sábado, 19 de setembro de 2015

VENCENDO O MAL

.................................................................................................................
................................................................................................................

1 – Ele faz com que as pessoas duvidem da sua existência.

Quantas e quantas vezes eu ouço pessoas dizerem o diabo não existe, isto é historia, o diabo não existe, não existe inferno, o inferno é aqui mesmo esta estratégia esta funcionando bem, pois enquanto as pessoas acham que ele não existe ele vai trabalhando e afundando cada vez mais a pessoa, pois se a pessoa não acredita no diabo ele também tem duvidas a respeito da existência de Deus, o que a pessoa não entende quando ela diz que o inferno é aqui é que: o que nos acontece tanto de bom ou de ruim é o fruto das nossas decisões a lei da semeadura que o apostolo Paulo fala em Gálatas tudo o que o homem plantar isto também ele colherá.

2 . ELE FURTA A PALAVRA DOS CORAÇÕES.

Jesus contou a parábola do semeador que saiu a semear (Mt 13.1-23). A semente que caiu à beira do caminho foi pisada pelos homens e comida pelas aves do céu (Lc 8.5). Jesus, interpretando a parábola, disse que essas aves simbolizam o diabo, que vem e arrebata a palavra do coração para que a pessoa não creia nem seja salva (Lc 8.12).
Aquela mensagem que fere o coração, que revela ao homem sua indignidade e a hediondez do seu pecado, que mostra a necessidade urgente de seu arrependimento e a inevitabilidade do juízo, essa é a mensagem que o homem pisa, pois ela golpeia o seu orgulho e o humilha até o pó. Dessa mensagem o diabo tem medo e faz de tudo para furtá-la do coração do homem.

3. ELE SEMEIA JOIO NO MEIO DO TRIGO.

Jesus fala que, enquanto os filhos do reino estavam dormindo, veio o diabo e semeou o joio, filhos do maligno, no meio do trigal de Deus, a igreja (Mt 13.24-30, 36-43). O diabo age aqui não de fora para dentro, mas de dentro para fora. Ele colocou os seus agentes dentro da igreja. Pessoas com aparência de crentes, com o nome de crente, usando jargões de crente, mas na verdade são filhos do maligno. Estão na igreja, são membros da igreja, mas pertencem ao reino das trevas, são filhos do diabo; preste atenção ao fato de que o diabo semeou seus filhos no meio da igreja, porque esta estava dormindo. Enquanto a igreja dorme, o diabo trabalha.

4. ELE INTERCEPTA A RESPOSTA ÀS ORAÇÕES DOS SANTOS.

Daniel, vivendo na Babilônia, sob o governo de Ciro, rei da Pérsia, estava orando e jejuando durante 21 dias. A Bíblia diz que Deus ouviu e deferiu a oração de Daniel desde o primeiro dia em que o profeta dirigiu aos céus a sua oração. Todavia, o anjo mensageiro que trazia a resposta ao profeta foi interceptado no caminho. Foi preciso que o arcanjo Miguel saísse em ajuda ao anjo mensageiro, para que Daniel recebesse a resposta. Nós provocamos grandes reações no reino espiritual quando nos colocamos de joelhos para orar. O diabo treme quando vê um santo de joelhos. Quando a igreja ora, os céus se movem, o inferno treme, e coisas novas acontecem na terra. Nenhuma igreja pode estar preparada para a batalha espiritual se não tem uma vida de oração. As orações são os mísseis que atiramos contra o arraial do inimigo, desarmando suas ciladas e neutralizando suas estratégias. Quando a igreja permanece na oração, os anjos de Deus se agitam nas regiões celestes, guerreando em nosso favor.

5. ELE OPRIME PESSOAS COM ENFERMIDADES.

A Bíblia faz referência a algumas pessoas que o diabo oprimiu com enfermidade: é o caso de Jó, da mulher, filha de Abraão, que andou encurvada dezoito anos, (Lc 13.10-17), com um espírito de enfermidade, e de outras pessoas com surdez, mudez e loucura. As pessoas que sofrem dessas enfermidades precisam ser libertas do jugo do diabo. Foi isso que Jesus fez com aquela pobre mulher que andava cabisbaixa durante dezoito anos. Há pessoas que vivem debaixo desse terrível cativeiro de uma enfermidade provocada pela ação do maligno. Precisamos ter discernimento para não cairmos no pecado dos amigos de Jó, que viram a sua grave enfermidade procedente das mãos de Deus. Mas, quando lemos o livro de Jó, descobrimos que por trás de todo aquele espetáculo de sofrimento e dor estava a mão iníqua de Satanás. E o Senhor permitiu toda aquela tragédia na vida de Jó para que Satanás saísse derrotado e Jó mais fortalecido.

6. ELE ATORMENTA AS PESSOAS EM CUJO CORAÇÃO NÃO HÁ ESPAÇO PARA O PERDÃO.

Quem não perdoa não tem paz. Quem guarda mágoa no coração e nutre ressentimento na alma vive atormentado (Mt 18.23-35). Paulo, em Efésios 4.26 e 27, diz que a ira é uma porta de acesso que o diabo encontra para atormentar a vida de alguém. Quando uma pessoa agasalha a mágoa e o ressentimento no coração, tornando-se azeda de ódio, o diabo assume controle de sua vida para lhe causar grandes danos. Jesus diz que o grande segredo para ministrarmos o perdão aos nossos devedores e aos nossos ofensores é reconhecer a grandeza do perdão que recebemos de Deus.

7. ELE AGE NA DISSEMINAÇÃO DE ENSINOS FALSOS.

Paulo fala que nos últimos dias muitos obedeceriam a ensinos de demônios (1 Tm 4.1). O diabo é um grande inventor de religiões. É o pai de muitas doutrinas geradas nas sucursais do inferno, para desviar as pessoas da verdade. É o pai da mentira, que não suporta a verdade. Ele trabalha incansavelmente para criar novas doutrinas, novos credos, novas religiões. Temos de gritar como Isaías: “[…] à lei e ao testemunho! Se eles não falarem assim jamais verão a alva’’
(Is 8.20).

