sexta-feira, 18 de setembro de 2015

EGOÍSMO

.................................................................................................................
................................................................................................................
Egoísmo traz felicidade?

O Egoísmo traz Felicidade! Você já viu alguma religião, seita ou filosofia ensinar isso? Eu não.

Você acha que o egoísmo pode nos dar uma vida relevante, gratificante, uma vida feliz?

Veja o que a Bíblia diz sobre egoísmo:
“Mas haverá ira e indignação para os que são egoístas...” Rm 2:8a
“Nada façam por ambição egoísta ou por vaidade” Fp 2:3a
“Pois onde há inveja e ambição egoísta, aí há confusão e toda a espécie de males”. Tg 3:16
“Pois o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males”. 1 Tm 6:10

Mas nós queremos uma vida relevante, uma vida feliz, não é mesmo? Então, por que somos EGOÍSTAS?

Para que possamos ter uma vida feliz, precisamos combater, diminuir e dominar o nosso egoísmo. Como podemos fazer isso? Creio que a GENEROSIDADE é o caminho.

Veja o que a Bíblia diz sobre generosidade:
“Pratiquem o bem, sejam ricos em boas obras, generosos e prontos a repartir”. 1 Tm 6:18
“Cada um cuide, não somente dos seus interesses, mas também dos interesses dos outros. Fp 2:4
“Compartilhem o que vocês têm ... pratiquem a hospitalidade”. Rm 12:13
“Há quem dê generosamente e se lhe acrescenta mais e mais. Outros retém o que deveriam dar e caem na pobreza. O generoso prosperará, quem dá alívio aos outros, alívio receberá”. Pv 11:24-25
“... lembrando as palavras do próprio Senhor Jesus, que disse: Há maior felicidade em dar do que em receber”. At 20:35b

Que tipo de vida você quer ter? Você quer uma vida com as conseqüências do egoísmo ou da generosidade? “... o que o homem semear, isso também colherá”. Gl 6:7b


EGOÍSMO – O INDIVIDUALISMO EM AÇÃO (Mateus 22.34-40_





INTRODUÇÃO


O povo brasileiro é egoísta? Justifique sua resposta.


“Cada um por si e Deus por todos!” – Com certeza, você já ouviu esta frase. Ela traduz o conceito que muitos têm da vida. São aqueles que se preocupam apenas consigo próprios. É não são poucos os que só querem levar vantagem. Esta atitude, tão presente no coração humano, que se manifesta nos relacionamentos é chamada “egoísmo”.


O dicionário define egoísmo como sendo “o amor exclusivo de pessoa e de seus interesses”. De fato, o egoísta não se preocupa com os outros, mas trata só dos seus próprios interesses.


A ética crista, emanada do novo testamento, é contundentemente contrária às atitudes egoístas. Diante disso, o presente estudo tem como objetivo enfatizar a ética crista centrada no amor, e despertar para um viver altruísta, o que sem dúvida, representa um positivo testemunho a esta cidade tão carente de Jesus.


A passagem tomada por base para este estudo apresenta o relato de mais uma das tentativas de conspiração dos saduceus e fariseus contra Jesus. A intenção de um dos interpretes da lei, ao formular a Jesus a pergunta sobre qual seria o maior mandamento da lei, era criar uma situação em que Jesus a viesse a blasfemar. Certamente, o interprete da lei se surpreendeu com a resposta de Jesus, pois ele se valeu de Deuteronômio 6.4,5 e afirmou que o maior mandamento consiste em amar a Deus sem reservas. Jesus prossegue e recorre e Levitico 19.18 para dizer que há um segundo mandamento ligado ao primeiro o qual consiste em amar ao próximo como a si mesmo.


Conforme R.G.V. Tasker, “um homem não pode amar a Deus num sentido real sem amar também a seu próximo, feito como ele á imagem de Deus” (Mateus: introdução e comentário, Mundo Cristão/Vida Nova). Esta é a mensagem de I João 4.20,21.


Os evangelistas Marcos e Lucas também relatam o episódio (Mc 12.28-34 e Lc 10.25-37), mas não dizem que o interprete da lei estava experimentando a Jesus.


Enfatizando a centralidade do amor, Jesus declara que “destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas” (v.40). Mas, por que são estes dois mandamentos os mais importantes?


Guilhermo Hendriksen (biblista presbiteriano) sugere três razões:
1. A fé e a esperança recebem, o amor dá;
2. Todas as demais virtudes estão incluídas no amor.
3. O amor segue o padrão de Deus, pois Deus é amor.


Há uma canção, cuja letra diz: “amor! Ser cristão e ter amor. Ama o teu próximo com a ti mesmo. Deus é amor” O egoísmo é incompatível com a vida no reino de Deus.


1. CARACTERÍSTICAS E MALES DECORRENTES DO EGOÍSMO


Escrevendo ao jovem Timóteo (II Tm 3.1-9) o apostolo Paulo o preveniu de que nos últimos dias sobreviriam tempos difíceis, quando os homens seriam, entre outras coisas, egoístas. Como já foi exposto na introdução, o egoísmo caracteriza-se pela concentração dos interesses do individuo em si mesmo, em detrimento das necessidades do semelhante.


