente, têm sua parcela de contribuição. No entanto, para Sérgio Carneiro, cristão, publicitário, pós-graduado em Comunicação e professor universitário, o ocultismo é tema atrativo por si só.



“Em menor ou maior grau, o oculto sempre fez parte da história humana, e a propaganda, atenta a tudo o que atrai a atenção dos homens, vale-se desse interesse coletivo para divulgar seus produtos”.

Carneiro enfatiza que, de certa forma, foi o desejo de conhecer o que era secreto que motivou Adão e Eva no jardim do Éden a comerem do fruto proibido. Eles desejavam conhecer o que não sabiam, estavam instigados pela idéia de que poderiam descobrir um grande segredo. E essa“curiosidade” percorre as sensações humanas até hoje.



“O ocultismo, sob esta perspectiva, é apenas mais uma isca da propaganda para atrair o interesse das pessoas.”

Novidade no Ar Em um aspecto, pais e responsáveis podem começar a comemorar. Pelo menos, por enquanto. Isso porque uma portaria do Governo Federal e do Ministério da Justiça impôs limites na programação de qualquer obra visual. A notícia caiu como uma bomba para as TVs abertas, que acusaram o governo de criar uma nova censura.
Segundo a portaria, o horário livre será das 6 às 20 horas, e o de proteção à criança e ao adolescente, das 20 às 23 horas. Outra novidade na nova portaria diz respeito ao fuso horário. Atualmente, um mesmo programa é exibido para todo o país pelo horário de Brasília. Com a mudança, uma novela que é veiculada, ao mesmo tempo, às 21 horas no Rio Grande do Sul e às 18 horas no Acre, fica proibida, devido à indicação das faixas etárias por horários. A medida é bem vista pelo apresentador de TV e pastor presbiteriano Eber Cocareli.



“O que as TVs comerciais não falam é que esta norma já existe em países como Estados Unidos, Canadá e Japão. Não é censura política, como foi em 1970, e sim uma censura moral”.

À frente de um dos programas de maior audiência da Rede Internacional da Graça de Deus, a Rit, ele afirma que tenta fazer uma TV genuinamente evangélica para toda a família.
De acordo com o pastor Luís E. Peixoto, escritor, professor de Teologia e conferencista internacional, a áurea nebulosa do místico é o que fascina a inteligência do homem.



“O fato de existir dentro do ser humano um vazio que só pode ser preenchido pelo amor e graça de Deus, o leva a buscar respostas contínuas para a existência humana. De onde vim? Quem sou? O que faço aqui? Para onde vou?”.

Além disso, ele acredita que as forças ocultas do mal acentuam, ainda mais, esta procura.
A atriz e hoje pastora Simone Carvalho é alguém que usa seu testemunho para conquistar outros atores. Para ela, a culpa do sucesso de novelas como “O Profeta” e “Eterna Magia” é dos próprios cristãos que as assistem. Alguns cristãos atribuem os comentários sobre o ocultismo e seus derivados como exageros, divagações e teorias irrelevantes, uma vez que o diabo é tão aceito que não necessita mais do subliminar para atingir o povo. Entretanto, outros percebem os detalhes de manifestações e mensagens ocultas que, para a maioria das pessoas, passam despercebidos.
O escritor Daniel Mastral, 40 anos, autor de “Voz do que Clama no Deserto”, aliciado pelo satanismo dos 17 aos 25 anos, chama a atenção até mesmo para o horário em que passam as novelas da Rede Globo, cujas cenas têm doses homeopáticas e fortes de ocultismo. Mastral aponta o seguinte raciocínio:



“Deus falava com o homem na virada do dia. No calendário judaico contava-se o tempo a partir do pôr do sol. Jesus foi crucificado na hora sexta e ficou até a hora nona. Ou seja, do meio-dia até as três da tarde. Então, o fim deste dia era quando o sol se punha, às 18hs. Nesse horário, tem início a noite; as trevas. E as novelas que abordam temas ocultistas começam às 18h. “Vampi”, “Iemanjá”, “Alma Gêmea”, “O Profeta” e, agora,“Eterna Magia”. Será tudo isso acaso?”

Práticas Ocultistas Citadas na Bíblia Na antiguidade, adivinhadores, mágicos e feiticeiros eram muito respeitados entre as autoridades, e os reis freqüentemente tomavam decisões embasadas em suas predições.


Nabucodonosor decide atacar a cidade de Jerusalém depois de recorrer aos deuses (Ez 21: 21,22): “O rei da Babilônia pára na encruzilhada da estrada, sacode as flechas, pergunta aos deuses e examina o fígado de um animal que fora oferecido em sacrifício”. Agora sua mão está segurando a flecha marcada com a palavra “Jerusalém”. A prática era conhecida na época como hepatoscopia (contato com deuses através do fígado de um animal).
Hamã, além de querer matar Mordecai, planejava acabar com os judeus utilizando métodos ocultistas como o “Purim”, uma prática semelhante a “sorte” (Et 3:7-9; 9:24-25).
Os magos e feiticeiros, súditos de Faraó, transformaram cajados em serpentes a fim de desestabilizar Moisés e Arão (Ex 7:8-12, 19-22; 8:5-11,16-19; 9:11).
O rei Saul morre por consultar uma adivinhadora (2 Cr 10:13-14).
Para o pastor João Souza Filho, autor de 21 livros, quatro deles tratando sobre ocultismo e mundo espiritual, é bem possível que o autor de uma novela que trate de Wicca ou bruxaria, como é o caso da atual novela das 18h, não tenha por objetivo divulgar uma crença. É possível que esteja apenas trabalhando um tema que fascina a todos: bruxaria e mística.