8. ELE ATACA A MENTE DOS HOMENS.

O diabo insinua dúvidas com respeito à veracidade da Palavra de Deus (Gn 3.1). Põe na mente das pessoas a falsa compreensão de que o caminho da cruz poderia ser evitado sem afetar em nada a nossa salvação (Mt 16.21-23). Também atira sobre as pessoas seus dardos inflamados, colocando na mente delas pensamentos impuros e malignos. A mente é um campo de guerra, em que o inimigo peleja incansavelmente.

Mas, como vencer o diabo?

1. REVISTA-SE DO PODER DE DEUS (EF 6.10). Efésios 6.10 nos fala da necessidade de poder. Quando olhamos para a igreja de hoje, constatamos algo de errado. A igreja está fraca, os crentes estão sem autoridade. Estamos como os discípulos de Jesus no sopé do monte da transfiguração; impotentes diante da terrível manifestação do diabo. Para confrontar o poder das trevas, precisamos do poder de Deus. Jesus disse que o poder para confrontar o maligno só se consegue com oração e jejum.

2. USE DE TODA A ARMADURA DE DEUS (EF 6.11,13). Paulo fala de sete peças dessa armadura. Sete é o numero da perfeição. É preciso revestir-se de TODA a armadura de Deus: 1. O cinto da verdade; 2. A couraça da justiça; 3. Os pés calçados com a preparação do Evangelho da paz; 4. O escudo da fé; 5. O capacete da salvação; 6. A espada do Espírito; 7. A oração. Se você deixar de usar uma dessas peças da armadura, não terá vitória nessa guerra espiritual.

3. MANTENHA VIGILÂNCIA CONSTANTE (EF 6.11). Ficar firme contra as ciladas é ficar atento, de olhos abertos, vigiando a todo instante. É ficar de prontidão para o combate.

4. NÃO CEDA ÀS PRESSÕES (EF 6.13). Se não estivermos atentos, corremos o risco de ficar revoltados e amargurados com Deus ao nos deparar com o dia mau. Precisamos ter discernimento para não cair nessa cilada do diabo.

5. NÃO ABRA GUARDA DEPOIS DE UMA VITÓRIA (EF 6.13). A nossa luta continuará até que o diabo seja lançado no lago do fogo. Enquanto aqui estivermos, viver é lutar.







A ação de Satanás para atingir os filhos
de Deus não é novidade para nós, cristãos.
A Palavra está repleta de versículos e relatos
que falam acerca das constantes tentativas
do diabo de derrotar os salvos.
Jesus preparou seus discípulos
para que tivessem vitória na luta
contra o inimigo, Mt 26: 41.



I - OPRESSÃO

Opressão é a presença de demônios em determinados ambientes e sua influência direta sobre as pessoas. Há no Novo Testamento diversas referências à opressão demoníaca, Lc 4: 18; At 10: 38. As forças do mal invadem o local e o tornam pesado e carregado. Os demônios assediam as pessoas que moram ou freqüentam aquele lugar, exercendo pressão sobre elas e, muitas vezes, as levam à exaustão e à depressão. Essa invasão maligna só ocorre quando se dá lugar à ação do diabo.

a) Os demônios procuram nossos pontos mais vulneráveis. Com isso, enfraquecem nossa resistência moral e espiritual. Eles trazem a preguiça, o desânimo, as incertezas, a indiferença, a desobediência, etc. Para trazer males à igreja, o inimigo procura agir com freqüência na família. E muitas abrem as portas para o tentador. Quantas que, quando se reúnem, o que mais gostam de fazer é falar mal dos outros. São lares onde as palavras são instrumentos de destruição, ao invés de bênção e edificação.

b) Todos os seres humanos, inclusive o crente, estão sujeitos à opressão. A opressão pode atingir qualquer área da vida. As mais afetadas são as seguintes:


moral, levando à mentira, prostituição, roubos, assassinatos, etc;


física, causando enfermidades e doenças.O diabo oprimiu Jó e, mediante permissão de Deus, trouxe-lhe enfermidade. No entanto, nem todas as enfermidades e doenças são de origem maligna;


material, levando o homem à obsessão por bens, dinheiro, cargos, etc;


espiritual, induzindo à idolatria, à prática de ocultismo.

c) Como obter vitória? O crente que luta contra essa ação do maligno é vencedor, porque seus pés estão firmados na Rocha Eterna, Sl 40: 2. A maneira que Jesus ensinou para vencermos o maligno é atacá-lo pela oração, jejuns e proclamação da Palavra, destruindo suas armas de engano e tentação demoníacas, Mt 17: 21.


II - POSSESSÃO

Se a opressão é a presença de demônios em torno da pessoa, a possessão é a presença de um ou mais demônios dentro dela, Mc 5: 9-13. A opressão opera de fora para dentro, já a possessão, de dentro para fora. É sinal de que o diabo alcançou grande domínio sobre a vida da pessoa.

a) Demônios controlam reações. Quando os demônios não apenas dominam o ambiente, mas passam a controlar uma pessoa, existe um típico caso de possessão. Em Mc 5: 1-20 há um exemplo disso. O homem andava sempre nu, Lc 8: 27, de noite e de dia clamando entre os sepulcros e pelos montes, ferindo-se com pedras.

Quando uma pessoa está possessa, ela perde o controle de si mesma. O homem gadareno (Marcos 5) tinha o corpo dominado e usado por demônios, vv. 1-4; perdera a sensibilidade física (não sentia dor, frio, fome), v. 5, bem como o controle das faculdades: voz, ação, locomoção, vv. 6-7.

