domingo, 13 de agosto de 2017

DIA DOS PAIS



Estudo Bíblico sobre A origem do Dia dos Pais

Ao que tudo indica, o Dia dos Pais tem uma origem bem semelhante ao Dia das Mães, e em ambas as datas a idéia inicial foi praticamente a mesma: criar datas para fortalecer os laços familiares e o respeito por aqueles que nos deram a vida.

Conta a história que em 1909, em Washington, Estados Unidos, Sonora Louise Smart Dodd, filha do veterano da guerra civil, John Bruce Dodd, ao ouvir um sermão dedicado às mães, teve a idéia de celebrar o Dia dos Pais. Ela queria homenagear seu próprio pai, que viu sua esposa falecer em 1898 ao dar a luz ao sexto filho, e que teve de criar o recém-nascido e seus outros cinco filhos sozinho. Algumas fontes de pesquisa dizem que o nome do pai de Sonora era William Jackson Smart, ao invés de John Bruce Dodd.



Já adulta, Sonora sentia-se orgulhosa de seu pai ao vê-lo superar todas as dificuldades sem a ajuda de ninguém. Então, em 1910, Sonora enviou uma petição à Associação Ministerial de Spokane, cidade localizada em Washigton, Estados Unidos. E também pediu auxílio para uma Entidade de Jovens Cristãos da cidade. O primeiro Dia dos Pais norte-americano foi comemorado em 19 de junho daquele ano, aniversário do pai de Sonora. A rosa foi escolhida como símbolo do evento, sendo que as vermelhas eram dedicadas aos pais vivos e as brancas, aos falecidos.



A partir daí a comemoração difundiu-se da cidade de Spokane para todo o estado de Washington. Por fim, em 1924 o presidente Calvin Coolidge, apoiou a idéia de um Dia dos Pais nacional e, finalmente, em 1966, o presidente Lyndon Johnson assinou uma proclamação presidencial declarando o terceiro domingo de junho como o Dia dos Pais (alguns dizem que foi oficializada pelo presidente Richard Nixon em 1972).

No Brasil, a idéia de comemorar esta data partiu do publicitário Sylvio Bhering e foi festejada pela primeira vez no dia 14 de Agosto de 1953, dia de São Joaquim, patriarca da família.



Sua data foi alterada para o 2º domingo de agosto por motivos comerciais, ficando diferente da americana e européia.



Em outros países
Pelo menos onze países também comemoram o Dia dos Pais à sua maneira e tradição.

Na Itália, Espanha e Portugal, por exemplo, a festividade acontece no mesmo dia de São José, 19 de março. Apesar da ligação católica, essa data ganhou destaque por ser comercialmente interessante.

Reino Unido - No Reino Unido, o Dia dos Pais é comemorado no terceiro domingo de junho, sem muita festividade. Os ingleses não costumam se reunir em família, como no Brasil. É comum os filhos agradarem os pais com cartões, e não com presentes.



Argentina - A data na Argentina é festejada no terceiro domingo de junho com reuniões em família e presentes.

Grécia - Na Grécia, essa comemoração é recente e surgiu do embalo do Dia das Mães. Lá se comemora o Dia dos Pais em 21 de junho.



Portugal - A data é comemorada no dia 19 de março, mesmo dia que São José. Surgiu porque é comercialmente interessante. Os portugueses não dão muita importância para essa comemoração.

Canadá - O Dia dos Pais canadense é comemorado no dia 17 de junho. Não há muitas reuniões familiares, porque ainda é considerada uma data mais comercial.

Alemanha - Na Alemanha não existe um dia oficial dos Pais. Os papais alemães comemoram seu dia no dia da Ascensão de Jesus (data variável conforme a Páscoa) . Eles costumam sair às ruas para andar de bicicleta e fazer piquenique.



Paraguai - A data é comemorada no segundo domingo de junho. Lá as festas são como no Brasil, reuniões em família e presentes.

Peru - O Dia dos Pais é comemorado no terceiro domingo de junho. Não é uma data muito especial para eles.