“Muitos dos temas trabalhados em programas de TV, como agouros, prognósticos, horóscopos, etc. são apenas temas que o povo gosta de explorar e sente-se curioso em conhecer. Por isso, são apresentados pela mídia televisiva”.
O subliminar e o místico estão aí. O oculto transformou-se em um campo profissional explorado e extremamente rentável. Segundo Roberto C. P. Júnior, espiritualista, escritor e mestre em ciências:



“Em apenas um ano de trabalho, um esotérico pode ganhar em média quatro mil dólares por mês sem sair de casa. As franquias de lojas e centros de práticas esotéricas se multiplicam sem parar. Videntes já atendem pela Internet, oferecendo por e-mail previsões e consultas com o tarô; e inúmeros serviços esotéricos por telefone prometem até mesmo limpeza de aura à distância”.

Tipos de Práticas Ocultistas O ocultismo no mundo moderno se estabeleceu em diversos segmentos religiosos. As práticas mais conhecidas na atualidade são:


ADIVINHAÇÃO:
É a categoria ocultista com maior número de ramificações. Algumas das práticas de “predições futurísticas” através da interpretação de sinais são: aleuromancia, aeromancia, alectoromancia, astragalomancia, dendromancia, belomancia, catoptromancia, cefalomancia, quiromancia, clidomancia, dactilomancia, dafnomancia, geomancia, hidromancia, lampadomancia, libanomancia, litomancia, margaritomancia, necromancia, enomancia, ornitomancia, ovomancia, acrimancia, astrologia, pêndulos, mandala, hidroscopia, cartas, búzios, tarô, runas, numerologia, bolas de cristal e centenas de outros tipos, conforme a cultura.


BRUXARIA: Acredita-se que o surgimento da religião tenha acontecido no período pré-histórico, há aproximadamente 20 mil anos. Porém, ela só ganhou notoriedade entre os celtas, egípcios, assírios, greco-romanos e normandos (vikings), pela prestação de serviços de curandeirismo. Além disso, as bruxas tinham a incumbência de encaminhar os espíritos dos mortos aos seus destinos e eram as videntes que auxiliavam na tomada de decisões da comunidade. Atualmente, a religião se divide em duas categorias:
*Bruxaria Tradicional: fadas, céltica, britânica, alexandrina, caledoniana, picta, cerimonial, diânica, georgina, eclética, hecatina, teutônica ou nórdica, asatru e algard;
*Bruxaria Moderna, também conhecida por Wicca ou Tradição Gardneriana.


ESPIRITISMO: Doutrina filosófica embasada nos livros de Allan Kardec, séc XIX. Acredita na comunicação com espíritos de mortos. As práticas adotadas são: mediunidade, clarividência, clariaudiência e operações psíquicas.


SATANISMO: Religião oficialmente registrada em 30/04/1966 por Anton Szandor LaVey. A seita possui templos mundialmente conhecidos como “Igreja de Satanás” e sua filosofia e suas referências estão na Bíblia do Satanismo. Para a membresia, a adoração não é oferecida ao diabo, mas a si próprio. O hedonismo (busca do prazer como bem supremo) é a prática mais atrativa aos novos adeptos. Entre os rituais realizados estão a magia branca, magia negra e os pactos satânicos.


OUTROS TIPOS DE SEITAS, TÉCNICAS E PRÁTICAS: maçonaria, rosa cruz, feitiçaria, cabala, vodu, macumba, alquimia, ufologia, vampirismo, martinismo, i ching, grafologia, viagem astral, radiestesia, horóscopo, druidismo, thelemismo, Necronomicom, etc.

Há quem diga que a televisão é uma fábrica de sonhos. Não há barreiras para a imaginação. Existem aqueles que deixam o mundo virtual se tornar real, pois, como passam muito tempo em frente à TV, perdem o senso crítico para distinguir entre a verdade e a utopia. As crianças são as mais afetadas. Só que nem mesmo os adultos escapam da influência. Um bom exemplo do tempo gasto diante da “telinha” são os dados do Fundo das Nações Unidas para a Criança (Unicef). A pesquisa aponta que crianças e jovens passam, em média, quatro horas assistindo à TV. Tempo maior ao que dedicam à escola.
O cristão e publicitário Sérgio Carneiro observa: “Em menor ou maior grau, o oculto sempre fez parte da história humana, e a propaganda, atenta a tudo o que atrai a atenção dos homens, vale-se desse interesse coletivo para divulgar seus produtos”Muita informação é apresentada à população nesse período de exposição. E o ocultismo está na lista das atrações. A Rede Globo de Televisão, por exemplo, lançou no mês de maio a sua terceira novela, em menos de um ano e meio, com esta temática. “Eterna Magia” mescla bruxaria, reencarnação e ritos pagãos, e vem causando perplexidade entre evangélicos.
O primeiro a se pronunciar foi o reverendo Wildo Gomes (Igreja Missão e Vida em Anápolis, GO), que utilizou a internet para defender sua idéia. Ele criou um manifesto que rapidamente se difundiu na rede e, em seu texto, propõe um boicote à emissora. Wildo critica, por exemplo, as novelas da Globo que apresentam a prostituição, o homossexualismo e a feitiçaria como algo normal.“Há cerca de três anos, realizamos um protesto semelhante, quando três novelas com conteúdo espírita e cenas de homossexualismo eram transmitidas simultaneamente”.Até mesmo a cobertura jornalística da visita do líder da Igreja Católica, papa Bento XV, foi duramente criticada por ele. O reverendo acredita que a emissora, enquanto concessão pública deu uma abertura muito grande ao pontífice, coisa que, em sua opinião, não acontece com os evangélicos.


