terça-feira, 4 de agosto de 2015

MISSÕES NO NORDESTE BRASILEIRO

................................................................................................................
.................................................................................................................
................................................................................................................




O Sertão Nordestino

Segundo o último Censo (IBGE, 2010) a presença evangélica no sertão está em torno de 7%, enxugando com a retirada das seitas que o IBGE considera como evangélicas, vamos ter um percentual de apenas 5,5%.

No Sertão encontramos uma sociedade fortemente marcada pela idolatria, por um fundo de cultura animista, pelos mais tristes índices sociais (alto índice de analfabetismo, de evasão escolar, baixíssima renda familiar, baixo IDH, etc), pelo problema das secas cíclicas e pelo descaso dos poderes públicos.

A igreja do Senhor Jesus em nosso país deve encarar o desafio da evangelização dos Sertões Nordestinos amando o povo sertanejo e enviando missionários para o plantio de igrejas bíblicas, pois nada é mais eficiente para evangelizar uma região (ou uma nação), que plantar igrejas.

No meio de uma população pobre, os missionários devem ser preparados e equipados para implantar projetos de transformação social seguindo princípios bíblicos, fugindo das tentações do paternalismo e do imediatismo, que tanto atrapalham projetos de plantio de igreja e de empoderamento do próprio povo.

No interior nordestino são 196 municípios com até 5% de crentes, cerca de 6 mil povoados rurais sem nenhuma igreja evangélica, a maioria absoluta no sertão.

Além do povo sertanejo, encontramos em solo nordestino outro desafio, espalhado em todo o território, com presença marcante no Sertão: os povos minoritários, que são os Ciganos, os Quilombolas e os Indígenas da região Nordeste, todos pouquíssimo evangelizados e em todos os aspectos mais carentes que o sertanejo comum.

As igrejas das capitais nordestinas tem uma grande responsabilidade pela evangelização dos povos de nossa terra e o primeiro passo é conhecê-los melhor e amá-los ao ponto de desejar incontidamente que sejam alcançados com o Evangelho de Cristo. Todavia, a responsabilidade é de toda a igreja: dos sertões, das capitais e de todo o Brasil.

Que o Senhor faça emergir em nossos corações um amor mais ardente e um compromisso crescente em favor deles, que nos remeta a esforços maiores pela salvação de muitos sertanejos, ciganos, quilombolas e indígenas do Nordeste.


Zona rural do sertão nordestino tem apenas 0,1% de evangélicos


A zona rural do sertão nordestino possui mais de 15 milhões de habitantes e tem menos de 0,1% de crentes, com mais de 10 mil comunidades rurais sem a presença de uma igreja evangélica. Em razão das agruras de toda sorte às quais é submetido, o sertão nordestino já foi apelidado de a janela 10 X 40 brasileira. É uma alusão irônica à região geográfica pouquíssimo evangelizada localizada entre os graus 10 e 40 da Latitude Norte do planeta e que forma um grande retângulo, desde o Norte da África e Sul da Espanha até o Japão e Norte das Filipinas.

E para realizar missões no meio desse povo sofrido é preciso estratégias diferenciadas e conhecer a peculiaridade do sertão. Em relação a Cultura destacam-se os acessórios, a culinária, o linguajar, estilo de vida simples, festas e um forte machismo. Já na parte geográficas os desafios são por conta das longas distâncias para o acesso a tudo, fontes de água precárias, vegetação desértica, terrenos rochosos, clima seco e quente. Tratando de religiosidade, a maior característica é a idolatria. A maioria é católica, frequentando à missa aos domingos; misticismo e ignorância quanto à palavra de Deus também são características observadas.
Socialmente os nordestinos têm renda familiar baixa, trabalho infantil, casamento precoce, muitos filhos, alto índice de analfabetismo, alcoolismo, prostituição e poligamia.