Austrália- A data é comemorada no segundo domingo de setembro, com muita publicidade.

África do Sul - A comemoração acontece no mesmo dia do Brasil, mas não é nada tradicional.



Rússia - Na Rússia não existe propriamente o Dia dos Pais. Lá os homens comemoram seu dia em 23 de fevereiro, chamada de "o dia do defensor da pátria" (Den Zaschitnika Otetchestva).


Independente do seu lado comercial, é uma data para ser muito comemorada, nem que seja para dizer um simples "Obrigado Papai" !


ilustrações para o Dia dos Pais

Quem é seu pai?

Um pastor uma vez saiu de ferias com a esposa. Ele era bastante cohecido na sua região e queria ter pelo menos alguns dias de ferias com a esposa. Num outro estado eles entraram num restaurante e sentaram para jantar.

De repente eles viram um senhor de certa idade indo de mesa em mesa cumprimentando os freguêzes. O senhor chegou à mesa do pastor e se apresentou e perguntou o nome do pastor. Daí ele perguntou o que o pastor fazia. Quando o pastor respondeu que era pregador aquele senhor sentou e disse “Eu tenho uma história para lhe contar sobre pregadores.”

O pastor ficou meio aprensivo. Ele pensou que aquele senhor ia criticar algum pregador local. Mas, não foi assim.

O senhor começou a contar que havia nascido de uma mãe solteira. Na época, uns 50 anos atrás, isso era um escândalo. A cidade era pequena e todo mundo ficou sabendo.

Como menino, a criança não entendia destas coisas. Mas, quando ele começou a frequentar a escola, ele aprendeu o que as pessoas chamam uma crainça sem pai.

“Eles me chamaram por aquele nome que todo mundo usa para um menino sem pai.” Disse o homem. "Eles me cutucavam por não ter um pai. Cada dia na escola eles me chamaram por aquele nome. Com tempo, eu comecei a acreditar. Eles me convenceram que eu não prestava. Eles me convenceram que eu não valia nada, porque eu não tinha um pai que queria me assumir."

O senhor continuou com sua história. "Aí um dia eu fui numa reunião numa igreja. Eu fiquei escutando o pregador e ele parecia gostar de mim. A igreja era pequena. Eu nunca fui falar com aquele pregador, por medo que ele podia descobrir que eu não tinha pai. Mas, eu ficava freuqentando as reuniões, sempre saindo assim que terminava."

"Aí, um dia, eu estava saindo de pressa da reunião, e eu senti a mão do pregador no meu ombro. Eu virei, e ele me fez a pergunta que sempre temia. Era como se ele soubesse exatamente o que perguntar. Ele me perguntou 'Filho, me diga quem é seu pai'."

"Aí eu comecei a gagejar e suar," continuou o senhor. "Mas, antes que eu pudesse começar a explicar, ele disse a mim 'Ah, eu sei quem é seu pai. Eu posso ver nos seus olhos. Seu pai é o Deus do universo. Você tem uma grande herança diante de você, meu filho. Agora, vá em frente e toma posse da sua herança'."

“Eu acreditei nele”, disse o senhor. “Eu fui em frente e peguei a minha herança. Aquilo mudou a minha vida. De fato eu fui eleito governador deste estado.”

O pregador perguntou ao homem, “Como é seu nome?” O senhor, se despedindo deles respondeu “Ben Hooper”.

Aquela noite o pregador pesquisou e descobriu que, de fato, o nome de Ben Hooper constava como governador do estado de Tennessee entre 1911 e 1915.
- por Dennis Downing do site www.hermeneutica.comMudando de Filiação

Se você está com sua carteira de identidade, tire-a. Olhe uma coisa na sua carteira.

Sua carteira de identidade representa seu nome, o número da carteira, etc. Ainda há uma parte que trata de "Filiação". Lá você vê os nomes de seus pais.


Não sei como foi a sua relação com seu pai. Talvez ele foi um excelente pai. Talvez não. Há muitos que não tiveram uma boa relação com seus pais. Para estas pessoas, o dia dos pais não traz boas lembranças.