Espíritos Que Dão Audiência O folhetim “Eterna Magia”, da autora Elizabete Gim, é transmitido no horário de seis horas da noite e traz no elenco estrelas como Malu Mader e Thiago Lacerda. Sucede o remake de Ivani Ribeiro“O Profeta”, novela que terminou com picos de 33 pontos no Ibope – normalmente a audiência alcançada pela novela das 21h –, sendo o quarto programa mais assistido por crianças na Globo. Antes de “Eterna Magia” e “O Profeta”, o folhetim espírita “Alma Gêmea” apimentou o horário, mostrando a história de uma alma penada em busca de seu amor. Saiu de cena o vidente e entrou o bruxinho. A fórmula dessas tramas são sempre as mesmas: magia, reencarnação, ocultismo e efeitos especiais com pitadas de uma história de amor mal resolvida para cativar as donas de casa.


Origem do Ocultismo As práticas ocultistas remontam às bases da antiga Babilônia (Gn 11.8,9). Todavia, o termo “ocultismo” só foi obter amplo reconhecimento a partir do século XIX através da influência do mágico Alphonse Louis Constant, mais conhecido pelo pseudônimo Eliphas Levi. Autor da obra literária Baphomet, Levi se destacou internacionalmente por reavivar o interesse pelas ciências ocultas. No mesmo ano de sua morte, nasce o bruxo Aleister Crowley, que posteriormente é considerado o “sucessor reencarnado” de Levi, dando ainda mais visibilidade ao mago. A partir disso, diversas ramificações com ênfases distintas surgem pelo planeta.
No primeiro capítulo de “Eterna Magia”, o escritor Paulo Coelho fez uma breve participação. Na condição de narrador, ele apresentou os personagens que residem em uma cidade fictícia, no interior de Minas Gerais, chamada Serranias. Dentre os imigrantes, as duas irmãs, Eva (Malu Mader) e Mariana (Maria Flor) Sullivan, vão disputar Conrado (Thiago Lacerda). As irmãs são seguidoras de ritos pagãos celtas relacionados a bruxarias. Já no capítulo de estréia, a audiência oscilou entre 28 pontos, com apenas 43% dos televisores ligados – índice considerado baixo para o horário. Com o passar das semanas, lançando mão de muita bruxaria e cenas de feitiçaria, o ibope foi crescendo.
O apresentador de TV e pastor presbiteriano Eber Cocareli fala sobre a nova portaria do Governo:



“O que as TVs comerciais não falam é que esta norma já existe em países como Estados Unidos, Canadá e Japão. Não é censura política, como foi em 1970, e sim uma censura moral”
Mexer com o oculto é quase sempre uma estratégia que vende bem. Não é a primeira vez que novelas com ênfase espírita são veiculadas para cativar o público. Em 1994, “A Viagem”, também de Ivani Ribeiro, foi exibida e, em 2006, reprisada, mantendo o mesmo índice de aceitação. “Se não desse audiência, a emissora já tinha tirado do ar. O público se interessa pela riqueza de informações. A crença é algo sagrado para o ser humano”, justifica o escritor espírita Paulo Rossi Severino. Ele já deu consultoria a programas da Globo e concorda com o ator Marcos Caruso que, em entrevista ao jornal Folha Espírita, afirmou que falar dos espíritos é uma tendência da dramaturgia.


O Que a Bíblia Diz SÓ HÁ UM DEUS – Ele é o Criador de todas as coisas. Não há outro no céu, na terra, nem embaixo da terra. Criar outros deuses é abominável aos olhos do Senhor (Hb 11:3; Ex 20:3-6; Is 43:10-13; Jr 10:2-5).


ASTROS NÃO DEVEM SER CONSULTADOS – (Dt 4:19; Is 47:12-15).


“As coisas encobertas pertencem ao Senhor, nosso Deus, porém as reveladas nos pertencem a nós e a nossos filhos, para sempre, para que cumpramos todas as palavras desta lei” (Dt 29:29).

“Não haja ninguém no meio de ti [...] que se dê à prática de encantamentos, ou se entregue à leitura dos astros, à adivinhação ou à magia, ao feiticismo, ao espiritismo, aos sortilégios ou à evocação dos mortos. Porque o Senhor abomina aqueles que se entregam a semelhantes práticas” (Dt 18:9-12).