MELHORES ÍNDICES DE EVANGÉLICOS NO SERTÃO PARAIBANO

Patos……………………10.581
Catolé do Rocha………3.660
Sousa…………………….5.665
Cajazeiras……………….4.656
Pombal………………….3.037
São Bento………………2.818
Itaporanga……………..1.790
Princesa Isabel…………..870

O POVO SERTANEJO E O EVANGELHO

No sertão, a resposta ao Evangelho é mais demorada – o que exige perseverança na evangelização. Sabe-se que o sertanejo nordestino é aberto ao misticismo e ao tradicionalismo religioso. Deixar o Catolicismo, para muitos, é culturalmente considerado uma desonra.





O Sertão



CONHECENDO O SERTÃO NORDESTINO
O Nordeste é formado de nove Estados:
Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraiba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piaui e Maranhão.
Pode-se dizer que há dois Nordestes.
O Nordeste mais desenvolvido.
É o Nordeste do litoral, das capitais, das praias ensolaradas, dos shoppings, da economia forte, culturalmente desenvolvido, com muitas igrejas evangélicas, e movimentos evangélicos em expansão.
O Nordeste pouco desenvolvido.
Onde há muito analfabetismo, milhões abaixo da linha da pobreza e muita superstição. Centenas de cidades com baixíssima porcentagem de evangélicos. Milhares de povoados sem nenhuma igreja evangélica.  71% das cidades menos evangelizadas do Brasil estão nessa área. Das 485 cidades brasileiras com menos de 3% de evangélicos, 343 estão no Sertão Nordestino.
Fala-se em 10.000 comunidades rurais, ou vilarejos, sem igrejas.
O Nordeste todo tem em torno de 52 milhões de habitantes.
Cerca de 46 milhões vivem no Sertão.
16 milhões na área rural.
O Nordeste do litoral tem 06 milhões de habitantes; o Nordeste do interior, ou interiores, tem 46 milhões de habitantes. Juntando o interior de cada um dos nove Estados, temos o Sertão Nordestino.
Do ponto de vista espiritual, o litoral vem sendo bem trabalhado pelos evangélicos. A densidade evangélica nessa região é boa. Conta com igrejas fortes, grandes, com poder econômico bom. O Sertão Nordestino, ao contrário, é bem pouco evangelizado. Igrejas pequenas, dependentes financeiramente de outras igrejas e de missões. Muitas cidades com menos de 2% de evangélicos.
A seca, além de ser um problema climático, é uma situação que gera dificuldades sociais para as pessoas que habitam a região.
Com a falta de água torna-se difícil o desenvolvimento da agricultura e a criação de animais. Desta forma, a seca provoca a falta de recursos econômicos, gerando fome e miséria no Sertão Nordestino.
Pessoas precisam andar durante horas, sob sol e calor forte, para buscar água, muitas vezes suja e contaminada.
Com uma alimentação precária e consumo de água de péssima qualidade, os habitantes do Sertão Nordestino acabam vítimas de muitas doenças.



POR QUE SERTÃO RURAL, QUILOMBOLAS, CIGANOS E INDÍGENAS DO NORDESTE?

A zona rural nordestina possui 14,5 milhões de habitantes e tem menos de 1% de evangélicos, com mais de 10 mil povoados rurais sem nenhum crente. O povo do sertão rural necessita desesperadamente de novos missionários.
As comunidades quilombolas são originárias dos antigos quilombos, portanto, comunidades negras, rurais e paupérrimas. São mais de 1.000 no nordeste e menos de 2% de suas populações foram alcançadas pelo Evangelho.
As comunidades ciganas do nordeste, cujas origens são incertas, têm costumes e línguas variados. Suas relações com a sociedade brasileira muitas vezes foram conflituosas, sendo discriminados até mesmo pela igreja evangélica. Estima-se que menos de 0,5% conhece a Cristo.
Os indígenas nordestinos estão distribuídos emmais de 400 aldeias e cerca de 20 tribos, a maioria com pouquíssima presença evangélica, algumas não alcançadas. Muitos indígenas nordestinos já perderam sua língua original, adotando o português e a cultura brasileira. Estes indígenas sobrevivem com a triste realidade do analfabetismo, do trabalho infantil e conseqüente evasão escolar, da subnutrição infantil, da baixíssima renda, de precária assistência à saúde e Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) semelhante ao da Índia. E o pior… até hoje não alcançados pelo Evangelho!