Segundo o Evangelho de Mateus, Deus é capaz de fazer um milagre na sua vida. Ele pode mudar sua filiação.

De filho e descendente de pessoas comuns, Deus pode tornar você um filho do Rei. Mas, Ele só pode fazer isso se você seguir e obedecer aquele Rei.

Ele não pode mudar e não quer mudar seu passado. Mas, ele pode mudar seu futuro. Ele pode mudar seu futuro eterno.

Lendo Mateus 1:1-17 vemos a história dos antepassados de Jesus. Lá descobrimos que, de gente comum, Deus pode fazer de qualquer um, um filho do Rei. A história do parentesco de Jesus é uma história de muitas falhas e erros. Havia pessoas extraordinárias, e muitas pessoas simples e comuns. Mas, desta linhagem, Deus levantou o Rei dos Reis. E, ele nos convida a fazer parte também da mesma linhagem. Pela graça de Deus, nós podemos mudar hoje a nossa filiação. Ele pode nos transformar em filhos do Rei.
- por Dennis Downing do site www.hermeneutica.comAquela hora em oração

Quando George casou e começou a criar filhos, decidiu investir uma hora por dia em oração por eles.

Com o tempo ele começou a orar pela fé de seus netos e bisnetos. Cada dia ele passava uma hora em oração pelos filhos e pelas próximas gerações da sua família.

Escute o resultado: As duas filhas de George se converteram e se casaram com homens que entraram no ministério Cristão em tempo integral.

As quatro netas de George se casaram com pregadores e seu neto se tornou pastor.

Os primeiros dois bisnetos, entraram na faculdade juntos.
Um deles entrou no ministério Cristão, e o outro não.
Talvez George tenha ficado um pouco desapontado com este neto. Mas, depois ele entendeu melhor os desígnios de Deus.


Aquele segundo neto se formou em Psicologia e começou a escrever livros para orientar pais na criação de seus filhos. Com o tempo ele começou a falar no rádio e seus livros ajudaram cada vez mais pais Cristãos.

O nome daquele bisneto de George é James Dobson, autor de diversos livros sobre casamento e a criação de filhos.
É um dos autores Cristãos mais influentes da atualidade.

Por meio da perseverança diária nas suas orações, George teve um impacto nas vidas não só dos seus filhos, mas, de netos e bisnetos, e por meio deles nas vidas de milhares de famílias e de várias gerações de Cristãos.

Pais, como é seu tempo de oração pelos seus filhos?
Quanta diferença será que uma hora por dia em oração faria pelos seus?

Aquela hora que você gasta surfando na Internet, assistindo jornal ou novela – vai valer quanto depois?
Se você mudasse aquele horário e usasse para oração, você sabe a diferença que faria?
- de Dennis Downing da pregação "Pais de Oração".

Citações sobre pais

A melhor coisa que um pai pode fazer é amar a mãe de seus filhos.
- autor desconhecido

Meu pai me deu o melhor presente que uma pessoa poderia dar a outra - ele acreditou em mim.
- Jim Valvano

Quando eu era um menino de quatorze anos, meu pai era tão ignorante que mal consegui agüentar o velho. Mas, quando eu fiquei com vinte e um anos, fiquei surpreso com o quanto ele havia aprendido em sete anos.
- Mark Twain

Até que um homem percebe que seu pai estava certo, ele geralmente tem um filho que está convicto que ele está errado.
- Charles Wadsworth

Meninos pequenos se tornam grandes homens pela influencia de grandes homens que se importam com meninos pequenos.
- autor desconhecido

Uma noite um pai ouviu seu filho orar "Deus, torna-me um homem como meu pai." Mais tarde aquela noite, o pai orou "Deus, torna-me o homem que meu filho quer que eu seja."
- autor desconhecido

“Enxergando o que os olhos não podem ver”

Estou a seis passos da cabeceira da cama. Meus braços estendidos. Mãos abertas. Na cama está Sara, de apenas quatro anos, agachada como uma gatinha brincalhona. Ela vai pular. Mas ainda não está pronta. Estou muito perto.