No entanto, depois de libertado por Jesus, foi encontrado assentado, vestido e em perfeito juízo. Outros casos de possessão demoníaca podem ser vistos em Mc 9: 17-27; Mt 9: 32, 33; 12: 22. Alguns deles estão ligados a enfermidades.


b) Opressão e possessão podem atingir o crente?



Quanto à opressão, o crente deve estar atento, pois o inimigo vai persegui-lo a cada dia, a cada esquina, a cada passo, para tentar derrubá-lo ou desviar de seu propósito de busca de santidade e da consequente comunhão com o Senhor. Ele anda ao derredor. Apenas ao derredor.



Quanto à possessão, Ef. 1: 13 diz que o verdadeiro crente é selado com o Espírito Santo e a Palavra também ensina que luz e trevas não têm como coexistir, Jo 8:12; 1:5; 12:46. O crente tem um só Senhor vivendo em seu coração e dirigindo sua vida. Assim, onde a luz entrou, as trevas desapareceram. Quando o Espírito Santo entra na vida do cristão, transforma seu caráter e seu estado anterior de trevas, substituindo-os pela luz. Neste caso, a presença do Espírito Santo no crente, afasta a possibilidade de que as trevas tornem a dominar sua vida material e espiritual, At 26:18.


Na verdade, nossa batalha contra falhas pessoais e aberturas de brechas para que o inimigo possa atirar uma seta deve ser constante. Que nossas atitudes e as palavras que proferimos venham a se constituir em bênção a todos, Ef 4: 29; que confessemos a vitória, Fp 4: 3; que vigiemos e oremos em todo tempo, Mc 14: 38; Lc 22: 40.

Maior é o que está em nós. Deus nos chamou para abençoar a todos indistintamente. Abençoar é declarar o bem das pessoas, crendo que Deus endossará as nossas palavras. Abençoar é clamar a Deus em nosso benefício ou de alguém, Nm 22: 6.


III - A VITÓRIA EM CRISTO, Fp 3: 12-14

Cristo libertou-nos para que pudéssemos apresentar a Deus, voluntariamente, nossa adoração, reverência, fé, amor e esperança. Jesus nos devolveu a alegria de uma comunhão sincera com Deus. Nosso espírito está livre. Nossa alma, outrora escravizada pelo inimigo, estava oprimida, desfalecida. Contudo, agora, liberta por Deus, ela libera:


a força do seu intelecto. Servimos a Deus com inteligência, Rm 12: 2;


a força emotiva. Antes, chorávamos de tristeza; agora choramos de alegria pela presença de Jesus, Sl 126: 3;


a força da memória. Esquecemo-nos do que ficou para trás, prosseguindo para o alvo da nossa vocação, isto é, do chamado por Deus, Fp 3: 13;


a força da consciência, fazendo tudo para agradar a Deus, de livre e espontânea vontade, 1Jo 3: 22;


a força do seu raciocínio, meditando e agradecendo a Deus pela grande salvação e libertação oferecidas por Jesus Cristo, Hb 2: 3.




No estudo anterior falamos sobre a origem do mal e do diabo. Vimos que era um ser perfeito, que morava no céu. Foi o orgulho que moveu Satanás a se rebelar contra o seu Criador. Houve guerra no céu e o diabo foi expulso de lá, vindo para este planeta onde enganou o primeiro casal, Adão e Eva.

Satanás empenha-se numa obra mortal contra o homem na qual emprega todo o seu poder, toda a sua sabedoria e astúcia, bem como todo o seu tempo. Na primeira carta de Pedro, capítulo 5 versículo 8 encontramos: “Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar.”

Na carta de Paulo aos Efésios, capítulo 6 versículo 11, temos uma relação das ciladas do diabo.

A primeira delas é enganar. A Bíblia descreve o príncipe das trevas como “aquele que engana todo o mundo”. Apocalipse 12:9. Para enganar, ele até se “transforma em anjo de luz”. (Segunda carta aos Coríntios, capítulo 11 versículo 14). Ensina e faz até coisas boas, mas com elas mistura o erro, torcendo as verdades contidas na Bíblia.

Um engano especial que Satanás tem empregado, é o ensino de que o homem é imortal, de que, na morte, na realidade continuamos vivendo.

Deus disse aos nossos primeiros pais: “… certamente morrerás” (Gênesis 2:17). Contrariando frontalmente a palavra divina, Satanás disse a Eva, mediante a serpente: “É certo que não morrereis”. Gênesis 3:4. Essa mentira do diabo, de que somos imortais, tem sido mantida desde então.

Para sustentar o seu falso ensino, Satanás, com o seu grande poder, personifica os mortos, reproduzindo-lhes a aparência e imitando-lhes a voz. Ele personificou o finado profeta Samuel. O relato está no capítulo 28 do primeiro livro de Samuel.

Pelo fato de que os demônios e não os mortos se manifestam aos que tentam falar com os mortos, a prática de consultar os mortos é severamente proibida por Deus. Em Deuteronômio 18:10 a 12 encontramos a seguinte recomendação: “Não se achará entre ti… quem consulte os mortos; pois todo aquele que faz tal coisa é abominação ao Senhor.” No livro de Levítico, capítulo 20 versículo 27, Deus foi ainda mais duro: “O homem ou mulher que sejam necromantes, ou sejam feiticeiros, serão mortos, serão apedrejados.”

Jesus, em Mateus 24:24, declarou que no tempo do fim surgiriam “falsos cristos e falsos profetas operando grandes sinais e prodígios para enganar, se possível, os próprios eleitos.”

Um dos sinais do fim do mundo, é a operação de prodígios por parte de Satanás. Curas maravilhosas são certamente empregadas pelo enganador. Ele até procura personificar o Senhor Jesus Cristo (Mateus 24:23).