O EVANGELISMO NO BRASIL

Quem viveu nas décadas anteriores à década de 70 pode sentir hoje, no dia-a-dia, a diferença do trato quando alguém se declara evangélico no Brasil.

O Brasil foi colonizado por portugueses, mais especificamente pelos jesuítas que, a todo custo, queriam fazer do país a maior nação católica do mundo. Com a Reforma Protestante, iniciada por Lutero, no século XVI, e a crise na Europa, muitos vieram do Velho Mundo em busca de novas oportunidades de vida e, também, a fim de propagar um evangelho diferente daquele que a Igreja Católica impunha.

Por volta de 1824, o Brasil era visto como um país 100% católico. A partir de 1855, os primeiros missionários protestantes começaram a chegar e a residir permanentemente por aqui e, em três décadas, todas as denominações protestantes históricas se estabeleceram no país. Muitos missionários tinham especializações profissionais e contribuíram muito para a educação e demais áreas sociais. Fundaram igrejas, escolas, universidades, clínicas, hospitais, jornais, editoras, etc. Trabalharam em favor da liberdade religiosa, promovendo o respeito à sua inerente diversidade. Apresentaram a “salvação pela graça, mediante a fé” e a visão responsável de que “a fé sem obras é morta”. A partir daí, pode-se dizer que a igreja evangélica brasileira tem contribuído para “mudar a cara” desta grande nação.

E nós, brasileiros do século XXI, vivemos nesta época de transformação do país e louvamos a Deus por tudo que Ele tem feito em nosso meio.

Lembro-me muito bem de que, quando criança, era difícil declarar publicamente a Igreja a qual pertencia sem receber um olhar indagador, como que dizendo: “Verdade? Como você pode? Você é um protestante?”.

Hoje, vivemos outra realidade: podemos nos declarar evangélicos com um certo orgulho e a responsabilidade de mostrar que a diferença está em viver pela fé, como diz o apóstolo Paulo: “O justo viverá pela fé” (Rm 1.17).

Um cuidado necessário

A pesquisa é uma ferramenta eficiente e tem sido bem reconhecida nos últimos tempos. Pesquisam-se para abrir uma loja, lançar um produto, eleger nossos governantes, etc. A Igreja evangélica no Brasil também tem feito proveito dessa ferramenta e se conscientizado da sua grande utilidade. A partir de seus resultados, procuramos elaborar estratégias de implantação de novas igrejas onde ainda não existem, evitando desperdiçar energia e recursos ao abrirmos igrejas de denominações diferentes uma ao lado da outra, por exemplo, enquanto outros bairros são esquecidos. “Sempre fiz questão de pregar o evangelho onde Cristo ainda não era conhecido, de forma que não estivesse edificando sobre alicerce de outro” (Rm 15.20).

Diante desse texto bíblico, nada melhor do que os números e os gráficos para que saibamos o que tem acontecido durante estes últimos anos da nossa história. A seguir, partindo dos dados fornecidos pelo IBGE, “fotografamos” o crescimento dos evangélicos nas últimas décadas.

De 1970 a 1991

Segundo os censos realizados em 1970, 1980 e 1991, a Igreja evangélica no Brasil cresceu, no período, mais que o dobro do ritmo de crescimento da população.

Nos resultados da pesquisa do IBGE, publicados em 1980, constatamos que na década de 70 a população cresceu 2,48% ao ano e a igreja evangélica, 5,06%, o dobro do crescimento populacional. Logo, já significava um crescimento real da Igreja, motivo de comemoração!

