Translate

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

HERMENÊUTICA

Contador de visitas
Besucherzähler
Contador de visitas









Significado de Hermenêutica

O que é Hermenêutica:

Hermenêutica significa interpretar, e é um termo de origem grega. Hermenêutica na Bíblia é a compreensão das escrituras, para compreender o sentido das palavras de Deus. Hermeneutica está presente na filosofia e na área jurídica, cada uma com seu significado.
A palavra "Hermenêutica", vem do grego hermeneutikos, que significa "interpretação", ou "arte de interpretar". Hermeneutes significa "intérprete". Essa palavra deriva-se do nome de Hermes, que era tido como o mensageiro divino e intérprete dos deuses, o deus da eloqüência, que os gregos chamavam de Mercúrio. Desta forma, então, podemos definir a Hermenêutica como a ciência das leis e princípios da interpretação e explanação. Em relação aos estudos bíblicos e teológicos o principal aspecto desse estudo diz respeito à compreensão das Escrituras Sagradas, e por que meios essa compreensão deve ser atingida. A Hermenêutica deve ser estudada, logicamente, antes da Exegese, a qual vale-se dos princípios hermenêuticos em suas investigações e conclusões. 

Hermenêutica Bíblica

Hermenêutica na Bíblia é a arte que estuda as escrituras, o que cada palavra, frase e capítulos significam. Existem muitos textos na Bíblia difíceis de compreender, por isso a hermenêutica faz-se essencial para as pessoas que não tem muito conhecimento das palavras e dos símbolos.

Hermenêutica na Filosofia

Na filosofia, hermenêutica é a ciência que estuda a arte e a teoria da interpretação, e surgiu na Grécia Antiga. A hermenêutica estuda diversos assuntos em diversas áreas, como literatura, religião e direito. Na filosofia, hermenêutica é fundamentada por Hans-Georg Gadamer, que escreveu um livro sobre como explicar e analisar textos de forma coerente, através de métodos especiais.

Hermenêutica Jurídica

Na área jurídica, hermenêutica é a ciência que criou as regras e métodos para interpretação das normas jurídicas, fazendo com que elas sejam conhecidas com seu sentido exato e esperadas pelos órgãos que a criaram. Toda norma jurídica deve ser aplicada em razão do todo do sistema jurídico vigente, e não depende da interpretação de cada um, ela deve estar vinculada aos mandamentos legais de uma sociedade.
Postar um comentário

Confira Também:

SER BATISTA

O Que é Ser Batista?  INTRODUÇÃO : Um seminarista disse-me, não faz muito tempo, que é Batista por circunstâncias: ele converteu-se nu...