- Mais para trás, papai - ela pede, desafiando-me.

Cedo dramaticamente, confessando admiração por sua coragem. Paro após dois grandes passos:

- Mais? - pergunto.

- Sim! - exclama Sara, aguardando na cama.

A cada passo ela ri, bate palmas e acena pedindo distância. Quando estou do outro lado do abismo, além do alcance do homem mortal, quando me torno uma pequena figura no horizonte, ela decreta:

- Aí está bem.

-Você tem certeza?

- Sim - ela grita.


Estendo meus braços. Uma vez mais ela agacha, então pula. Super-heroína sem capa. Apenas seu coração voa mais alto do que seu corpo. Naquele momento de aerotransportação, sua única esperança era o pai. Caso ele demonstrasse fraqueza, ela vacilaria; se demonstrasse crueldade, ela cairia; se demonstrasse negligência, ela tombaria.

Porém ela não conhece tal medo, pois confia em seu pai. Quatro anos sob o mesmo teto haviam-na convencido de que ele era confiável. Não é o Super-homem, mas é forte. Não é santo, mas é bom. Não é brilhante, mas não precisa ser lembrado de segurar sua filha quando ela pula.

Então a garotinha pula.

Então ela voa.

Então, ele a agarra e ambos alegram-se com o casamento de sua confiança e a fidelidade dele.

- Max Lucado, “Enxergando o que os Olhos Não Podem Ver” em “Quando Deus Sussurra o Seu Nome”, Copyright: Editora CPAD, 1997.

Deus está presente em seus apuros

O Senhor, pois, é aquele que vai adiante de ti; ele será contigo, não te deixará, nem te desamparará. Deut 31:8

Quando eu tinha sete anos, fugi de casa. Eu estava cheio das regras de meus pais, e decidi que podia fazer as coisas do meu jeito. e até logo. Com as minhas roupas numa bolsa de papel, saí depressa pelo portão dos fundos, e marchei viela abaixo. Mas não fui muito longe. Cheguei ao fim da viela, e lembrei que estava com fome. Então, voltei para casa.

Embora a rebelião houvesse sido breve. fora. contudo, rebelião. E se você tivesse me parado naquele caminho do pródigo, eu simplesmente lhe teria dito como me sentia. "Não preciso de um pai. Sou grande demais para as regras da minha família".

Não ouvi o canto do galo, como aconteceu com Pedro. Não senti o golfar do peixe, como Jonas. Não ganhei um manto. um anel e sandálias. como o pródigo. Entretanto, aprendi com meu pai terreno o que esses três aprenderam com o Pai celeste. Nosso Deus não é pai apenas nos bons momentos. Ele não é do tipo "ama-e-deixe-que-se-vire Posso contar com Ele em meus apuros. não importa como eu me saia. Você também pode.

– Max Lucado em “A Grande Casa de Deus”, citado em “Graça Para O Momento”, Copyright: editora CPAD, 2004.

Pegadas do discipulado

“Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros” João 13:35

Observe um menininho seguindo seu pai na neve. Ele estica as pernas para pisar onde o pai pisou. Não é uma tarefa muito fácil. Suas pernas curtas estendem-se o quanto podem para que seus pés toquem as pegadas do pai.

O pai, vendo o que o filho está fazendo, sorri, e começa a dar passos mais curtos para que o filho os possa seguir.

Eis um quadro do discipulado.

Em nossa fé, seguimos os passos de alguém. Um pai, um professor, uni herói nenhum de nós é o primeiro a palmilhar a trilha. Todos temos alguém a quem seguimos.

Em nossa fé, deixamos pegadas para guiar outros. Um filho, um amigo, um novo convertido. Ninguém deve ser deixado para palmilhar sozinho a trilha.

Eis o princípio do discipulado.

Max Lucado em “The Inspirational Study Bible” citado em “Graça Para O Momento”, Copyright: Editora CPAD, 2004.