Mas o Senhor tinha mais bênçãos para derramar sobre esta grande nação.

Na década seguinte, 1980 a 1991, o censo do IBGE revelou que o crescimento da população do Brasil foi menor do que na década anterior, 1,93% ao ano. Mas a Igreja evangélica continuou crescendo 4,68%, quase no mesmo ritmo da década de 70. Isso significa dizer que a Igreja cresceu proporcionalmente nesse período 2,5 vezes mais do que a população brasileira.

De maneira geral, passamos de um país quase que totalmente católico, em 1824, para um país com 12,1% de evangélicos, em 1991.

Muitos dirão que, na realidade, o Brasil não era 100% católico. Eu concordo. É impossível a unanimidade neste sentido. O fato é que o país se declarava totalmente católico e que não havia o testemunho evangélico. Os holandeses e os franceses, que por vezes tentaram se estabelecer no país, vinham com as “boas novas”, mas a guerra religiosa que encontravam os derrotou e os fez desistir.

Após 136 anos, desde que os primeiros missionários evangélicos começaram a se estabelecer definitivamente no Brasil, éramos 13,7 milhões.

No entanto, havia ainda o grande desafio do Nordeste, pois o censo de 1991 revelou algumas mesorregiões1 com menos de 3% de evangélicos no Estado de Minas Gerais e outros, em grande número, na região Nordeste do país. As demais mesorregiões teriam índices superiores a 3% de evangélicos.

Panorama e análise dos evangélicos a partir do Censo 2000

Se com as informações das pesquisas do IBGE, até 1991 vivíamos conscientes dos grandes motivos que tínhamos para louvar a Deus por tudo que já havia feito no Brasil, com os resultados do Censo 2000 pudemos reafirmar nossos motivos de louvor e constatar que Ele nos levara além das nossas expectativas.

As projeções feitas a partir dos dados de 1991 foram superadas. Obra maravilhosa do Senhor numa nação!

A Igreja evangélica no Brasil continuou crescendo mais rápido do que a população. Na última década, 1991 a 2000, a sua taxa de crescimento superou em quatro vezes o da população.

Devemos nos lembrar, no entanto, que tal crescimento varia de acordo com a região. Comparando as taxas anteriores, notamos que até 1991 a região Sul era a região que menos crescia no Brasil, com uma TCA (taxa de crescimento anual) inferior a 4%; em 2000, apresentou um crescimento de 4,3% ao ano. Mas continua sendo a região de menor crescimento dos evangélicos no país, merecendo, assim, toda a nossa atenção. O Estado de Roraima continua sendo o que tem a maior TCA. Percebemos que as maiores taxas de crescimento estão nas regiões Norte e Nordeste. (mapa abaixo)

2003 — o Brasil tem 17% de evangélicos

No Censo de 1991, éramos 13,7 milhões de evangélicos, ou seja, 12,1% da população do país. Em 2000, passamos para cerca de 26 milhões, isto é, 15% da população. Isso equivale a cinco vezes a porcentagem de 1940 e quase o dobro da de 1980.

Em nove anos (1991 a 2000), o número de brasileiros que se declaravam evangélicos dobrou. Fazendo uma projeção a partir do Censo 2000, neste ano de 2003, já devemos ser cerca de 30 milhões de evangélicos. Isso corresponde a aproximadamente 17% da população.

Se o mesmo ritmo de crescimento constatado na última década se repetir, ousamos afirmar que, até 2022, o Brasil se tornará 50% evangélico.

Onde estão os evangélicos?

A presença evangélica varia muito conforme a região do país. Se por um lado encontramos Estados com baixos índices, inferiores a 10%, por outro encontramos alguns Estados com mais de 20% de evangélicos.