“Amados, não creiais em todo o espírito, mas provai se os espíritos são de Deus; porque já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo” (Jo 4:1).
Para o jornalista Fernando de Barros, a declaração de Marcos Caruso é infeliz, no entanto, verdadeira. Em sua opinião, como a televisão vive de audiência, esses tipos de tema ajudam, em muito, a alavancá-la. “As pessoas estão buscando sempre um consolo quando perdem seus entes queridos e não têm a fé em Jesus Cristo”, explica. Ele acredita que esses movimentos de boicote contra a TV não surtem efeito. O melhor, na sua visão, seria fazer um trabalho de esclarecimento com o público, nas igrejas mesmo, mostrando que nem tudo o que se vê é a verdade.
A mesma opinião é compartilhada pelo conferencista e pastor da Igreja Metodista Wesleyana, Silmar Coelho.




“A TV tem função de informar, educar e divertir. Apesar de a TV brasileira ser, profissionalmente, uma das melhores do mundo, a sede pelo poder, dinheiro e audiência tem levado muitos a negociar por baixo os princípios que seus fundadores defendiam ao iniciá-la”.

Até mesmo os canais pagos se renderam ao tema. Proliferam séries utilizando o sobrenatural para chamar a atenção. A mais comentada é a série “Médium”, exibida pelo canal Warner.


Quem Aumenta a Audiência A atriz e hoje pastora Simone Carvalho é alguém que usa seu testemunho para conquistar outros atores. Com seis novelas no currículo, sendo uma na Globo, ela frisa que a culpa do sucesso de novelas como “O Profeta” e “Eterna Magia” é dos próprios cristãos que as assistem.



“Nos bastidores, os atores não são obrigados a cumprir algum tipo de rito. Tudo acontece na alta cúpula. Durante as gravações, todos os atores conversam e expõem suas preferências religiosas, respeitando-se mutuamente”

conta ela, que diz nunca ter visto velas acesas e guias nos camarins, por exemplo.
A presbiteriana Maria Paes, de 35 anos, sabe que algumas novelas não trazem nada de bom para sua vida espiritual. Ainda assim, ela não resistiu à tentação. Fascinada pela atuação do ator Rodrigo Faro na pele do divertido personagem Tainha, ela se viu envolvida na trama e, por fim, não perdia mais nenhum capítulo de “O Profeta”. Mesmo percebendo que a trama favorecia as virtudes da religião espírita, Maria não trocou de canal. “Era tudo tratado com muita seriedade. Os personagens admiráveis da novela eram os pertencentes ao centro espírita. Eles sempre tinham posicionamentos sensatos, motivações virtuosas e buscavam o bem. Fiquei pasma com o abuso a que o diabo tinha chegado”, analisa.
A conseqüência de manifestações de ocultismo em variados veículos e artes só serão sentidas daqui a algum tempo. O efeito pode criar em todo o Brasil uma população cada vez mais pagã e sincrética. Para a Bíblia, esses sintomas simbolizam o fim dos tempos. Para o mundo, uma nova era. Diante disso, é premente gerenciar pensamentos e emoções, aperfeiçoar o senso crítico e andar muito bem acompanhado, seja de bons amigos, livros, programas, filmes e da própria Bíblia.


Menina de 9 anos é Morta em Ritual de Magia


“Não se ache em ti quem faça passar seu filho ou sua filha pelo fogo”. Deuteronômio 18.10

A ordem expressa em Deuteronômio 18.10 é apenas uma das muitas vezes em que a Bíblia condena o sacrifício de crianças. Mas ainda hoje há quem, em busca de poder sobrenatural, execute crianças em rituais de magia negra. Um desses casos, que teve grande repercussão em todo o país, parece ter chegado ao fim. Policiais de Araçatuba, interior de São Paulo, localizaram, no dia 25 de maio, Vera Petrovich, de 53 anos, e o filho dela, Pero Petrovich, de 19 anos. Eles são acusados de matar Giovanna dos Reis Costa, de nove anos.
Vera e Pero Petrovich são acusados de matar uma menina de nove anos em um ritual para gerar fertilidade no casamento. O crime aconteceu em abril do ano passado em Quatro Barras, no Paraná. A menina foi encontrada nua, em um saco plástico, com braços e pernas amarrados com fios elétricos, em um terreno próximo à casa dos Petrovich. Segundo o laudo do Instituto Médico Legal, ela foi espancada, violentada sexualmente e teve a vagina perfurada por uma espátula cortante, que foi usada para retirar o sangue dos órgãos da região abdominal. Giovanna morreu por hemorragia.
Segundo investigações da polícia do Paraná, os acusados são de uma linhagem cigana e a morte da menina foi parte de um ritual para gerar fertilidade no casamento. Uma adolescente de dezesseis anos, que seria noiva de Pero Petrovich, e o pai dela, que teria ajudado a segurar a criança durante o ritual, ainda estão foragidos. Outras três mortes de adolescentes, em rituais semelhantes, foram registradas em Teresópolis, RJ, e ainda estão sendo investigadas. Há pistas que ligam os casos a parentes de Vera e Pero Petrovich.