“Pais Descartáveis”

A manchete do Diário de Pernambuco de 27 de julho, 2008 disse tudo “Pais Descartados - Mulheres Recorrem A Banco De Sêmen No Recife Para Gerar Filhos Sem Parceiros.” O artigo explicou que “Mulheres pernambucanas com idade acima de 35 anos e uma carreira bem-sucedida estão recorrendo à ciência para realizar o sonho de ter filhos. No lugar de um parceiro problemático em carne e osso, elas procuram um banco de sêmen, com direito à escolha de três perfis contendo cor de pele, cabelo e olhos, altura e profissão. O esperma do doador vem de São Paulo. O serviço completo custa cerca de R$ 3 mil. Neste caso, o pai biológico nem consta na certidão de nascimento.”

"Esqueceram de mim" de verdade

Mais uma vez a vida imita o cinema. No dia 03 de agosto de 2008, uma menina de três anos de idade foi "esquecida" pelos pais no aeroporto de Tel Aviv, segundo o jornal israelense "Haaretz". Os pais, que tem cinco filhos, embarcaram para Paris no domingo. Segundo o jornal, a menina foi encontrada na loja Duty Free por um policial do aeroporto. Ao identificarem os pais, os policiais ainda levaram a menina para o portão de embarque do vôo, mas, o avião já havia decolado. Segundo a reportagem, os pais só deram conta da falta da menina 45 minutos depois que o avião decolou quando foram informados pelo piloto que havia sido avisado pela polícia. Cerca de duas horas depois, a menina embarcou para Paris em outro vôo, acompanhada por uma comissária de bordo.

“Um pai é grande aos olhos dos filhos”

Conta-se que certo pastor foi visitar que estava chegando para sua comunidade. A mãe e as crianças estavam em casa, mas o pai tinha saído. O pastor disse que visitaria mais tarde, mas as crianças disseram: "Espere uns poucos minutos. Papai logo estará em casa". Então as crianças começaram a falar animadamente sobre seu pai e as coisas que ele fazia. Logo o pai chegou. O pastor se surpreendeu. Da conversa das crianças ele esperava encontrar um homem grande, vistoso, bem vestido, quem sabe com um belo terno, gravata e uma pasta de executivo nas mãos. Em vez disso, ele viu um homem médio, de aparência comum, uma pessoa a quem você não olharia duas vezes se encontrasse na rua. Mas uma coisa o pastor percebeu, aquele homem de aparência frágil tinha o respeito de sua família.
- Do site de Pr. Walter Pacheco

Como foi para Deus deixar seu filho aqui

[Max Lucado escreve sobre o primeiro dia na escola da sua primeira filha, Jenna. Ele conta como foi difícil deixá-la pela primeira vez, sabendo que desconhecidos estariam ensinando e cuidando dela. Daí, ele pensa em Deus deixando seu filho Jesus aqui na terra, e como foi difícil para ele...]

Enquanto eu caminhava de volta ao carro, um versículo apoderou-se de mim. Era uma passagem que eu havia estudado antes. Os acontecimentos de hoje transpuseram-na da teologia branca e preta para a realidade colorida.

"Que diremos, pois, a estas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós? Aquele que nem mesmo a seu próprio Filho poupou, antes o entregou por todos nós, como não nos dará também com ele todas as coisas?" (Romanos 8:31,32).

Foi assim que Deus se sentiu? O que eu senti hoje de manhã é de alguma forma parecido com o que o Senhor sentiu quando entregou seu Filho?

Se foi, isso explica muita coisa. Explica a proclamação dos anjos aos pastores nas cercanias de Belém. (Um pai orgulhoso anunciava o nascimento de um filho.)

Explica a voz no batismo de Jesus: "Este é meu filho... " (O Senhor fez o que eu queria fazer mas não pude.)

Explica a transfiguração de Moisés e Elias no alto do monte. (O Senhor os enviou para encorajá-lo.)