Sendo que Deus também opera curas, miraculosamente, como podemos saber se a cura vem do Senhor, ou do inimigo, o diabo? A resposta é esta: Deus opera somente por meio dos que Lhe obedecem, dos que guardam os Seus mandamentos. Os que operam prodígios e não vivem segundo Deus, são mencionados em Mateus 7:21 a 23. Na segunda carta de Paulo aos tessalonicenses, capítulo 2 versículos 9 e 10, lemos: “Ora, o aparecimento do iníquo é segundo a eficácia de Satanás, com todo poder e sinais e prodígios de mentira e com todo engano de injustiça aos que perecem, porque não acolheram o amor da verdade para sem salvos.”

Outra cilada do diabo é incutir idéias errôneas a respeito de Deus. Satanás procura colocar no homem o mesmo espírito de rebelião contra Deus que ele próprio tem. Para isso atribui ao Senhor Deus as suas más obras: a doença, o sofrimento, as guerras, os flagelos da natureza, a morte. Faz crer que Deus é inimigo do homem, quando a Bíblia ensina que Deus ama a todos e por isso deu o Seu próprio Filho para nos salvar do pecado. João 3:16.

E uma outra cilada de Satanás é induzir ou levar-nos ao pecado. O pecado nos separa de Deus. Isaías 59:2. Incitando o homem a pecar, Satanás lhe causa o maior dos males.

Mas como vencer a Satanás? O segredo é ficarmos ligados ao Salvador Jesus Cristo, mediante a fé.

Paulo, na carta aos Efésios, capítulo 6 versículos 10 e 11, recomenda: “Quanto ao mais, sede fortalecidos no Senhor e na força do Seu poder. Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes ficar firmes contra as ciladas do diabo.” Já na carta aos Colossenses, capítulo 2 versículo 15, temos o resultado da ação de Jesus, que despojou principados e potestades, ou seja, Satanás e seus anjos. Publicamente os expôs ao desprezo, vencendo-os na cruz.

Satanás é um inimigo poderoso, mas já foi vencido por Cristo. Por Sua morte na cruz, o Senhor Jesus remiu, resgatou o homem. Jesus venceu a Satanás e garante a destruição dele no fim da História. Hebreus 2:14. Por isso pôde dizer: “No mundo passais por aflições, mas tende bom ânimo, Eu venci o mundo.” João 16:33. “Sabendo que todo aquele que é nascido de Deus não vive em pecado; antes Aquele que nasceu de Deus (Cristo) o guarda, e o maligno não lhe toca.” (Primeira carta de João, capítulo 5 versículo 18).

Só em Jesus podemos nos defrontar com Satanás e vencê-lo. Sem a guia e força divinas seremos fatalmente enganados e também vencidos.

Talvez você pergunte agora: “Mas como poderei ter uma ligação mais íntima com Jesus?”

Querido amigo, isso não é difícil. Tomemos o exemplo de dois jovens no tempo de noivado: o rapaz faz tudo para estar ao lado da sua amada e juntos conversam por longas horas. Esta é a experiência que necessitamos ter com Jesus. Precisamos andar com Ele através do Seu Livro, falar com Cristo através da oração e amá-Lo de todo o coração, confiando em todas as suas promessas


A derrota de satanás


Um dos assuntos mais sérios é a realidade espiritual. Existe um mundo diferente do material - o mundo espiritual. Nele há duas forças - o bem e o mal.
 Vamos aprender a origem do ser que é o responsável por todos os sofrimentos e calamidades que existem no nosso mundo. É ele que faz com que milhares de pessoas vivam como se fossem bestas-feras, roubando do próximo, mentindo, traindo, estuprando crianças e indefesos.

Veremos o que foi que deu entrada no nosso planeta a este ser tão vil e desprezível, que, desde que aqui chegou, tem espalhado o ódio entre as pessoas e feito todo o tipo de pesadelo tornar-se realidade.

Mas, veremos também que ele hoje é derrotado, e não pode mais nos oprimir. Foi o Senhor Jesus quem o derrotou, e Ele fez isso por nós. Somos de tal maneira privilegiados que a vitória de Cristo foi lançada à nossa conta, como se nós a tivéssemos realizado.

O que fazer quando o diabo nos ataca? É um dos tópicos desta lição. É preciso que se saiba que nenhuma ação do diabo deve ser tolerada. A nossa redenção é um fato verdadeiro e glorioso.

Estudaremos uma advertência bíblica sobre procedimentos que devemos adotar para não dar chance ao maligno de nos atacar, e como viver a nossa redenção.

Aprenda a sua real posição diante de todas as coisas. Passe a ser um vencedor. Assuma os seus direitos em Cristo e viva a vida abundante que foi trazida pelo Senhor Jesus.

Apesar de muita gente considerar como inexistente o diabo, nós sabemos que ele é real e atuante. Basta olhar as páginas dos jornais para ver as suas obras, bem como visitar os hospitais e casas de recuperação, para se conhecer a sua capacidade destruidora. Se ele não existe, quem é o causador de todos estes males que vemos portadas as partes? Se ele não é real, a Bíblia e o próprio Senhor Jesus nos enganaram quando afirmaram categoricamente a sua existência.

Considerá-lo como lenda ou figura de retórica é fazer-lhe um grande bem; pois, deste modo, ele ficará livre para continuar nas suas funestas ações.

SUA ORIGEM

Satanás era originalmente um anjo de Deus. Seu nome: Lúcifer (o que leva a luz). Era um anjo glorioso; porém, permitiu que o orgulho surgisse em seu coração, aspirou ser "como o Altíssimo" e caiu na "condenação do diabo".

Vejamos duas passagens bíblicas que falam deste ser:

Como caíste do céu, ó estrela da manha, filha da alva! Como foste lançado por terra, tu que debilitavas as nações! E tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu, acima das estrelas de Deus, exaltarei o meu trono, e, no monte da congregação, me assentarei, da banda dos lados do Norte.