O ser humano foi criado por Deus para viver numa saudável interdependência – “não e bom que o homem esteja só” (Gn 2.18). O salmista declarou: “Oh, como é bom e agradável viveram unidos irmãos”! (Sl 133.1). A igreja do novo testamento se distinguia em virtude de um estilo de vida desprendido e altruísta (At 4.32-37).


Na sociedade moderna verifica-se um acentuado individualismo. Em vez de aproximar as pessoas, como pareceria lógico, a globalização acaba promovendo o isolamento e o distanciamento. O modelo econômico neoliberal interfere diretamente em nossas relações. O mercado transforma-se numa selva, e “salve-se quem puder”. O resultado disso é que retrocedemos á mentalidade de Caim: acaso, sou eu tutor de meu irmão? Os homens deixam de ser irmãos e parceiros e transformam-se em concorrentes.


A lógica capitalista, cujo fim supremo é o acumulo, oferece forte respaldo para o desenvolvimento de uma cultura do egoísmo. E o pior, é que a teoria capitalista é capaz de entorpecer e aplacar a consciência, tornando-nos insensíveis ante o seu subproduto que é a miséria. Alguns, para justificar a sua apatia, chegam a fazer um uso cínico da Bíblia, citando, por exemplo, fora do seu contexto, passagens como Marcos 14.7: “porque os pobres, sempre os tendes convosco...”


A riqueza produzida no mundo e os recursos disponíveis são suficientes para garantir uma condição de vida digna a todos os habitantes do planeta, com acesso ao básico: alimentação, moradia, saúde e educação. Não faltam recursos. O problema é que sobre egoísmo. O egoísmo é o grande responsável pelas cruéis e brutais desigualdades entre pessoas, povos e nações. Mas a palavra de Deus garante um severo juízo contra aqueles que pensam só em si (Is 5.8; Lc12.20,21; Tg 5.1-6).


2. O EGOÍSMO E O MANDAMENTO DO AMOR


A Ética cristã esta fundada no amor: amor a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo. Ai não há espaço para o egoísmo. A parábola do bom Samaritano (Lc 10.25-37) ilustra muito bem o que significa amar ao próximo como a si mesmo.


Aonde prevalece o egoísmo não há amor, nem ao próximo nem a Deus. É por isso que Jesus condenou os Fariseus e sua falsa devoção (Mc 12.38-40).


O amor abre caminho para o encontro e harmonia do ser humano com o Criador, com o próximo, consigo mesmo e com o meio-ambiente. O amor gera vida e liberdade. Quando o amor determina as nossas relações, ai se estabelecem a fraternidade, a partilha, a cooperação e a justiça.


O egoísmo arraigado em tantos corações e mentes, tem sido um grande empecilho para a construção de um mundo mais humano, justo e solidário. Diante da cultura do individualismo e da competitividade que rege o mundo hoje, onde o outro é visto não como irmão e parceiro, mas apenas como concorrente, o povo de Deus é desafiado a deflagrar uma revolução: a revolução do amor (Mt 5.43-48).


3. O DESAFIO A UM VIVER ALTRUÍSTA


“Altruísmo” é o oposto de “egoísmo”. Ser altruísta significa ter amor ao próximo, ser abnegado, estar comprometido com causas filantrópicas.


O altruísmo deve ser uma marca inconfundível de todo cristão. É deprimente alguém se declarar cristão, e viver egoisticamente. Em seu livro “Ética do Novo Testamento” (editora Sinodal), Heinz Dietrich Wendland declara: “Não há amor verdadeiro e pleno, do coração todo a Deus, sem o amor ao próximo”.


O altruísmo cristão, ordenado por Jesus, transforma-se num veemente testemunho ao mundo (Mt 5.16).


O nosso compromisso solidário não pode ser limitar á igreja a que pertencemos. Devemos abrir o coração as necessidades que nos rodeiam, e o nosso envolvimento deve ser mais abrangente e efetivo. Muitas ONGs tem ocupado espaços onde quem deveria estar é a igreja. O evangelho que pregamos muitas vezes se mostra acentuadamente conceitual e teórico, e pouco altruísta. Aprendemos com Jesus! (Mt 9.35-37; 14.13-21).


A influencia do modo de vida atual atinge também os cristãos. Cada um deve avaliar se está vivendo conforme a ética do Reino de Deus, fundada no amor, ou se esta simplesmente seguindo o curso deste mundo.


O desafio a um viver altruísta tem implicações não apenas em relação ao bem estar do nosso semelhante. Na verdade, tem implicações também escatológicas. Diante disso, todos quantos desejam viver uma cristã aprovado por Deus, devem atentar para as palavras de Jesus em Mateus 25.31-46.



Romanos 2:8 -> Mas fará cair a sua ira e o seu castigo sobre os egoístas… (versão NTLH)

O egoísmo é um mal influente em nosso mundo hoje! Milhares de pessoas trocam a vida em conjunto por uma vida de solidão, onde essas pessoas pensam ser o centro de tudo, se afastando de tudo e rebaixando os outros por amarem a si só!