O Que Nós Como Cristão Devemos Fazer O ocultismo é conhecido há muito tempo, e nós cristãos conhecemos todo mal que isso pode fazer, por isso estejamos atentos aos nossos filhos, amigos e famíliares ao ligar a nossa televisão, pois o ocultismo está sempre ali sem que percebamos.
Se percebemos o ocultismo devemos desligar a TV e se afastar de pessoas que têm contato com esse tipo de prática.
Satanás veio pra matar roubar e destruir (Jo 10:10) e ele usa de todos os meios pra que isso aconteça, estejamos atentos e vigilantes o tempo todo e que possamos usar das nossas orações para destruir com tudo que ele tentado fazer.
Amém!



O QUE A BÍBLIA DIZ À CERCA DO OCULTO



A Bíblia é o único livro que tem autoridade para esclarecer este assunto, porque é a Palavra de Deus.

Muitas pessoas têm os seus pontos de vista àcerca do oculto e acham muitas coisas. Mas vamos ver o que a Bíblia diz.

Deus criou todas as coisas e entregou tudo nas mãos do homem. Satanás enganou o homem, que de sua livre vontade virou as costas a Deus e fez-se a si mesmo escravo do pecado, dominado por satanás.


Deus decidiu ajudar a humanidade enviando ao mundo o Seu único Filho, Jesus Cristo.

Jesus já fez tudo o que era preciso para nós sermos salvos. E a própria Bíblia dá testemunho disto:


Actos 4:12 - "E não há salvação em nenhum outro, pois não há debaixo do céu qualquer outro nome dado aos ho-mens que nos possa salvar".


Mais uma vez, veio satanás, para voltar a enganar o homem com religiões, filosofias, avareza, sinais sobrenaturais ligados com bruxaria e espiritismo, etc. Leva as pessoas a acreditar piamente que estão a servir a Deus, e que vão pelo caminho verdadeiro, "porque todas as religiões vão dar a Deus".

Ao homem foi dada uma vontade própria. Não está nas mãos de Deus, nem de satanás, decidir o rumo da vida do homem. Antes, cabe a ele escolher: seguir Jesus, ou seguir satanás.



1 - COMO SATANÁS ENGANA O HOMEM


O ser humano é curioso por natureza e gosta de se envolver com coisas do oculto. O propósito do oculto é manifestar o poder sobrenatural para atrair a atenção das pessoas.


As obras do oculto são o assunto mais reprovado pelas Escrituras quer no Velho Testamento como no Novo Testamento.


O Velho Testamento (Deuteronómio 7:25-26) fala-nos das abominações e de como Deus rejeita essas coisas.


"Queimarás no fogo as imagens dos seus deuses. Não cederás à tentação de ficares com a prata e com o ouro que as cobre, porque isso origina a tua ruína, e são uma abominação para o Senhor teu Deus... Detestá-la-ás e afastá-la-ás com horror".


"Maldito o homem que faz uma estátua esculpida ou fundida, objecto abominável ao Senhor " (Deuteronómio 27:15)


Satanás opera por detrás de toda a idolatria, para enganar as pessoas e afastá-las, cada vez mais, do verdadeiro caminho, que é Jesus.


"... nada disto compreendem os que conduzem em procissão o seu ídolo de madeira e dirigem as suas orações a um deus que não pode salvar" (Isaías 45:20).


Deus declara que o culto a imagens é culto a demónios.


"... a carne sacrificada aos ídolos é alguma coisa? Ou o ídolo é alguma coi-sa? Pelo contrário, digo-vos que os que sacrificam, sacrificam aos demónios e não a Deus, e Eu não quero que vós tenhais parte com demónios" (I Corínti-os 10: 19-20).



2 - AS OBRAS DO OCULTO


Hoje já não é como nos tempos em que a Bíblia foi escrita. Naquele tempo chamavam-se bruxas, astrólogos, feiticeiros, videntes etc. Hoje são poucos os que têm estes nomes, mas por detrás da camuflagem de Professor, Doutor Ervanário e outros, as suas obras continuam a ser as mesmas. Mas a Bíblia continua a chamar tais pessoas de: bruxos, feiticeiros e mágicos. Pensando que servem a Deus (alguns), têm comunhão com demónios.



ALGUNS TERMOS DO OCULTISMO E SEUS SIGNIFICADOS:


BRUXARIA - curandeiros em oculto.

ESPIRITISMO - sistema doutrinal que pretende pôr os homens em contacto com os espíritos dos mortos.

ASTROLOGIA - suposta arte de ler o futuro e o destino através dos astros.

FEITIÇARIA - emprego de feitiços, encanto e sedução.

CARTOMÂNCIA - adivinhação do destino, pela leitura de cartas.

MAGIA - religião e sortilégio de magos; utilizando propriedades da matéria (magia branca) ou fazendo interferir poderes demoníacos (magia negra).


ALGUNS EXEMPLOS DE SÍMBOLOS DE FEITIÇARIA E DO OCULTO:


- Cobras,

- Rãs,

- Budas,

- Deuses de felicidade,

- Ferraduras, unhas, figas,

- Saquinhos com ossos, areia, alho...

- Bocados de Cabelo ...

- Defumadores.