Subirei acima das mais altas nuvens e serei semelhante ao Altíssimo. E, contudo, levado serás ao inferno, ao mais profundo do abismo (Is 14.12-15).

Filho do homem, levanta uma lamentação sobre o rei de Tiro, e dize-lhe: Assim diz o Senhor Jeová:

Tu és o aferidor da medida, cheio de sabedoria e perfeito em formosura. Estavas no Éden, jardim de Deus; toda pedra preciosa era a tua cobertura, a sardônia, o topázio, o diamante, a turqueza, o ônix, o jaspe, a safira, o carbúnculo, a esmeralda e o ouro: a obra dos teus tambores e dos teus pífaros estava em ti; no dia em que foste criado foram preparados. Tu eras querubim ungido para proteger, e te estabeleci; no monte santo de Deus estavas, no meio das pedras afogueadas andavas. Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado, até que se achou iniquidade em ti. Na multiplicação do teu comércio, se encheu o teu interior de violência, e pecaste; pelo que te lançarei profanado, fora do monte de Deus, e te farei perecer, ó querubim protetor, entre pedras afogueadas. Elevou-se o teu coração por causa da tua formosura, corrompeste a tua sabedoria por causa do teu resplendor; por terra te lancei, diante dos reis te pus, para que olhem para ti. Pela multidão das tuas iniqüidades, pela injustiça do teu comércio, profanaste os teus santuários; eu, pois, fiz sair do meio de ti um fogo, que te consumiu a ti, e te tomei em cinza sobre a terra, aos olhos de todos os que te vêem. Todos os que te conhecem entre os povos estão espantados de ti; em grande espanto te tornaste e nunca mais serás para sempre (Ez 28.12-19).


COMO O DIABO ENTROU EM NOSSO MUNDO

Deus criou a terra e a entregou ao homem. Porém, advertiu o Senhor ao homem que não Lhe desobedecesse comendo o fruto de uma certa árvore, o que acarretaria a sua morte. Apesar de ter sido advertido pelo Senhor, ao ser tentado pelo diabo, ele comeu o fruto. Diz a Bíblia:

Pelo que, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, por isso que todos pecaram (Rm 5.12).

A morte a que o Senhor Deus Se refere neste versículo é a natureza de Satanás. Desde então, o diabo passou a ter livre trânsito aqui na terra, realizando as suas terríveis ações. O pecado cometido por Adão deu-lhe o "direito" de agir nesta terra.


A DERROTA DE SATANÁS

Esta situação durou até o nosso Deus ter-Se encarnado, e, vindo a este mundo, aniquilado com o poder do diabo. ...Para isto o Filho de Deus se manifestou: para desfazer as obras do diabo (1 Jo 3.8). E, despojando os principados e potestades, os expôs publicamente e deles triunfou em si mesmo (Cl 2.15).

Estas Escrituras nos informam que o Senhor Jesus destruiu todas as obras do diabo. O diabo está derrotado e vencido e não pode em hipótese alguma ter poder sobre a nossa vida. Na verdade o diabo só tem poder na vida do cristão se ele o permitir ou se o cristão não conhecer os seus direitos em Cristo.

...Escrevo-vos, porque vencestes o maligno... (1 Jo2.13).

Podemos confessar que triunfamos sobre o maligno, pois quando aceitamos o Senhor Jesus como nosso Salvador, tudo que o Senhor fez foi lançado à nossa conta. Nós somos vencedores sobre o diabo. É assim que Deus nos vê. O diabo foi eternamente vencido e derrotado quando o Amor deu a Sua vida por nós lá no Calvário. É bom se lembrar sempre disto e, toda vez que ele tentar levantar a cabeça para nos atacar, devemos repreendê-lo, dizendo: "Derrotado, fora! Na minha vida não, eu não lhe permito contradizer a Palavra de Deus."


O QUE FAZER QUANDO O DIABO NOS ATACA?

Não devemos temer as ciladas do diabo. Em Isaías 54.17 está escrito:

Toda ferramenta forjada contra ti, não prosperará...

Devemos ficar acordados e sempre identificar que atrás de todo mal que nos ocorre está a mão do maligno. É bom prevenir porque ele nunca aparece e diz: "Eu sou o diabo e vim tentá-lo." A verdade é bem ao contrário, ele tudo fará para que você não acredite que isto que está lhe ocorrendo é dele.

Muitos são tão enganados que chegam a ponto de exclamar: "Puxa, também tudo é do diabo. Que nada, a gente tem parte nisto também. Afinal de contas quem foi que mandou que eu comesse aquela comida. Coitadinho do diabo, agora tudo que acontece de mal foi ele que fez." É triste, mas é verdade. Declarações como essas muitas vezes saem dos lábios de pessoas que são filhas de Deus.


UMA ADVERTÊNCIA BÍBLICA

A Bíblia nos adverte em 1 Pé 5.8, o seguinte: Sede sóbrios, vigiai, porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar.

É bom levar a sério esta advertência do Espírito Santo. Ele sabe que o diabo é astuto e tem conseguido tragar muitos. No entanto, não temos que temê-lo, nem nos acovardar quando ele vier com as suas tentações, porque Cristo nos libertou completamente do seu poder.

Também não precisamos ficar suplicando a Deus que faça algo contra o diabo. Tudo que Ele tinha que fazer, já foi feito. Agora Deus não tem mais nada a fazer com o diabo. Na mente de Deus o diabo já foi vencido e derrotado. Ele nos recomenda:

Estai, pois, firmes na liberdade com que Cristo nos libertou... (Gl 5.1).

Você não deve se sujeitar mais ao diabo. É seu dever se levantar e sair do cativeiro. Pois, através da obra de Jesus, você já venceu o diabo. Faça com que o diabo ouça isto dos seus lábios.

Reconheça a sua libertação e passe a confessá-la ousadamente.