Egoísmo é um sentimento onde só os interesses próprios são valorizados, e onde o amor é direcionado só para si mesmo. A Bíblia condena esse mal, sendo que Paulo em Romanos 2:8 afirma que Deus fará cair Sua ira e o Seu castigo sobre os egoístas! Mas qual é especificamente essa ira e castigo? São um lugar no Lago de Fogo, onde eternamente passarão a sofrer.

O Lago de Fogo não é algo simples ou pequeno. Jesus mesmo disse que os que vão para lá, irão chorar e ranger os dentes (Lc 13:28) por um tempo infinito, ou seja, eterno! Será que devemos brincar com isso então?! Viver por viver vale a pena?! É difícil entender como, mas há muitos que hoje, vendem sua eternidade em um lugar prazeroso e rico, por no máximo uma centena de anos aqui, cheia de sofrimento e preocupações, que tem por continuidade um tempo ilimitado no Inferno, onde o fogo não se apaga e os vermes que devoram nunca morrem (Mc 9:48).

É preciso ver que o egoísmo não é só um sentimento ruim, mas sim uma armadilha satânica para nos desviar de Deus! Por mais que a nossa própria vida seja importante, ainda não é digna de ser adorada e/ou idolatrada! O egoísmo é sim, uma idolatria; uma adoração própria.
O egoísta se retrai, e passa a se ver como o centro do Universo. Acha que ele mesmo é o mais importante, e que o Universo gira ou tem que girar só em seu favor. Tudo é para ele! – É assim que ele pensa! Não há só esse egoísta, há também um egoísta no meio de nós, cristãos, que tem crescido cada vez mais!

Esse egoísta é o “só eu”! “Só eu” vou para o Céu, “só eu” sou o mais digno de receber algo de Deus, etc. Um exemplo desse, é aquele que vai na Igreja, já entregou sua vida a Cristo e já se batizou. Até aqui está tudo certo, não é?! Sim! Mas, é esse mesmo que está com, praticamente, os dois pés no Céu, e que não se importa com a salvação dos outros! “Ah, mas a minha salvação é que importa, cada um vai responder por si, não é?!” – palavras de um egoísta! Eu respondo: “Sim, a salvação é individual. Mas, para que ser mal dessa maneira. Quer uma eternidade com Deus para ele, e deixa a própria família caminhar para o Inferno! Não acha que pelo menos os seus são importantes! Por que pensar só em si, enquanto sua própria mãe, por exemplo, está indo para o Inferno?!”


O egoísmo lhe destruirá. A Bíblia diz em Marcos 8:36-37 "Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua vida? Ou que diria o homem em troca da sua vida?"
O egoísmo é a causa central dos problemas que há entre pessoas. A Bíblia diz em Tiago 4:3 "Pedis e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites."
O egoísmo tem remédio. A Bíblia diz em Gálatas 2:20 "Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé no filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim."

1. O egoísmo é uma falta de amor e consideração pelas necessidades dos outros.


Gênesis 4:9 Disse o Senhor a Caim: Onde está Abel, teu irmão? E ele respondeu: Não sei. Acaso sou eu guardador do meu irmão?


Provérbios 18:17 O que primeiro apresenta o seucaso parece justo, até que vem outro e o examina.


Provérbios 24:11,12 Livra os que estão destinados à morte, e salva os que cambaleiam para a matança. 12 Se disseres: Não o soubemos, não perceberá Aquele que pondera os corações? Não saberá Aquele que atenta para a tua alma? Não pagará Ele ao homem conforme a sua obra?


Ezequiel 34:8b,10,18,23,24 [Deus fala contra pastores egoístas, e promete levantar um Davi dos últimos dias, que alimentará as ovelhas altruisticamente.] E os Meus pastores não procuram as Minhas ovelhas, pois se apascentam a si mesmos, e não apascentam as Minhas ovelhas, …10 Assim diz o Senhor Deus: Eu estou contra os pastores e requererei as Minhas ovelhas das suas mãos, e eles deixarão de apascentar as ovelhas, e não se apascentarão mais a si mesmos; livrarei as Minhas ovelhas da sua boca, e não lhes servirão mais de pasto. … 18 Não vos basta pastar o bom pasto? Haveis de pisar o resto de vossos pastos? Não vos basta beber as águas limpas? Haveis de sujar o resto com os vossos pés? … 23 Levantarei sobre elas um só pastor, o Meu servo Davi, e ele as apascentará; ele as apascentará; e lhes servirá de pastor. 24 Eu, o Senhor, lhes serei por Deus, e o Meu servo Davi será príncipe no meio delas. Eu, o Senhor, o disse.


Zacarias 7:6 Ou quando comestes, e quando bebestes, não foi para vós mesmos que comestes e bebestes?