E explica como o seu coração deve ter doído quando ouviu a voz entrecortada de seu filho: "Pai, passa de mim este cálice."

Eu estava soltando Jenna dentro de um ambiente seguro com uma professora compassiva e pronta para enxugar quaisquer lágrimas. Mas o Senhor soltou Jesus em uma arena hostil com um soldado cruel que transformou as costas do seu Filho em carne viva.

Eu me despedi de Jenna sabendo que ela faria amizades, riria, desenharia figuras. O Senhor despediu-se de Jesus sabendo que cuspiriam nele, caçoariam dele e o matariam.

Entreguei minha filha plenamente ciente de que se ela precisasse de mim, eu estaria ao seu lado num instante. O Senhor despediu-se de seu Filho plenamente ciente de que quando ele mais precisasse do Pai, quando seu brado de desespero rugisse pelos céus, o Pai ficaria em silêncio. Os anjos, embora em posição de alerta máximo, não receberiam nenhuma ordem sua. Seu Filho, embora em angústia, não sentiria nenhum conforto vindo das mãos do Pai. "Ele deu o melhor que tinha", raciocina Paulo. "Por que duvidaríamos do seu amor?"

Antes que o dia terminasse, sentei-me em silêncio uma segunda vez. Desta vez, porém, não ao lado de minha filha, mas diante do meu Pai. Desta vez, não triste por causa do que eu tinha de dar, mas grato por aquilo que já havia recebido - a prova viva de que Deus se importa. - De Max Lucado em "Prova Viva" do livro "Seis horas de uma sexta-feira", Copyright: Editora Vida, 1994.

Porque filhos de crentes não se convertem

Fiquei surpreso ao encontrar num livro velho, escrito há várias décadas e de autoria do Dr. W.C.Taylor, isto: "Parece-me ainda que o motivo por que alguns filhos de crentes nunca se convertem, antes se tornam os mais duros incrédulos, é que as conversas incessantes que ouvem acerca do Evangelho são monótonas, frias e banais e, diante disso, não percebem a maravilha das Boas Novas de que seus pais falam mas não ilustram na sua vida cristã rotineira."

Alguns provérbios modernos para pais

A melhor dádiva que você pode dar ao seu filho é o seu tempo.

"Um pai, ainda que o mais pobre, tem sempre uma enorme riqueza para deixar ao filho: seu exemplo!" (Coelho Neto)

"O maior feito que um pai pode realizar em favor dos filhos é amar a mãe deles." - Josh McDowell

"Uma criança provavelmente não encontrará um pai em Deus, a não ser que encontre algo de Deus em seu próprio pai." - Glen Wheeler

James Dobson tem um livro cujo título é: "Ser Pai Não É Coisa Para Covardes". Não é mesmo nada fácil ser pai. É uma tarefa exigente e difícil.

De alguns pastores até se ouve dizer que são "paistores".

O Pai de Boswell

É dito de Boswell, o famoso biógrafo de Samuel Johnson, que ele freqüentemente se referiu a um dia especial na sua infância quando o pai dele o levou a pescar. O dia ficou guardado em sua memória, e freqüentemente ele refletiu sobre muitas coisas que o pai dele o ensinou na sua experiência de pescar juntos.

Apos ter ouvido desta experiência, mais tarde ocorreu a alguém de verificar no jornal que o pai dele mantinha para ver o que o pai observou sobre aquele dia de pesca. Olhando naquele dia o leitor encontrou as seguintes palavras: “Fui pescar hoje com meu filho; um dia desperdiçado”. – Gordon MacDonald em “O Pai Eficaz”