O QUE FAZER COM A NOSSA REDENÇÃO?

Deus espera que a aceitemos e passemos a agir como redimidos. O diabo sabe que tem que obedecer a todos que descobrem esta verdade. A Bíblia diz: Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus (1 Co 6.20).

Devemos exigir que a doença saia do nosso corpo, deixando-o livre. Pois, como poderemos glorificar a Deus nele, se o mesmo está sendo consumido pela moléstia?

Também devemos exigir que todo o pecado saia do nosso espírito, senão nos será impossível glorificar a Deus em nossos corações.

Quando Deus declara um fato, para Ele é assunto encerrado.

Toda vez que o diabo vier lhe trazer qualquer mal, repreenda-o em Nome de Jesus e mande-o dar o fora.

A nossa redenção é real. Somos território liberto. A escravidão sobre a nossa vida terminou. O senhorio do diabo


Derrotar o Diabo


"Não ignoramos os seus ardis." (2Cor.2:11)

1.De onde saiu o diabo?
A. Deus criou o diabo:
Pro.16:4 O Senhor fez todas as coisas... até ao ímpio
Isa.45:7 Eu formo a luz, e crio as trevas... e crio o mal; Eu, o Senhor, faço todas estas coisas
Eze.28:14,15 Querubim ungido... desde o dia em que foste criado
João 1:3 Todas as coisas foram feitas por Ele (Jesus)
Col.1:16 N`Ele (Jesus) foram criadas todas as coisas


B. A queda do diabo por orgulho:
Isa.14:12-15 Tu dizias... serei semelhante ao Altíssimo
Eze.28:13-17 Elevou-se o teu coração por causa da tua formosura
1Tim.3:6 Para que, ensoberbecendo-se não caia na (mesma) condenação do diabo


2.O diabo está sujeito ao controle e limitações impostas por Deus:
A. Satanás só pôde afligir Jó como Deus Permitiu:
Jó 1:6-12 Tudo quanto tem está na tua mão; somente contra ele não estendas a tua mão
Jó 2:1-7 Ele está na tua mão; poupa, porém, a sua vida


B. Deus governa sobre o mundo inteiro:
Dan.4:17 O Altíssimo tem domínio sobre os reinos dos homens, e os dá a quem quer
Dan.4:34,35 Segundo a Sua vontade Ele opera... não há quem possa estorvar a Sua mão, e Lhe diga: que fazes?
Sal.24:1 Do Senhor é a Terra (V. também. Atos 17:24)
Sal.89:11 Teus são os céus, e Tua é a Terra
Jó 41:11 O que está debaixo de todos os céus é Meu


C. Mas, dentro de certos limites, Ele permite que o diabo o governe:
Jer.27:5 Eu (Deus) fiz a terra... e a dou àquele que Me agrada em Meus olhos
Luc.4:5,6 Todos os reinos do mundo... todo este poder e a sua glória... me (Satanás) foi entregue
João 12:31 O príncipe deste mundo (V. também. João 14:30;16:11)
2Cor.4:4 O deus deste século
Efé.2:2 Príncipe das potestades do ar


D. O diabo governa sobre os anjos caídos:
(V. Mat.12:24; Luc.11:15; Apoc.12:3,4,7-9)


3.Vitória sobre o diabo:
A. O poder de Deus é muito maior do que o do diabo:
1João 4:4 Maior é O que está em vós (Jesus) do que O que está no mundo (o diabo)
Luc.10:17 Pelo Teu nome até os demônios se nossujeitam
Luc.10:19 Vos dou poder... (sobre) toda a força do inimigo, e nada vos fará dano
Fil.2:9-11 Ao nome de Jesus se dobre todo o joelho
Tiago 2:19 Tu crês que há um só Deus... Também os demônios o crêem, e estremecem
(V. também Zac.3:2;Judas 9)


B. Jesus derrotou o diabo:
1João 3:8 O Filho de Deus se manifestou paradesfazer as obras do diabo
Heb.2:14 Pela morte (destruiu) o que tinha o império da morte, isto é, o diabo
Col.2:15 Despojando os principados e potestades... deles triunfou
Luc.10:18 Eu vi Satanás, como raio, cair do céu


C. O poder de Jesus para exorcizar demônios:
Mat.8:16 Ele, com a Sua Palavra, expulsou os (demônios)
Mat.9:32,33 Expulso o demônio, falou o mudo
Mat.12:22 Um endemoninhado... e (Jesus) o curou
Mat.12:28 Eu expulso os demônios pelo Espírito de Deus
Mar.1:34,39 Expulsou muitos demônios, porém não deixava falar os demônios
Luc.4:33-36 Até aos espíritos imundos manda comautoridade e poder
Luc.9:42 Jesus repreendeu o espírito imundo, e curou o menino
Luc.8:27-33 [Jesus repreendeu Legião; os diabos entraram na vara de porcos] (V. também Mar.5:1-15)
Atos 10:38 Jesus (curou) a todos os oprimidos do diabo
(V. também Mar.1:23-27;7:25-30;9:17-27)


D. Jesus deu aos Seus discípulos poder sobre o diabo:
Mat.10:1 Deu-lhes (aos Seus discípulos) poder sobre os espíritos imundos, para os expulsarem
Luc.9:1 (Jesus) deu-lhes (autoridade) e poder sobretodos os demônios
Atos 5:16 Conduzindo [até aos discípulos] atormentados de espíritos imundos; todos eram curados
Rom.16:20 O Deus de paz esmagará em breve Satanás debaixo dos vossos pés
(V. também Atos 8:6,7;19:11,12;26:17,18)


E. Jesus dá a todos os crentes poder sobre o diabo, inclusive a você:
Mar.16:17 Estes sinais seguirão aos que crerem: em Meu nome expulsarão os demônios
Luc.9:49,50 Vimos um que em Teu nome expulsava os demônios [os apóstolos não eram os únicos que tinham esse poder]
João 14:12 Aquele que crê em Mim também fará as obras que Eu faço
1João 2:14b A Palavra de Deus está em vós, e jávencestes o maligno