Mateus 25:42-45 Pois tive fome e não Me destes de comer; tive sede e não Me destes de beber; 43fui forasteiro e não Me recolhestes; estive nu e não Me vestistes; enfermo e preso e não Me visitastes.44 Então eles também lhe responderão: Senhor, quando Te vimos com fome, ou com sede, ou estrangeiro, ou nu, ou enfermo, ou preso e não Te servimos? 45 Então lhes responderá: Em verdade vos digo que, todas as vezes que o deixastes de fazer a um destes pequeninos, foi a Mim que o deixastes de fazer.


Filipenses 2:21 [O egoísmo causa danos à obra do Senhor:] Pois todos buscam o que é seu, e não o que é de Cristo Jesus.


2 Timóteo 3:1,2a [À medida que o mundo entra no Tempo do Fim, o egoísmo se pronuncia mais:] Sabe, porém, isto: Nos últimos dias sobrevirão tempos difíceis; 2a pois os homens serão amantes de si mesmos, gananciosos. [Ver também Mt 24:12.]


Tiago 2:15,16 Se o irmão ou a irmã estiverem nus e tiverem falta de mantimento cotidiano, 16 e algum de vós lhes disser: Ide em paz; aquentai-vos e fartai-vos; mas não lhes derdes as coisas necessárias para o corpo, que proveito há nisso?


Tiago 4:17 Aquele, pois, que sabe o bem que deve fazer e não o faz, comete pecado.


1 João 3:17 Quem tiver bens do mundo e, vendo o seu irmão necessitado, cerrar-lhe o seu coração, como estará nele o amor de Deus?


2. O egoísmo acumula até ficar pobre.


Provérbios 11:24b Outro retêm mais do que é justo, e se empobrece.


Provérbios 13:7a Uns se dizem ricos sem ter nada.


Provérbios 15:27a O que se dá à cobiça perturba a sua própria casa.


Provérbios 28:27b O que dele esconde os olhos terá muitas maldições.


Eclesiastes 5:13 Há um grave mal que vi debaixo do sol: as riquezas que os seus donos guardam para o seu próprio dano.


Ageu 1:6,9,10 Semeais muito, e recolheis pouco. Comeis, mas não vos saciais. Vesti-vos, mas ninguém se aquece. O que recebe salário, recebe-o para pô-lo num saco furado. 9 Esperastes o muito, e eis que veio a ser pouco. Esse pouco, quando o trouxestes para casa, Eu o dissipei com um assopro. Por quê? diz o Senhor dos Exércitos. Por causa da Minha casa, que está deserta, enquanto que cada um de vós se ocupa com a sua própria casa. 10 Por isso retêm os céus o seu orvalho, e a terra os seus frutos.


Marcos 10:21,22 Jesus, olhando para ele, o amou, e disse: Falta-te uma coisa: Vai, vende tudo o que tens, dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu. Então vem, e segue-Me. 22 Mas ele, contrariado com esta palavra, retirou-se triste, porque possuía muitas propriedades.


Lucas 12:15 Então lhes disse [Jesus]: Acautelai-vos e guardai-vos da avareza; a vida de um homem não consiste na abundância dos bens que ele possui.


2 Coríntios 9:6a E digo isto: Que o que semeia pouco, pouco também ceifará.


Gálatas 6:7 Não vos enganeis: Deus não Se deixa escarnecer. Tudo o que o homem semear, isso também ceifará. [Ver também Gn 31:5-9,41,42 onde se encontra a história de como Deus ajudou Jacó a recolher o que lhe era de direito de Labão, seu sogro egoísta.]


Tiago 5:1-5 Agora, vós, ricos, chorai, e pranteai, por causa das misérias que sobre vós hão de vir. 2As vossas riquezas estão apodrecidas, e as vossas vestes estão comidas de traça. 3 O vosso ouro e a vossa prata se enferrujaram. A sua ferrugem dará testemunho contra vós, e devorará a vossa carne como fogo. Entesourastes nos últimos dias. 4 Vede! O salário dos trabalhadores que ceifaram os vossos campos, e que por vós foi retido com fraude, está clamando. Os clamores dos ceifeiros chegaram aos ouvidos do Senhor Todo-Poderoso. 5Deliciosamente vivestes sobre a terra, e vos deleitastes. Cevastes os vossos corações no dia de matança.


3. O egoísmo é a causa de muitos males no mundo, inclusive da guerra, do sofrimento e da miséria.


Jeremias 5:26-28 Entre o Meu povo se acham ímpios que estão à espreita, como se acaçapam como passarinheiros e como os que colocam armadilhas para apanharem homens. 27 Como uma gaiola cheia de pássaros, são as suas casas cheias de engano; engrandeceram- se e enriqueceram, 28tornaram-se gordos e nédios. Os seus feitos malignos não têm limites; não julgam a causa dos órfãos, para que prosperem, nem defendem o direito dos necessitados.


Oséias 12:7 O mercador tem balança enganadora em sua mão; ele ama a opressão.


Miquéias 6:12 Os seus ricos estão cheios de violência, os seus habitantes falam mentiras, e a sua língua é enganosa na sua boca.