Quando mapeamos os Estados, detalhando a presença dos evangélicos com a ajuda das cores, verificamos, com alegria, que temos mais Estados com porcentagem maior de evangélicos. Mas não podemos deixar de voltar nossa atenção para os mais necessitados. Embora a região Sul tenha um crescimento pequeno (TCA entre 3 e 6% nos diferentes Estados), a Nordeste, porém, é a única região do Brasil que ainda possui Estados com uma porcentagem menor que 10% de evangélicos.

Como vimos anteriormente, na região Nordeste, em 1991, se concentravam as mesorregiões com menos de 3% de evangélicos. Hoje, infelizmente, vemos essa concentração também nas regiões Sul e Sudeste.

A Igreja evangélica

Existem no Brasil cerca de 150 mil igrejas evangélicas de todos os tipos. Entretanto, pesquisas de campo mostram que apenas um terço dos evangélicos, aproximadamente, estão nas igrejas num domingo típico.

Em 1993, durante o Congresso Brasileiro de Missões, realizado em Caxambu, MG, nasceu o Projeto Brasil 2010. Vários pastores, representando diversas igrejas, ficaram comovidos com relatos sobre o crescimento de igrejas em outros países e resolveram adotar e promover uma estratégia para uma persistente, contínua e marcante implantação de igrejas no Brasil. Tal Projeto envolve um trabalho de oração, pesquisa e mapeamento e tem encorajado pastores e líderes a plantar novas igrejas no Brasil, nas regiões onde o evangelho ainda não é bem conhecido.

Seguem algumas observações gerais sobre a Igreja evangélica brasileira de hoje:

• As regiões urbanas têm experimentado maior crescimento que as áreas rurais.

Veja dois exemplos, um na região Nordeste e outro na região Norte, que ilustram essa realidade:

Em 2002, no sertão nordestino, numa microrregião que, em 1991, o IBGE apontava como tendo 1,13% de evangélicos, o Projeto Brasil 2010, em parceria com a Visão Mundial, fez uma pesquisa completa em onze municípios do sertão da Paraíba. Esses municípios compõem a microrregião chamada Itaporanga. A pesquisa retratou a realidade do sertão e se preocupou, ainda, em analisar como a população não-evangélica vê o “crente”. Na ocasião, foi feita também uma distinção de zona urbana e rural. A conclusão foi a seguinte: não obstante a relação habitantes/igreja nesses municípios ser parecida com a das grandes cidades, há, ainda, muitas comunidades sem igrejas nas zonas rurais. Neste caso, a microrregião de Itaporanga tem uma população de 83.000 habitantes e, considerando as comunidades com no mínimo quinze habitantes, existem 140 comunidades rurais sem igrejas. Esta é uma população que não ouvirá o evangelho se alguém não for lá pregar e estabelecer uma igreja para que o novo convertido seja discipulado.

A região Norte do Brasil apresenta uma porcentagem de evangélicos bastante alta dentro do contexto nacional. Na cidade de Manaus, por exemplo, a relação habitantes/igreja foi a de melhor média até agora nas grandes cidades (796 habitantes/igreja local). No entanto, uma peculiaridade dessa região é a população ribeirinha. A região Norte possui mais de 40 mil comunidades ribeirinhas com uma população média de 130 habitantes por comunidade. Em 1999, foi estimado que 90%, aproximadamente (ou seja, 36 mil) destas comunidades ribeirinhas não tinham nenhuma igreja evangélica.

• A Igreja tem crescido mais entre os pobres do que entre os ricos

Uma pesquisa feita em Londrina, PR, em 2000, mostrou que as regiões mais ricas da cidade possuem menos igrejas evangélicas, resultado que tem se repetido em várias outras cidades ao redor do país.