Tudo isto é conhecido nos dias de hoje, mas vejamos o que a Bíblia diz dos falsos e verdadeiros profetas.


A Bíblia exorta-nos a não crermos em toda a gente, mas para vermos se o espírito é de Deus. Há um ditado que diz: "nem tudo o que luz é ouro". A questão é: "como é que eu posso provar os espíritos, saber se são de Deus ou não"?


I João 4-1: "Amados, não creais a todo o espírito, mas provai se os espíritos são de Deus; porque já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo".


A resposta é simples, pela Palavra de Deus. A Palavra de Deus é o guia, a chave, a solução. É por ela que nós vamos saber. Há muita gente que diz coisas em Nome de Deus e quando vamos à Bíblia, não encontramos lá nada disso que proferem.


Como é que nós devemos saber se isto que está aqui é verdadeiro ou falso? Se estamos a falar verdade ou mentira?


Quando as pessoas não fazem o que a Bíblia diz, não se vê nada de Deus acontecer nas suas vidas. Elas teimam em afirmar que falam ou fazem práticas a favor e em nome de Deus! Decerto, se passa algo de errado com elas. A Bíblia ensina-nos: "pelos seus frutos os conhecereis".


Se estiver num grupo onde se fala muito em Deus e do Nome de Jesus mas falam de tudo menos do que está na Bíblia - inventam-se histórias e os sinais de Marcos 16 não acontecem - pela Palavra de Deus chamamo-los de falsos. E Deus nos diz: "acautelai-vos dos falsos profetas". Aquilo que um homem de Deus diz tem que vir na Bíblia - a Palavra de Deus. Fora dela está tudo errado. Agora surge a pergunta: - « No espiritismo expulsam demónios? - Não. Entregam a vida a Jesus e recebem-no como seu Senhor e Salvador? - Não. São batizados no Espírito Santo e falam em línguas? - Não.»


Nós não estamos a querer ridicularizá-los. Durante muitos anos a Igreja de Jesus andou a fazer o que era errado. Entretanto, as pessoas continuavam a desejar e a procurar o sobrenatural. Porém, noutros sítios. Então o diabo aproveitou-se e deu-lhes o sobrenatural. Como essas pessoas não sabem melhor, pensaram que esse sobrenatural era de Deus. Não liam a Bíblia. Mas hoje quero que saibam que há o sobrenatural de Deus e o do diabo. O sobrenatural de Deus é superior ao do diabo.


Mas eis a solução de tudo: Se estivermos numa Igreja onde os bêbados se convertem, deixam os vícios e começam a viver condignamente; as prostitutas se convertem e se transformam em pessoas decentes; os drogados se convertem e são libertos pelo Poder de Deus; as pessoas são libertas de demónios ou os doentes são curados, essa é a Igreja de Jesus ( Pelos seus frutos os conhecereis ).



A- A CONSULTA AOS MORTOS


No Velho Testamento

No espiritismo ensinam a comunicar com os mortos, com os espíritos e sobre a reencarnação. Vamos ver o que a Bíblia diz em Deuteronómio 18: 9-12:


- " Quando chegarem à terra prometida, tomem cuidado! Não vão ficar corrompidos pelos horríveis costumes dos po-vos que vivem actualmente lá!

Não haja ninguém no meio de ti que faça passar pelo fogo o seu filho ou a sua filha; ou se dê à prática de encantamentos, ou se entregue à leitura dos astros, à adivinhação ou à magia, ao feiticismo, ao espiritismo, aos sortilégios ou à evocação dos mortos. Porque o Senhor abomina aqueles que se entregam a semelhantes práticas".


Em II Crónicas 10:13, 14 (Bíblia Viva), podemos ler que Deus irritou-se com o rei Saúl, por ele ter ido consultar uma adivinhadora. Deus proíbe o espiritismo, pelos frutos que dele conhecemos.


"Saúl morreu porque tinha desobedecido ao Senhor e porque tinha consultado um médium, em vez de pedir a orientação de Deus."


A idolatria, a feitiçaria, o espiritismo e os adivinhadores irritam a Deus.


II Reis 21:2-6 - "E fez o que parecia mal aos olhos do Senhor, conforme as abominações dos gentios que o Senhor desterrara de suas possessões de diante dos filhos de Israel.

Porque tornou a edificar os altos que Ezequias, seu pai, tinha destruído, e levantou altares a Baal, e fez um bosque como o que fizera Acabe, rei de Israel, e se inclinou diante de todo o exército dos céus, e os serviu.

E edificou altares na casa do Senhor, de que o Senhor tinha dito: Em Jesrusalém porei o meu nome.

Também edificou altares a todo o exército dos céus em ambos os átrios da casa do Senhor.

E até fez passar a seu filho pelo fogo, e advinhava pelas nuvens, e era agoureiro, e instituíu adivinhos e feiticeiros: e prosseguiu em fazer mal aos olhos do Senhor, para O provocar à ira."