1 Timóteo 6:9,10 Mas os que querem ficar ricos caem em tentação e em laço, e em muitas concupiscências loucas e nocivas, as quais submergem os homens na ruína e perdição. 10Porque o amor do dinheiro é raiz de todos os males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores.


Tiago 4:1,2a Donde vêm as guerras e contendas entre vós? Não vêm disto, dos prazeres que nos vossos membros guerreiam? 2a Cobiçais, mas nada tendes. Matais e invejais, mas não podeis obter o que desejais.


4. Ser egocêntrico e agir como bem entende produz mau fruto.


1 Samuel 2:22-25a e 3:13 [O sacerdote Eli foi julgado por Deus por deixar os seus filhos fazerem o que bem entendiam:] Ora, Eli que já era muito velho, ouvia tudo o que seus filhos faziam a todo o Israel, e de como tinham relações com as mulheres que serviam à porta da tenda da congregação. 23Então ele lhes disse: Por que fazeis tais coisas? Ouço de todo este povo os vossos malefícios. 24Não, filhos meus, não é boa fama a que ouço entre o povo do Senhor. 25a Pecando o homem contra o próximo, os juízes o julgarão; pecando, porém, o homem contra o Senhor, quem intercederá por ele? Mas não deram ouvidos à voz de seu pai. 3:13 Pois já lhe disse que julgarei a sua casa para sempre, pela iniqüidade que ele bem conhecia; seus filhos se fizeram execráveis, e ele não os repreendeu.


1 Reis 1:1a,5,6a [O mau fruto do rei Davi mimar o seu filho:] O rei Davi era já velho, de idade avançada. 5 Então Adonias, filho de Hagite, se exaltou, dizendo: Eu reinarei. Preparou carros e cavaleiros, e cinqüenta homens que corressem diante dele.
6a Seu pai jamais o havia contrariado, dizendo: Por que fizeste assim? [Ver versículos 16-21.]


Provérbios 1:30-32 Visto que não quiseram o Meu conselho e desprezaram toda a Minha repreensão,31 comerão do fruto do seu caminho e fartar-se-ão dos seus próprios conselhos. 32 Porque o desvio dos tolos os matará, e a prosperidade dos loucos os destruirá.


Provérbios 14:14a Dos seus próprios caminhos se fartará o infiel de coração.


Isaías 65:2 Estendi as mãos o dia todo a um povo rebelde, que caminha por caminho que não é bom, após os seus próprios pensamentos.


Jeremias 7:24 Mas não ouviram, nem inclinaram os seus ouvidos; pelo contrário, andaram nos seus próprios conselhos, na dureza do seu coração maligno. Andaram para trás, e não para diante.


Lucas 15:12,13 [A história do Filho Pródigo:] O mais moço deles disse ao pai: Pai, dá-me a parte dos bens que me pertence. E o pai repartiu os bens entre os dois. 13 Poucos dias depois, o filho mais novo, ajuntando tudo, partiu para uma terra longínqua, e ali desperdiçou os seus bens, vivendo dissolutamente.


5. Perseguir os seus próprios desejos e interesses pessoais não vai trazer satisfação.


Jó 9:4b Quem se endureceu contra Ele, e teve paz?


Jó 27:8 Pois que esperança tem o ímpio quando é cortado, quando Deus lhe arranca a vida?


Salmo 106:15 De sorte que lhes satisfez o desejo, mas fez definhar as suas almas.


Provérbios 27:20 O inferno e a perdição nunca se fartam, e os olhos do homem nunca se satisfazem.


Eclesiastes 1:8 Todas as coisas são canseiras, mais do que ninguém o pode declarar. Os olhos não se fartam de ver, nem os ouvidos de ouvir.


Eclesiastes 2:10,11 [O rei Salomão, amante da boa-vida, disse:] Tudo o que desejaram os meus olhos não lhes neguei, nem privei o meu coração de alegria alguma. O meu coração se alegrou por toda a minha obra, e esta foi a minha porção de todo o meu trabalho. 11 Olhei para todas as obras que as minhas mãos fizeram, como também para o trabalho que eu, trabalhando, tinha feito, e vi que tudo era vaidade e aflição de espírito e que proveito nenhum havia debaixo do sol.


6. A verdadeira vida cristã é uma de abnegação - o oposto do egocentrismo.


Lucas 9:23 Então disse a todos: Se alguém quer vir após Mim, negue-se a si mesmo, tome cada dia a sua cruz, e siga-Me. [Ver Tt 2:12.]


Lucas 14:26,27 Se alguém vier a Mim, e não aborrecer a seu pai, e mãe, e mulher, e filhos, e irmãos, e irmãs, e até mesmo a sua própria vida, não pode ser Meu discípulo. 27 Qualquer que não tomar a sua cruz, e não vier após Mim, não pode ser Meu discípulo.


Atos 20:24 Mas em nada tenho a minha vida por preciosa, contanto que cumpra com alegria a minha carreira e o ministério que recebi do Senhor Jesus, para dar testemunho do evangelho da graça de Deus.


Apocalipse 12:11 Eles o venceram pelo sangue do Cordeiro e pela palavra do seu testemunho; não amaram a suas vidas até à morte.