4.A guerra espiritual:
A. A nossa guerra contra o diabo:
2Cor.10:3-5 As armas da nossa milícia não são carnais, mas poderosas em Deus
Efé.6:10,11 Fortalecei-vos... tomai toda a armadura... estar firmes contra o diabo
Efé.6:12,13 Lutar... contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade... ficar firmes
(V. também 1Sam.16:23; Apoc.12:7,17)


B. Esteja em guarda, resista ao diabo e o desafie:
1Pe.5:8 Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor... buscando a quem possa tragar
1Pe.5:9 Resisti (ao diabo) firmes na fé
Efé.4:27 Não deis lugar ao diabo
Mat.4:10 Vai-te, Satanás, porque está escrito: ao Senhor teu Deus adorarás, e só a Ele
Mar.8:33 Retira-te [afasta-te] de diante de Mim, Satanás


C. Promessas para clamar para combater o Diabo e derrotá-lo:
Isa.59:19b Vindo o inimigo como uma corrente de águas, o Espírito do Senhor arvorará contra ele a Sua bandeira
Mat.16:19 Tudo o que ligares na terra, será ligado nos céus
Luc.10:19 Vos dou poder... (sobre) toda a força do inimigo
Rom.16:20 O Deus de paz esmagará Satanás debaixo dos vossos pés
Tiago 4:7 Resisti ao diabo, e ele fugirá de vós
1João 2:14 Sois fortes, e a Palavra de Deus está em vós, e já vencestes o maligno
1João 4:4 Maior é O que está em vós (Jesus) do que o que está no mundo (o diabo)


D. Esteja preparado para batalhar quando confrontar o diabo:
Mat.12:29 Como pode alguém entrar em casa do homem valente... se primeiro não maniatar (amarrar) o valente
Mar.9:29 Esta casta (só) pode sair... com oração ejejum
Atos 19:13-17 [Sete filhos de Ceva tentaram fazer exorcismo sem estarem eles próprios cheios de Jesus, e tiveram resultados desastrosos]


E. Oração unida por libertação dos oprimidos:
Mat.18:19,20 Se dois de vós concordarem... pedirem, isso lhes será feito
Ecl.4:9-12 Melhor é serem dois do que um


F. Quando forem libertados, precisam se encher de Jesus e da Palavra; ou poderão acabar piordo que estavam:
Luc.11:24-26 Quando o espírito imundo tem saído do homem [e retornando a ele, encontra-o vazio, volta a entrar com mais outros 7 espíritos]
(V. também Mat.12:43-45a)


5.Os ardis do diabo:
A. Não ignore os ardis do diabo:
Gên.3:1a A serpente era a mais astuta de todas as alimárias (animais)
2Cor.2:10b,11 Para que não sejamos vencidos por Satanás; porque não ignoramos os seus ardis
Efé.6:11 (Estai) firmes contra as astutas ciladas do diabo


B. O diabo é um mentiroso e enganador:
Gên.3:1b [Faz duvidar da Palavra:] É assim que Deus disse?
João 8:44b É mentiroso, e pai da mentira
Atos 5:1-4 Encheu Satanás o teu coração, para quementisses ao Espírito Santo
2Cor.11:3 Como a serpente enganou Eva... assim também sejam corrompidos os vossos (pensamentos)
2Cor.11:13,14 Satanás se transfigura em anjo de luz (V. também. 2Tes.2:9-11)
1João 4:1,3 Amados, não creiais a todo o espírito (V. também. 1Tim.4:1)
Apoc.12:9 O Diabo, Satanás, que engana todo o mundo


C. O diabo tenta desviar as pessoas da salvação:
Mar.4:15 Tendo-a eles ouvido, vem logo Satanás e tira a Palavra (V. Mat.13:19; Luc.8:12)
Atos 13:8,10 Elimas... filho do diabo (procurava) apartar da fé o procônsul
2Cor.4:4 O (diabo) cegou os entendimentos dos incrédulos para que não lhes resplandeça a luz do Evangelho


D. "O atrapalhador":
Zac.3:1 Satanás estava à sua mão direita para se lhe opôr
1Tes.2:18 Bem quisemos... ir ter convosco... mas Satanás no-lo impediu


E. "Ardis" específicos contra os quais estar se precaver:
Mat.16:21-23 [Faz os homens contradizerem e duvidarem da verdade. Ex. de Pedro]
João 13:2 Tendo já o diabo posto no coração de Judas... que O traísse
Atos 13:10 Filho do diabo... não (cessas) de perturbar os retos caminhos
1Cor.14:33 Porque Deus não é Deus de confusão
Col.1:13 O qual nos tirou da potestade das trevas
2Tim.1:7 Porque Deus não nos deu o espírito de temor
1João 3:10 [Ódio:] Os filhos do diabo... não ama a seu irmão


6.Acusador e tentador:
A. Satanás tenta os homens a pecar:
(V. Gên.3:1-6;Crô.21:1-3,7,8;Mat.4:3-9;1Cor.7:5;Luc.4:1-13)


B. O diabo é o acusador, como um advogado de acusação:
Apoc.12:10 O acusador dos nossos irmãos... o qual diante do nosso Deus os acusa de dia e de noite
Jó 1:6 Os filhos de Deus vieram... perante o Senhor, e veio também Satanás [Observação: "Satanás" significa "acusador"]


C. Jesus é o nosso intercessor, como um advogado de defesa:
1João 2:1 Se alguém pecar, temos um advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo
Rom.8:34 Quem os condenará? Cristo... está à direita de Deus, e intercede por nós
Heb.9:24 Cristo... entrou... no Céu, para agora comparecer por nós perante... Deus (V. também 1Tim.2:5)