II Reis 21:10-16 - "Então o Senhor falou por intermédio dos profetas: Visto que o rei Manassés fez estas coisas más e ele é mais perverso que os amorreus que estiveram nesta terra há muitos anos, e visto que ele levou o povo de Judá a praticar a adoração de imagens: vou trazer males tão grandes sobre Jesrusalém e Judá, que os ouvidos que ouvirem a respeito desses males vão tinir de horror. Farei com que os reis de Israel conquistem Jerusalém e eliminarei Jerusalém como um homem limpa um prato e depois o vira de boca para baixo, para secar. E rejeitarei mesmo aqueles poucos que restarem do meu povo, e os entregarei nas mãos dos seus inimigos. Pois eles fizeram perante mim o que era mau, e provocaram a minha ira desde que tirei os seus pais do Egipto" (Bíblia Viva).


Além da adoração de imagens, que é uma prática que Deus não tolera e que Manassés levou o povo a cometer, ele assassinou um grande número de pessoas inocentes. E Jerusalém, desde uma porta até à outra, estava cheia dos corpos das suas vítimas.


Hoje, infelismente, também existem pessoas que levam outras a prestarem culto a imagens. Um dia, vão ter que dar contas a Deus, pelas coisas que andam a fazer.



B- FEITIÇARIA E MAGIA


II Reis 23: 4-5 - "E o rei mandou ao sumo sacerdote Hilquias, e aos sacerdotes da segunda ordem, e aos guardas do umbral da porta, que se tirassem do Templo do Senhor todos os vasos que se tinham feito para Baal, e para o bosque, e para todo o exército dos céus; e os queimou fora de Jerusalém, nos campo de Cedrom, e levou as cinzas deles a Betel.

Também destituíu os sacerdotes que os reis de Judá estabeleceram para incensarem sobre os altos nas cidades de Judá, e ao redor de Jerusalém, como também os que incensavam a Baal, ao sol, e à lua, e aos mais planetas, e a todo o exército do céus".


Quando este rei descobriu a maldade daqueles homens pegou neles e matou-os. Sabe qual é a sorte dos bruxos e dos feiticeiros? É que Jesus já os perdoou. Ele veio ao mundo e morreu na Cruz - trouxe-lhes o perdão. Antes de Jesus vir à terra a ordem que havia era de matá-los. Hoje, Jesus está à espera que eles se arrependam de levar as pessoas ao caminho da perdição, da morte eterna. Estamos a falar de vida ou de morte.


Este rei fez o que era bom. Depois de encontrar a Palavra de Deus e ver qual era a vontade de Deus, andou a destruir todas as capelinhas. Ensinou o povo, acabando com as bruxas, derribando as casas de prostituição; exterminando os médius, feiticeiros, etc, pois queria seguir tudo o que tinha encontrado na Bíblia.


Vejam ao ponto que este povo chegou: tinham a Bíblia e estiveram anos e anos sem que ninguém a lesse. E é isso que vemos em muitas Igrejas. Lêem outros livros e não a Bíblia. Mas Glória a Deus que Ele está a levantar um povo que leva a Bíblia a todos os povos, que não tem medo das opiniões dos outros que também se hão-de converter.


No Novo Testamento

Jesus nos adverte do seguinte: "largo é o caminho que nos leva à perdição". Há muitos caminhos no mundo. Há pessoas que buscam dinheiro e fama, querem ser importantes, querem ser vistos. Há muitos caminhos, mas todos levam à perdição, ao engano e à cegueira. Há só Um que leva à vida eterna. É Jesus.


I João 4-1 "Amados, não creais a todo o espírito, mas provai se os espíritos são de Deus; porque já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo".


Mateus 7:13-15 - "Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela; E porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que o encontrem. Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas interiormente são lobos devoradores."


Mateus 7:16-18 - "Pelos seus frutos os conhecereis. Porventura colhem-se uvas dos espinheiros ou figos dos abrolhos? Assim, toda a árvore boa produz bons frutos e toda a árvore má produz frutos maus. Não pode a árvore boa dar maus frutos; nem a árvore má dar frutos bons."


Como vimos em Mateus 7:13, são muitos os caminhos que os homens apresentam para se chegar ao céu, mas Deus o Pai, preparou apenas UM CAMINHO, o Seu Filho Jesus Cristo.


A não ser que se encontre na Bíblia, não devemos seguir idéias de homem algum. Por exemplo, àcerca da Reencarnação, o que é que Deus diz?



C- ÀCERCA DA REENCARNAÇÃO


Algumas pessoas pensam que uma pessoa, depois de morrer, volta várias vezes ao mundo e que se purifica cada vez que cá vem. Olhe para o mundo lá fora e veja como é que ele está! Cada vez pior! Cada vez se faz mais mal uns aos outros! Se esta doutrina fosse verdadeira, o mundo estaria a caminhar para melhor. A consumação da reencarnação não existe. O diabo sabe imitar vozes. Ele é o imitador. Veja Hebreus 9:27:


- " E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o Juizo ".