2 Coríntios 5:15 E Ele morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si, mas para Aquele que por eles morreu e ressurgiu.


Gálatas 5:24 E os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências.


7. Quando damos prioridade ao Senhor e aos outros, Ele geralmente nos dá o que desejamos ter.


Salmo 34:9,10 Temei ao Senhor, vós, os Seus santos, pois não têm falta alguma aqueles que O temem. 10 Os filhos dos leões necessitam e sofrem fome, mas aqueles que buscam ao Senhor de nada têm falta.


Salmo 37:4 Deleita-te no Senhor, e Ele te concederá os desejos do teu coração. [Ver Sl 21:2; 145:19.]


Salmo 84:11b Não nega bem algum aos que andam na retidão.


Mateus 6:33 Mas buscai primeiro o Seu reino e a Sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.


1 Timóteo 6:17 Manda aos ricos deste mundo que não sejam altivos, nem ponham a esperança na incerteza das riquezas, mas em Deus, que abundantemente nos dá todas as coisas para delas gozarmos.


8. O Senhor adverte contra usar-se o charme pessoal, motivado por orgulho, para atrair outros para si mesmo ou para conseguir o que se deseja. Deveríamos atrair as pessoas ao Senhor.


Provérbios 25:27 Comer muito mel não é bom; nem é honroso procurar a própria honra.


João 5:44 Como podeis crer, recebendo glória uns dos outros, mas não vos esforçando por obter a glória que vem do único Deus?


João 7:18a Quem fala de si mesmo busca a sua própria glória.


1 Coríntios 5:6 Não é boa a vossa jactância. Não sabeis que um pouco de fermento leveda toda a massa?


1 Coríntios 6:20 Fostes comprados por bom preço. Glorificai, pois, a Deus no vosso corpo [e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus].


1 Coríntios 10:31,33 Portanto, quer comais, quer bebais, ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus. … 33 Como também eu em tudo agrado a todos, não buscando o meu próprio proveito, mas o de muitos, para que assim se possam salvar.


2 Coríntios 4:5 Pois não nos pregamos a nós mesmos, mas a Cristo Jesus, o Senhor, e nós mesmos somos vossos servos por amor de Jesus.


1 Tessalonicenses 2:3-6 Pois a nossa exortação não procede de engano, nem de impureza, nem é feita com dolo. 4 Pelo contrário, como fomos aprovados por Deus para que o evangelho nos fosse confiado, assim falamos, não como para agradar aos homens, mas a Deus, que prova os nossos corações. 5 Como bem sabeis, nunca usamos de palavras lisonjeiras, nem de intuitos gananciosos; Deus é testemunha. 6 Não buscamos glória dos homens, nem de vós, nem de outros, ainda que podíamos, como apóstolos de Cristo, servos pesados.


Filipenses 2:21 Pois todos buscam o que é seu, e não o que é de Cristo Jesus.


9. Deus sempre abençoa o altruísmo.


Deuteronômio 15:10 Livremente lhe darás, e não seja maligno o teu coração, quando lhe deres; pois por isso te abençoará o Senhor teu Deus em toda a tua obra, e em tudo o que puseres a mão.


Provérbios 11:24a-26 Um homem dá liberalmente, e se enriquece. 25 A alma generosa prosperará; o que regar também será regado. 26 Ao que retém o trigo o povo o amaldiçoa, mas bênção haverá sobre a cabeça do vendedor.


Provérbios 13:7b Outros se dizem pobres, tendo grandes riquezas.


Provérbios 14:21b O que se compadece dos humildes é bem-aventurado.


Isaías 58:10,11 E se abrires a tua alma ao faminto, e fartares a alma aflita, então a tua luz nascerá nas trevas, e a tua escuridão será como o meio-dia. 11 O Senhor te guiará continuamente, e fartará a tua alma em lugares secos, e fortificará os teus ossos. Serás como um jardim regado, e como um manancial, cujas águas nunca faltam.


Mateus 6:3,4 Mas, quando tu deres esmola [aos necessitados], não saiba a tua esquerda o que faz a tua direita, 4 para que a tua esmola seja dada secretamente. Então teu Pai, que vê em secreto, te recompensará.


Lucas 6:38 Dai, e dar-se-vos-á. Boa medida, recalcada, sacudida e transbordante, generosamente vos darão. Pois com a mesma medida com que medirdes vos medirão também.


João 12:24,25 Em verdade, em verdade vos digo que se o grão de trigo, caindo na terra, não morrer, fica só. Mas se morrer, produz muito fruto. 25 Quem ama a sua vida, perdê-la-á, mas quem odeia a sua vida neste mundo, guardá-la-á para a vida eterna.


Atos 20:35 Tenho-vos mostrado em tudo que, trabalhando assim, é necessário socorrer os enfermos, recordando as Palavras do próprio Senhor Jesus: Mais bem-aventurada coisa é dar do que receber.


10. O altruísmo é uma qualidade vital para o cristão.


Romanos 15:1-3a Mas nós, que somos fortes, devemos suportar as fraquezas dos fracos, e não agradar a nós mesmos. 2 Portanto, cada um de nós agrade ao seu próximo no que é bom para edificação. 3a Pois também Cristo não agradou a Si mesmo.