O que personagens da Bíblia ensinam sobre pais

1.) Em Gênesis 12 Abraão ensina pais sobre a dor de ficar sem filhos.
2.) Em Gênesis 37, 48 e 49 Jacó ensina pais o que acontece quando tomamos favoritos entre nossos filhos.
3.) Em 1 Samuel 1-4 Eli ensina pais sobre o que acontece quando estamos ausentes na criação dos nossos filhos, mas, como podemos fazer uma diferença criando filhos adotivos.
4.) Em 2 Samuel 11-18 Davi ensina pais que colhemos o que plantamos na criação dos nossos filhos.
5.) Em 1 Reis 17-19 e 2 Reis 2-8 Elias ensina pais a arte de mentorear e criar um líder.
6.) No livro de Ester, Mordecai ensina como ser um bom padrasto.
7.) Em Mateus 1-2 e Lucas 1-3 José (pai de Jesus) ensina pais humildade ao tomar o último lugar na história.
8.) Em João 8:12-59 Jesus coloca diante de nós a escolha de qual pai iremos seguir Abraão, o Diabo, ou Deus.
- autor desconhecido

Passagens Sobre Pais

ARA Deut 6:6-7 Estas palavras que, hoje, te ordeno estarão no teu coração; 7 tu as inculcarás a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e ao deitar-te, e ao levantar-te.

ARA Deut 11:18-19 Ponde, pois, estas minhas palavras no vosso coração e na vossa alma; atai-as por sinal na vossa mão, para que estejam por frontal entre os olhos. 19 Ensinai-as a vossos filhos, falando delas assentados em vossa casa, e andando pelo caminho, e deitando-vos, e levantando-vos.

ARA Deut 31:12-13 Ajuntai o povo, os homens, as mulheres, os meninos e o estrangeiro que está dentro da vossa cidade, para que ouçam, e aprendam, e temam o SENHOR, vosso Deus, e cuidem de cumprir todas as palavras desta lei; 13 para que seus filhos que não a souberem ouçam e aprendam a temer o SENHOR, vosso Deus, todos os dias que viverdes sobre a terra à qual ides, passando o Jordão, para a possuir. ARA Salmo 78:5-8 Ele estabeleceu um testemunho em Jacó, e instituiu uma lei em Israel, e ordenou a nossos pais que os transmitissem a seus filhos, 6 a fim de que a nova geração os conhecesse, filhos que ainda hão de nascer se levantassem e por sua vez os referissem aos seus descendentes; 7 para que pusessem em Deus a sua confiança e não se esquecessem dos feitos de Deus, mas lhe observassem os mandamentos; 8 e que não fossem, como seus pais, geração obstinada e rebelde, geração de coração inconstante, e cujo espírito não foi fiel a Deus.

ARA Mateus 7:9-11 9 Ou qual dentre vós é o homem que, se porventura o filho lhe pedir pão, lhe dará pedra? 10 Ou, se lhe pedir um peixe, lhe dará uma cobra? 11 Ora, se vós, que sois maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais vosso Pai, que está nos céus, dará boas coisas aos que lhe pedirem?

ARA 1 Cor 4:15 15 Porque, ainda que tivésseis milhares de preceptores em Cristo, não teríeis, contudo, muitos pais; pois eu, pelo evangelho, vos gerei em Cristo Jesus.

ARA 2 Cor 12:14 Eis que, pela terceira vez, estou pronto a ir ter convosco e não vos serei pesado; pois não vou atrás dos vossos bens, mas procuro a vós outros. Não devem os filhos entesourar para os pais, mas os pais, para os filhos.

ARA Efésios 6:1-4 Filhos, obedecei a vossos pais no Senhor, pois isto é justo. 2 Honra a teu pai e a tua mãe (que é o primeiro mandamento com promessa), 3 para que te vá bem, e sejas de longa vida sobre a terra. 4 E vós, pais, não provoqueis vossos filhos à ira, mas criai-os na disciplina e na admoestação do Senhor. (Veja também Col. 3:20-21)

ARA 1 Tess 2:11-12 11 E sabeis, ainda, de que maneira, como pai a seus filhos, a cada um de vós, 12 exortamos, consolamos e admoestamos, para viverdes por modo digno de Deus, que vos chama para o seu reino e glória.