Os mortos não andam por cá a passear estilo balão. As pessoas por vezes dizem: "mas eu fui a um sítio e eles disseram-me coisas que eram verdade". Claro! O diabo está cá, há muitos séculos, e anda a ver o que é que você faz. O que ele quer é enganar as pessoas. Vejamos o que Jesus diz em Lucas 16:19-26:


- "Ora, havia um homem rico, e vestia-se de púrpura e de linho finissimo, e vivia todos os dias regalada e esplendidamente. Havia também um certo mendigo, chamado Lázaro, que jazia cheio de chagas à porta daquele. E desejava alimentar-se com as migalhas que caíam da mesa do rico; e os próprios cães vinham lamber-lhe as chagas. E aconteceu que o mendigo morreu, e foi levado pelos anjos para o seio de Abraão; e morreu também o rico e foi sepultado. E no Hades ergueu os olhos, estando em tormentos, e viu ao longe Abraão, e Lázaro no seu seio. E, clamando, disse: Pai Abraão, tem misericórdia de mim, e manda a Lázaro que molhe na água a ponta do seu dedo e me refresque a língua, porque estou atormentado nesta chama. Disse, porém, Abraão: Filho, lembra-te que recebeste os teus bens em vida, e Lázaro somente males; e agora este é consolado e tu atormentado. E, além disso, está posto um grande abismo entre nós e vós, de sorte que os que quiserem passar daqui para vós não poderiam, nem tão pouco os de lá passar para cá".


A lição a tirar daqui é muito simples: uma pessoa quando morre não fica cá na terra; ou vai para um sítio ou vai para outro e de lá nunca mais sai. Coitados daqueles que vão para o lugar errado! Quão terrível vai ser!


A Bíblia diz que uma vez que a pessoa vai para o céu nunca mais sai de lá, e uma vez que a pessoa vai para o inferno também nunca mais sai de lá.


Não há reencarnação. Os espíritos não voltam à terra. Não pode haver comunicação com os mortos. As pessoas não estão a comunicar com os mortos mas com demónios, que falam e depois fazem todo o tipo de males às pessoas.



3 - O QUE TRAZ AS PESSOAS AO OCULTO


- Procura de Poder

- Procura de Fama (Conjuntos Rock)

- Procurar Controlar Outros - nos negócios, em famílias (o casarem com quem eles querem); na separação de casais; na manipulação a nível de Partidos e Governos

- Amaldiçoar quem se lhes oponha

- Contactar entes já falecidos


Temos a história de uma senhora que foi consultar uma "medium" para poder contactar o seu falecido marido. Depois da médium fazer as suas práticas, ouviu-se uma voz igualzinha à do marido, falando de coisas que só os dois sabiam. A senhora convenceu-se de que era o marido e fez tudo o que a médium mandou. Resultado: começou a sofrer grandes opressões: ouvia vozes e caía no meio da rua, descontrolada. Mais tarde, alguém lhe falou de Jesus. Entregou a vida a Jesus. Tudo foi quebrado e renunciado e ela ficou liberta.


Isaias 8:19 - "Quando vos disserem: consultai os que têm espíritos familiares e os adivinhos, que chilreiam e murmuram entre dentes: - não recorrerá um povo ao seu Deus? a favor dos vivos interrogar-se-ão os mortos?"


II Reis 22:17- queimaram incenso a falsos deuses



SOLUÇÃO

Quando uma pessoa se envolve nestes caminhos do Oculto, satanás fica com direito sobre a vida dessa pessoa e mais cedo ou mais tarde, ele vai cobrar-se dos favores que lhe andou a fazer. A pessoa tem que decidir: continuar a pedir favores a satanás ou seguir a Jesus. A escolha é pessoal!



4 - O QUE FAZER PARA SE LIBERTAR DO OCULTO


1º) ARREPENDA-SE


"E muitos dos que tinham crido vieram confessar e declarar as suas práticas. E muitos dos que se tinham dedicado à magia trouxeram os seus livros e queimaram-nos diante de todos" (Actos 19:18-20)


Devemos fazer o mesmo que estes irmãos fizeram.


a) Reconheça e Confesse o seu Pecado Diante de Deus


"Se confessarmos os nossos pecados Ele é fiel e justo para nos perdoar, e nos purificar de toda a injustiça" (I João 1:9)


b) Deixe o seu Pecado Diante de Deus


" Deixe o ímpio os seus caminhos e o pecador os seus projectos; volte-se para o Senhor, que terá piedade dele, para o nosso Deus que é generoso em perdoar " (Isaías 55:7)


- Deite fora os Símbolos de Bruxaria

- Renegue a esses envolvimentos

- Rejeite satanás



2º) RASGUE OS PACTOS COM SATANÁS


Depois de dizer a Deus que nunca mais se envolverá com o oculto, rasgue esses compromissos ou pactos que tinha com o diabo, usando a autoridade investida no Nome de Jesus.


Se você ainda não conhece Jesus como seu Senhor e Salvador, quer conhecê-Lo agora e entregar-Lhe a sua vida, faça comigo esta oração dizendo:


- « Ó Deus eu venho a Ti no Nome de Jesus, pois a Tua Palavra diz, o que vem a Ti de modo nenhum o lançarás fora ( João 6:37 ). Eu creio no meu coração que Jesus é o Senhor que morreu por mim na cruz para me salvar. Arrependo-me de todos os meus pecados - do mal que te fiz - e peço-Te perdão. Eu entrego agora a minha vida a Jesus. Sê Tu o meu Senhor. Limpa-me de todos os meus pecados e ajuda-me a viver pela Tua Palavra. Obrigado por me salvares agora mesmo.»