1 Coríntios 10:24 Ninguém busque o proveito próprio, antes cada um o que é de outrem.


1 Coríntios 13:5b [O amor] não busca os seus interesses.


2 Coríntios 5:14a,15 Pois o amor de Cristo nos constrange. 15 E Ele morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si, mas para Aquele que por eles morreu e ressurgiu.


2 Coríntios 9:7 Cada um contribua segundo propôs no seu coração, não com tristeza ou por necessidade, pois Deus ama ao que dá com alegria.


Gálatas 6:2 Levai as cargas uns dos outros, e assim cumprireis a lei de Cristo.


Gálatas 6:10 Então, enquanto temos oportunidade, façamos o bem a todos, mas principalmente aos da família da fé.


Filipenses 2:4 Não atente cada um somente para o que é seu, mas cada qual também para o que é dos outros.


Tiago 2:8 Todavia, se cumprirdes a lei real, encontrada na Escritura: Amarás o teu próximo como a ti mesmo, fazeis bem.


1 João 3:16 Nisto conhecemos o amor: que Cristo deu a Sua vida por nós. E devemos dar a nossa vida pelos irmãos.


11. Jesus ensinou o altruísmo através do Seu exemplo.


Marcos 10:45 Pois o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a Sua vida em resgate por muitos. [Ver também Is 53:12; 1Tm 2:6a.]


João 15:12,13 O Meu mandamento é este: Amai-vos uns aos outros, como Eu vos amei. 13 Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a própria vida pelos seus amigos.


2 Coríntios 8:9 Pois já conheceis a graça de nosso Senhor Jesus Cristo, que, sendo rico, por amor de vós se fez pobre, para que pela Sua pobreza vos tornásseis ricos.


1 João 3:16 Nisto conhecemos o amor: que Cristo deu a Sua vida por nós. E devemos dar a nossa vida pelos irmãos.


12. No trabalho do Senhor, dedicação e altruísmo são inseparáveis.


Mateus 26:39 Indo um pouco diante, prostrou-Se sobre o rosto, orando e dizendo: Meu Pai, se possível, passa de Mim este cálice! Todavia, não seja como Eu quero, mas como Tu queres.


Jeremias 42:6 Seja ela boa, ou seja má, à voz do Senhor nosso Deus, a Quem te enviamos, obedeceremos, para que nos suceda bem, obedecendo à voz do Senhor nosso Deus.


Lucas 17:10 Assim também vós, quando fizerdes tudo o que vos for mandado, dizei: Somos servos inúteis; fizemos somente o que devíamos fazer.


 1 Coríntios 10:33 Como também eu em tudo agrado a todos, não buscando o meu próprio proveito, mas o de muitos, para que assim se possam salvar.


[Ver também 2Co 5:15; Fp 3:8; Hb 11:24-26.]


13. O verdadeiro cristão é abnegado e não considera nada sua posse.


Mateus 5:42 Dá a quem te pedir, e não te desvies daquele que quiser que lhe emprestes.


Lucas 3:11 Respondeu-lhes: Quem tiver duas túnicas, reparta com quem não tem, e quem tiver alimento faça da mesma maneira.


Lucas 6:30 Dá a qualquer que te pedir, e ao que tomar o que é teu, não o peças de volta.


Atos 2:44,45 Todos os que criam estavam juntos e tinham tudo em comum. 45 Vendiam suas propriedades e bens, e repartiam com todos, segundo a necessidade de cada um.


Atos 4:32 Era um o coração e a alma da multidão dos que criam, e ninguém dizia que coisa alguma do que possuía era sua própria, mas todas as coisas lhes eram comuns.


14. O altruísmo foi uma característica de muitos dos “grandes” homens de Deus.


Gênesis 13:9 [Quando surgiu contenda entre os seus pastores e os de Ló, seu sobrinho, Abraão sabiamente sugeriu que dividissem a terra, dando a Ló a primeira opção da melhor terra:] Não está toda a terra diante de ti? Rogo-te que te apartes de mim. Se escolheres a esquerda, irei para a direita; se a direita escolheres, irei para a esquerda.


Gênesis 50:21 [José foi muito bondoso com seus irmãos, que primeiro quiseram matá-lo e depois o venderam como escravo a mercadores egípcios:] Agora, pois, não temais. Eu vos sustentarei, a vós e a vossos filhos. Assim os consolou, e lhes falou ao coração.


1 Samuel 18:4 [Jônatas, filho do rei Saul, faz amizade com Davi e dá-lhe os seus pertences:] Jônatas tirou a capa que vestia, e a deu a Davi, como também a sua armadura, e até mesmo a sua espada, o seu arco e o seu cinto.