• Vários grupos étnicos não foram ainda alcançados (tanto imigrantes quanto tribos indígenas)

Existem ainda 103, ou 40%, das 257 tribos indígenas do Brasil sem presença missionária. Outros grupos étnicos, tanto nas cidades quanto nas regiões rurais, também precisam ser focalizados, para que se implantem igrejas e todo o país, dessa forma, seja alcançado pelo evangelho de Jesus Cristo. (ver gráficos abaixo)

• As regiões Norte e Centro-Oeste têm a maior presença evangélica

• As regiões Nordeste e Sul, por outro lado, têm a menor

• O Sudeste tem os grandes desafios que vêm com a urbanização e grandes concentrações de população

Resumindo:

1. Cada região do país tem seus próprios desafios. Está comprovado que pelo menos 80% das pessoas em cada região não têm nenhuma participação na Igreja.

2. A Igreja evangélica do Brasil não é bem distribuída. Em todas as cidades e áreas rurais pesquisadas, foram encontrados lugares com muitas igrejas enquanto outros lugares com poucas.

No segundo semestre de 2001 e início do ano 2002, foi realizada uma pesquisa completa sobre a presença evangélica na cidade de Marília, SP. As ruas da cidade foram percorridas e igrejas localizadas e situadas em um mapa digital, que mostrou claramente que as igrejas não estão distribuídas igualmente entre todos os bairros. Este mesmo tipo de pesquisa foi feito em mais sete cidades ao redor do Brasil, em 2002. Resultados iniciais mostram que todas as cidades apresentam uma situação parecida.

1. O Brasil possui mais ou menos uma igreja para cada 1.200 habitantes (em 2002, a média das cidades pesquisadas foi de 1.011). Nas cidades pesquisadas em 2002, em um domingo típico, cerca de 6,5% da população do Brasil estavam presentes em uma igreja evangélica (a freqüência média das igrejas evangélicas no Brasil é de 70 pessoas). Podemos perceber que esta porcentagem é muito menor que o número de pessoas que se identificam como evangélicas no Censo e indica um número alto de evangélicos inativos nas igrejas.

2. Na década de 80, o grupo religioso que cresceu mais rapidamente foi o das pessoas sem religião ou sem declaração de religião. Nos anos 90, foram os evangélicos. Isto pode indicar que ser evangélico está-se tornando uma opção mais aceitável dentro da sociedade brasileira. Entretanto, de acordo com o Censo 2000 do IBGE, existem três Estados na região Nordeste, onde a porcentagem dos “sem religião” supera a porcentagem dos evangélicos.

O que falta para que o Brasil seja alcançado?

Deus está trabalhando muito no Brasil e a Igreja está crescendo. A Igreja ainda tem muito por fazer; foi abençoada por Deus e tem muito para oferecer como bênção. Isto indica a necessidade de uma responsabilidade missionária para alcançar as partes do Brasil que não estão sendo alcançadas naturalmente (áreas rurais, grupos étnicos, bairros esquecidos, etc), bem como os confins da terra.

No último Censo, encontramos 56 municípios com menos de 1% de evangélicos, o que atinge uma população de 310.884, e onze municípios sem nenhum evangélico, sendo que nove deles se encontram no Estado do Rio Grande do Sul. Vale lembrar que esses dados, muitas vezes, são colhidos por amostragem, o que não invalida a pesquisa, mas em se tratando de um número “0” na categoria “religião” valeria a pena visitar esses municípios e confirmar essa informação.

Precisamos:

1. Identificar os lugares que ainda não foram alcançados

2. Treinar líderes para as igrejas já existentes e para as que vão surgir

3. Motivar as igrejas a plantar novas igrejas em lugares estratégicos

4. Implantar 100 mil igrejas novas

5. Mobilizar missões para os grupos que não serão atingidos naturalmente

Alguns aspectos sociais como conseqüência do crescimento da Igreja

A revista Veja (edição de julho/2002), publicou uma reportagem intitulada “A força do Senhor”. Essa reportagem chamava a atenção para o crescimento dos evangélicos e sua atuação na área social do país. Dizia:

“O crescimento da fé evangélica está mudando o Brasil dos esportes à política, das favelas aos bairros chiques, dos presídios à televisão”