7.O diabo é um destruidor:
A. Ele provoca escravidão, ciladas e opressão:
(V. também Luc.8:29b;Atos 10:38;Rom.8:15;1Tim.3:7;2Tim.2:26)


B. Doenças:
(V. também Jó 2:7; Luc.13:11,12,16; 2Cor.12:7)


C. E destruição:
(V. João 8:44a; Heb.2:14; 1Pe.5:8,9)


D. Às vezes Deus usa o diabo para castigar os desobedientes:
(V. 1Sam.16:14; 1Cor.5:5; 1Tim.1:20)


E. Satanás procura corromper os santos:
Jó 18-11 Porventura teme Jó a Deus debalde? Estende a Tua mão
Jó 2:3-5 Estende a tua mão... e verás se não blasfema de Ti
Luc.22:31 Satanás vos pediu para vos cirandar como trigo


8.Julgamento do diabo e seus demônios, e fimtotal:
A. Alguns estão presos, esperando o julgamento:
2Pe.2:4 Os anjos que pecaram... entregou às cadeias da escuridão
Judas 6 Reservou... em prisões eternas até ao juízo


B. Pelo visto a maioria ainda está solta, sua hora ainda não chegou:
Mat.8:28,29 Vieste aqui atormentar-nos antes de tempo?


C. O diabo antes de ser expulso do Céu tinha acesso ao trono:
Jó 1:6; 2:1 Filhos de Deus... perante o Senhor, veio também satanás entre eles
Apoc.12:10 O qual diante do nosso Deus os acusava de dia e noite
Apoc.12:7-9, 13,14 [O diabo é expulso totalmente do Céu, no começo dos últimos 3 anos e 1/2, no tempo do fim]


D. O Diabo será aprisionado por 1.000 anos na prisão de Deus:
Apoc.20:1-3, 7,10 [Satanás preso por 1.000 anos, depois solto por um curto período de tempo antes de ser lançado no lago de fogo]


E. O Diabo e seus demônios são finalmente jogados no lago de fogo:
Mat.25:41 O fogo eterno preparado para o diabo e os seus anjos
Apoc.20:10 O diabo... foi lançado no lago de fogo e enxofre


9.A sua armadura e armas para derrotar o diabo:
A. Sua armadura espiritual:
Efé.6:11,13 Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo
Rom.13:12 Rejeitemos as obras das trevas, e vistamo-nos das armas da luz
2Cor.6:7 As armas da justiça, à direita e à esquerda


B. O seu escudo poderoso:
Efé.6:16 Tomando o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno
Sal.91:4 A Sua verdade é escudo e broquel
Sal.3:3 Tu, Senhor, és escudo para mim (V. também Sal.28:7; 33:20; 115:9; 144:2; Pro.30:5.)


C. A sua invencível espada do Espírito:
Efé.6:17 Tomai... a espada do Espírito... a Palavra de Deus
Heb.4:12 A Palavra de Deus é viva e eficaz (poderosa), e mais penetrante do que espada algumade dois gumes


D. A sua couraça:
Efé.6:14 Estai pois firmes... tendo vestida a couraça da justiça
(V. também Isa.59:17)
1Tes.5:8 Nós... (vistamos) a couraça da fé e do amor


E. Seu capacete impenetrável:
Efé.6:17 Tomai... o capacete da salvação
1Tes.5:8 Nós... (tenhamos) por capacete a esperança da salvação


10.Poder, liberdade e libertação das trevas do diabo:
A. Deus nos dá poder para vencer:
Luc.10:19 Vos dou poder... (sobre) toda a força do inimigo
Efé.3:16 Para que... vos conceda que sejais (fortalecidos) com poder pelo Seu Espírito no homem interior
2Tim.1:7 Deus não nos deu o espírito de temor, mas de fortaleza e de amor e de uma mente sã (NBI)


B. Libertação dos ardis e controle do diabo:
Sal.91:3 Ele te livrará do laço do passarinheiro
Sal.124:7 A nossa alma escapou, como um pássaro do laço dos passarinheiros; o laço quebrou-se, e nós escapamos
Pro.14:27 Temor do Senhor [ajuda] a preservar dos laços da morte
2Cor.3:17 Onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade
2Tim.2:25,26 Para conhecerem a verdade... e tornarem a despertar, desprendendo-se dos laços do diabo


C. Libertados para o glorioso reino de luz de Deus:
Atos 26:18 Para lhes abrires os olhos, e das trevas os converteres à luz, e do poder de satanás a Deus
Col.1:12,13 O qual nos tirou das potestades das trevas... para participar da herança dos santos da luz


D. O diabo não pode nos separar de Deus:
Rom.8:38,39 Nem os anjos, nem as potestades... nem qualquer outra criatura nos poderá separar... de Cristo Jesus
1Pe.1:5 Estais guardados no (poder) de Deus para a salvação


11.Os nossos incríveis aliados celestiais, as hostes do Céu:
A. Elas são muito mais numerosas do que as forças do diabo:
2Re.6:16,17 Mais são os que estão conosco do que os que estão com eles... o monte estava cheio de... carros de fogo
Apoc.12:3,4 A cauda (de satanás) levou após si aterça parte das estrelas (anjos)
(V. também Apoc.5:11)


B. As suas fantásticas armas flamejantes:
Gên.3:24 Querubins... e uma espada inflamada que andava ao redor
2Re.6:17 O monte estava cheio de cavalos e carros defogo, em redor de Eliseu
(V. também Núm.22:23; 1Crô.21:6)


C. Eles lutam contra o diabo e o derrotam:
Apoc.12:7-9 Miguel e os seus anjos batalhavam contra o (diabo) e os seus anjos [e as forças do diabo foram derrotadas]


................................................................................................................ .................................................................................................................
................................................................................................................ .................................................................................... .................................................................................... ...................................................................................... ....................................................................................