1 Reis 17:8-16 [A pobre viúva de Sarepta compartilha o que restou dos seus mantimentos com Elias, e foi abençoada durante a seca:] Então, veio a ele [a Elias] a Palavra do Senhor: 9 Levanta-te, vai a Sarepta, … e habita ali. Ordenei a uma mulher viúva ali que te sustente. 10 Então ele se levantou e se foi a Sarepta. Chegando à porta da cidade, estava ali uma viúva apanhando lenha. Ele a chamou, e lhe disse: Traze-me, peço-te, num vaso um pouco de água, para eu beber. 11 Indo ela a buscá-la, ele a chamou e lhe disse: Traze-me também um pedaço de pão. 12 Respondeu ela: Tão certo como vive o Senhor teu Deus, não tenho nem um bolo, senão somente um punhado de farinha numa panela, e um pouco de azeite numa botija. E vês aqui, apanhei dois cavacos, e vou prepará-lo para mim e para o meu filho, a fim de que o comamos, e morramos. 13 Elias lhe disse: Não temas. Vai, faze como disseste. Porém faze dissoprimeiro para mim um bolo pequeno e traze-mo aqui fora, depois o farás para ti e para teu filho. 14Pois assim diz o Senhor Deus de Israel: A farinha da panela não se acabará, e o azeite da botija não faltará, até o dia em que o Senhor dê chuva sobre a terra. 15 Foi ela, e fez conforme a palavra de Elias. Assim comeu ele, ela, e a sua casa muitos dias. 16Da panela a farinha não se acabou, e da botija o azeite não faltou, conforme a Palavra do Senhor, falada por intermédio de Elias.


Marcos 12:41-44 [A pobre viúva compartilhou com Deus de coração, altruisticamente, tudo o que tinha:] Estando Jesus assentado diante do gazofilácio, observava a maneira como o povo lançava ali o dinheiro. Muitos ricos depositavam grandes quantias. 42 Vindo, porém, uma viúva pobre, lançou duas pequenas moedas, correspondentes a um quadrante. 43 Chamando os discípulos, Jesus lhes disse: Em verdade vos digo que esta viúva pobre depositou no gazofilácio mais do que todos os ofertantes. 44 Todos deram do que lhes sobrava, mas esta, da sua pobreza, deu tudo o que tinha, todo o seu sustento.


Marcos 14:3-9 [A mulher que ungiu Jesus com um bálsamo caro é honrada:] Estando Ele em Betânia, reclinado à mesa, em casa de Simão, o leproso, veio uma mulher trazendo um vaso de alabastro com perfume de nardo puro, de muito preço. Quebrou o vaso, e derramou o bálsamo sobre a cabeça de Jesus. 4 Alguns dos presentes se indignaram, e diziam uns aos outros: Para que se fez este desperdício de bálsamo? 5 Este perfume podia ser vendido por mais de trezentos denários, e ser dado aos pobres. E murmuravam contra ela. 6Jesus, porém, disse: Deixai-a, por que a aborreceis? Ela praticou boa obra para Comigo. 7Sempre tendes os pobres convosco e, quando quiserdes, podeis fazer-lhes bem, mas a Mim nem sempre me tendes. 8 Ela fez o que pôde. Antecipou-se a ungir o Meu corpo para a sepultura.9 Em verdade vos digo que em todo o mundo onde este evangelho for pregado, o que ela fez também será contado para sua memória.


Lucas 10:29-37 [O bom samaritano é um exemplo para todos de consideração e altruísmo para com um estrangeiro:] Ele [um especialista nas leis de Moisés], porém, querendo justificar-se a si mesmo, disse a Jesus: E quem é o meu próximo? 30Respondeu-lhe Jesus: Descia um homem de Jerusalém para Jericó, e caiu nas mãos dos assaltantes, os quais o despojaram e, espancando-o, se retiraram, deixando-o meio morto. 31Casualmente descia pelo mesmo caminho certo sacerdote que, vendo-o, passou de largo. 32 De igual modo também um levita chegou àquele lugar e, vendo-o, passou de largo. 33 Mas um samaritano, que ia de viagem, chegou perto dele, viu-o e moveu-se de compaixão. 34 Aproximando-se, atou-lhe as feridas, deitando-lhes azeite e vinho. Então pondo-o sobre a sua cavalgadura, levou-o para uma hospedaria e cuidou dele. 35Partindo no outro dia, tirou dois denários, deu-os ao hospedeiro, e disse-lhe: Cuida dele, e tudo o que de mais gastares com ele eu te pagarei quando voltar. 36 Qual destes três te parece que foi o próximo daquele que caiu nas mãos dos assaltantes? 37 Ele disse: O que usou de misericórdia para com ele. Disse Jesus: Vai, e faze da mesma maneira.


Romanos 16:4 [Paulo disse de Priscila e Áqüila:] Eles pela minha vida expuseram suas cabeças. E isto não lhes agradeço eu só, mas também todas as igrejas dos gentios.


Filipenses 2:30 [Epafrodito:] Porque pela obra de Cristo chegou até bem próximo da morte, não fazendo caso da vida para suprir para comigo o serviço que vós próprios não podíeis prestar.





................................................................................................................ .................................................................................................................
................................................................................................................ .................................................................................... .................................................................................... ...................................................................................... ....................................................................................