A reportagem menciona que as conseqüências do aumento do número de evangélicos, de modo geral, têm sido boas:

• Os evangélicos têm menos filhos
• Os evangélicos buscam uma boa moral sexual
• Levam a prática da fé a sério
• O ambiente esportivo melhorou, segundo os Atletas de Cristo, quando os evangélicos entraram e se manifestaram nesse meio
• Conversões na Casa de Detenção
• Adolescentes deixam as drogas
• Ética e valores morais na política
• Educação e cultura. Incentivo à leitura. Os evangélicos têm 934 instituições de ensino em vários níveis com 740.000 alunos
• Motivou a Renovação Carismática da Igreja Católica

O texto da Veja veio confirmar a pesquisa feita em Itaporanga, onde foi constatado que 57% da população vê com simpatia a presença dos “crentes” na sua região. Isso muito nos alegra, mas aumenta a nossa responsabilidade diante de Deus.

Conclusão

Como vimos, Deus tem abençoado muito o nosso país. Tem nos dado um crescimento em quantidade e a sociedade já vê algumas conseqüências disso. Precisamos nos conscientizar da importância de sermos numericamente expressivos e daquilo que o Senhor pode fazer por nosso intermédio, desde que nos coloquemos em suas mãos.

Seria muito bom se todas as denominações evangélicas se unissem no amor de Cristo, deixando de lado questões insignificantes, e mirassem o alvo mais nobre: realizar a tarefa de ganhar esta nação para Cristo.

Precisamos crescer na graça e no conhecimento do nosso Deus para transformar esta nação. Se em 2002, ano em que a reportagem da Veja foi publicada, já se constatava que a fé evangélica estava mudando a sociedade (e em 2002 éramos 17% de evangélicos), o que Deus não poderá fazer quando seu exército no Brasil corresponder a 50% de evangélicos?

Sabemos que a nossa fé pode mover montanhas: “Porque a fé que vocês têm é pequena. Eu lhes asseguro que se vocês tiverem fé do tamanho de um grão de mostarda, poderão dizer a este monte: Vá daqui para lá, e ele irá. Nada lhes será impossível” (Mt 17.20).

Simultaneamente, e até como conseqüência da dedicação ao compromisso de ganhar esta nação, devemos nos lembrar do que a Palavra de Deus nos diz no Salmo 67.1,2: “Seja Deus gracioso para conosco, e nos abençoe, para que sejam conhecidos na terra os teus caminhos, a tua salvação entre todas as nações”

As pesquisas nos mostram o quanto temos sido abençoados por Deus como nação e o texto bíblico acima nos revela que o Senhor faz isso com um propósito: para que abençoemos também os outros povos.

Hoje, o Brasil tem acesso livre em muitas nações. E isso não deixa de ser um privilégio. Em qualquer lugar do mundo o brasileiro é sempre bem recebido e dispõe de certa liberdade para levar o evangelho. Além disso, muitos brasileiros têm origens em algumas dessas nações, o que pode facilitar o trabalho, tanto indo ao estrangeiro quanto alcançando essas “colônias” (grupos étnicos) dentro do nosso próprio país.



Fontes: http://juvep.com.br/v2/?p=1201
                         http://www.radarmissionario.org/zona-rural-do-sertao-nordestino-tem-apenas-01-de-evangelicos/
                        http://conexaoide.com.br/sobre/sertao/
                        http://juvep.com.br/v2/?page_id=693
                        http://www.icp.com.br/64materia1.asp
                       


................................................................................................................ .................................................................................................................
................................................................................................................ .................................................................................... .................................................................................... ...................................................................................... ....................................................................................

Um comentário:

Marcos André disse...

Olá.

Você teria informações mais atualizadas para mim montar um slide sobre o nordeste? É que vou apresentar num culto amanhã.
Pode me ajudar?

Desde já agradeço pela atenção.