O melhor presente

Um jovem e bem-sucedido advogado disse: “O maior presente que já recebi foi uma pequena caixa que recebi de meu pai um Natal. Dentro estava um recado que disse, ‘Filho, este ano eu lhe darei 365 horas, uma hora a cada dia depois do jantar. É sua. Falaremos daquilo que você quiser falar, iremos por onde você quiser ir, brincaremos o que você quiser brincar. Será sua hora!’ Meu pai não somente guardou aquela promessa”, disse o advogado, “Mas, a cada ano ele a renovou – e é o melhor presente que recebi na minha vida. Eu sou o resultado do tempo dele.”- Tan, P. L. (1996, c1979). Encyclopedia of 7700 illustrations (“Enciclopédia de 7700 ilustrações) Garland TX: Bible Communications.

O pai como exemplo de Deus

Um menino constantemente chegava atrasado da escola. Finalmente, um dia seus pais o alertaram que, naquele dia, ele teria que chegar na hora. No entanto, ele chegou mais tarde ainda. A mãe dele o encontrou entrando em casa, mas, não falou nada. O pai dele o viu na sala, mas, não disse nada.

No jantar, aquela noite, o menino olhou para seu prato. Havia um pedaço de pão e um copo de água. Ele olhou para o prato do pai dele e viu que estava cheio. Mas, o pai dele ficou calado. O menino sentiu-se esmagado.

O pai esperou para o menino sentir o impacto completo, daí, calmamente tomou o prato do menino e colocou em seu lugar. O pai pegou seu prato e colocou no lugar do filho e sorriu para ele.

Quando o menino ficou grande ele disse, “Toda minha vida eu soube como Deus é pelo que meu pai fez aquela noite.” – autor desconhecido

Conselhos Para Criar Filhos

Se eu tivesse meu filho para criar de novo,
Eu pintaria mais com meus dedos e apontaria para eles muito menos.
Eu passaria menos tempo corrigindo e mais tempo conversando.
Eu tiraria meus olhos do meu relógio e perceberia mais o quão rápido o tempo está se passando.

Eu me importaria em saber menos, e saberia me importar mais.
Eu passaria mais tempo brincando com eles.
Eu ficaria menos sério(a) e me divertiria mais.

Eu correria mais com eles e olharia mais as estrelas.
Eu seria menos firme, mas, firmaria mais meu amor por eles.
Eu reformaria a auto estima, e deixaria a reforma da casa para depois.
Eu amaria menos a força, e viveria mais a força do amor. -- autor desconhecido

Como é que um homem vive como pai?

Ele ensina bondade, sendo cordato e gracioso em casa.
Ele ensina paciência, sendo manso e compreensível vez após vez.
Ele ensina honestidade, mantendo suas promessas mesmo quando doe.
Ele ensina coragem, vivendo sem medo e com fé, em qualquer circunstância.
Ele ensina justiça, sendo justo e tratando todos igualmente.
Ele ensina obediência à Palavra de Deus por preceito e exemplo na medida que ele lê e ora com a família dele diariamente.
Ele ensina amor a Deus e à Igreja dEle levando sua família regularmente a todos os cultos.
Seus passos são importantes, pois outros seguem atrás. - Autor desconhecido

Eu o amei bastante

"Você não me ama! " Quantas vezes seus filhos tentaram essa com você? Em algum dia quando meus filhos forem grandes o suficiente para entender a motivação lógica de uma mãe, eu lhes direi: * Eu o amei o bastante para insistir em saber aonde você ia e a que horas você chegaria em casa.
* Eu o amei o bastante para lhe deixar descobrir que seu amigo não era bom.
* Eu o amei o bastante para ficar no seu pé por duas horas enquanto você limpava seu quarto, um trabalho que eu teria feito em 15 minutos.
* Eu o amei o bastante para ignorar o que toda outra mãe fazia ou dizia.
* Eu o amei o bastante para deixá-lo tropeçar, cair, se machucar e falhar.
* Eu o amei o bastante para lhe aceitar do jeito que você é, e não do jeito que eu queria que você fosse.
* Acima de tudo, eu o amei o bastante para dizer “não” mesmo quando você me odiou por isto