sábado, 3 de novembro de 2012

A MORTE

SE VOCÊ É PESSOA JURÍDICA E DESEJA SE TORNAR UM PATROCINADOR DESSE BLOG, ANUNCIANDO SEU PRODUTO OU PRESTAÇÃO DE SERVIÇO, ENTRE EM CONTATO COM O ADMINISTRADOR NO EMAIL reinaremvida@gmail.com , OU SE VOCÊ PREFERE AJUDAR NO ANONIMATO ATRAVÉS DE DEPÓSITO OU TRANSFERÊNCIA BANCÁRIA COM QUALQUER VALOR -> ( Caixa Econômica Federal, agencia 0185 conta 013 00458401-4 ) Sergio B. Barros


Large Visitor Globe
Contador de visitas
Besucherzähler
Contador de visitas



A morte: uma reflexão

 à luz da Bíblia



Pela fé, um crente deve sobrepujar a morte, confiando no sacrifício e vitória de Cristo, crendo de todo o seu coração que ela foi aniquilada em Sua vida.

1. Introdução



A Bíblia ensina que a morte é o término da vida. Não fosse pela segurança da ressurreição (I Co 15:18), com a morte terminaríamos a nossa existência. Todavia, a ressurreição faz a morte ser um sono temporário.


Assim sendo, a morte é um fim para todo o pecado e uma porta aberta para a glória. Pela fé, um crente deve sobrepujar a morte, confiando no sacrifício e vitória de Cristo, crendo, de todo o seu coração, que ela foi aniquilada em sua vida!


"Porque convém que isto que é corruptível se revista da incorruptibilidade, e que isto que é mortal se revista da imortalidade. E, quando isto que é corruptível se revestir da incorruptibilidade, e isto que é mortal se revestir da imortalidade, então cumprir-se-á a palavra que está escrita: Tragada foi a morte na vitória " ( I Co 15. 53-54).


Para termos uma base bíblica mais precisa sobre todo o contexto da morte, creio ser importante um entendimento mais abrangente sobre o que a Bíblia nos ensina em relação aos 3 (três) tipos de morte existentes.

Vamos em frente!

2. Os tipos de morte



Morte espiritual: todos nós nascemos assim, pois nascemos ligados a Adão e à sua herança. Por isto precisamos nascer de novo em Cristo Jesus.


Base bíblica: I Co 15:21,22; Jo 3: 3-6.


Morte física: é a morte do corpo, o qual veio do pó e ao pó voltará, assim como o espírito que nos dá a vida volta para Deus.


Base bíblica: Gn 3:19; Gn 2:7; Ecl 12:7; Jó 34:14,15.


Morte eterna: também chamada de 2ª morte. Será a morte que ocorrerá depois do Juízo Final, onde haverá a separação definitiva dos justos e dos ímpios. Para esta morte não há solução.


Base bíblica: Ap 20:11,15.

3.Para onde vão os mortos?



Para responder a esta pergunta temos que entender a revelação que Deus nos fez conhecer no livro mais antigo que Ele revelou para a humanidade. A passagem está descrita em Jó 10: 20,22. Aqui Deus não fala de céu ou inferno, mas simplesmente de “uma terra de escuridão e sombra da morte, sem ordem alguma e onde a luz é como a escuridão”. O céu, assim como o inferno existem mas, para nós, devem ser entendidos como um acontecimento após o Juízo Final, visto que apenas o diabo, seus anjos e os demonios irão ser lançados no Tartarus (inferno) antes do Juízo Final (Ap 20:10). Nós abordaremos isto mais adiante e, por hora, vamos entender esta importante e reveladora passagem do livro de Jó.


1º) O princípio da existência e da vida é a luz, pois este foi o primeiro ato de Deus em Sua criação ( Gn 1:3); assim como a luz está relacionada com a vida, a escuridão está relacionada com a morte. Por isto, "terra de escuridão e sombra da morte" é o local onde os mortos ficam após esta vida. Este local é de suprema soberania do Senhor Deus, pois é um local sobrenatural - de existência espiritual -, pois quem está neste local são as almas daqueles que partiram deste mundo.


2º) A expressão "sem ordem alguma" significa sem lei, sem natureza, sem modo, sem método e sem disciplina. Isto demonstra claramente a ausência de qualquer tipo de atividade no reino dos mortos. Por isto é comum a expressar “dormir”, ao invés de morrer. Seja para salvos ou ímpios. Analise esta grande revelação recebida pelo profeta Daniel:


"E naquele tempo se levantará Miguel, o grande príncipe, que se levanta a favor dos filhos do teu povo, e haverá um tempo de angústia, qual nunca houve, desde que houve nação até àquele tempo; mas naquele tempo livrar-se-á o teu povo, todo aquele que for achado escrito no livro. E muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão, uns para vida eterna, e outros para vergonha e desprezo eterno " ( Dn 12:1,2)


.3º) Outra passagem importantíssima foi revelada por Deus através do rei Salomão, no Livro de Eclesiastes, no capítulo 9. Salomão foi o homem que recebeu a mais pura sabedoria da parte do Senhor. Os versículos 5 e 6 dizem o seguinte: "Porque os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos não sabem cousa nenhuma, nem tampouco eles têm jamais recompensa, mas a sua memória ficou entregue ao esquecimento. Até o seu amor, o seu ódio, e a sua inveja já pereceram, e já não têm parte alguma neste século, em cousa alguma do que se faz debaixo do sol ". Aqui nos é mostrado claramente que o reino dos mortos está sob a direta autoridade do Senhor Deus e a transição da vida para a morte representa uma passagem para um mundo estritamente espiritual e reservado para a soberania da manifestação do Senhor.


Complementando esta passagem, também devemos observar o que diz o versículo 10: "Tudo quanto vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças, porque na sepultura, para onde vais, não há obra, nem indústria, nem ciência, nem sabedoria alguma ". Observe que a palavra sepultura quer dizer voltar ao pó, como descrito em Gênesis ( cap 3; vs 19) e que depois, a alma da pessoa morta vai para um lugar sem ordem alguma, como Deus revelou a Jó séculos antes. Sem ordem alguma porque não há obra, indústria, ciência ou sabedoria alguma.


Temos que ter muito temor e prudência antes de falarmos sobre o reino dos mortos, visto que não há sabedoria alguma( nem para Salomão que recebeu-a do próprio Deus) capaz de definir o que acontece no local onde Deus reservou para Si uma exclusiva e absoluta autoridade.


No prosseguimento deste artigo, o Espírito Santo continuará a nos revelar outros aspectos importantes. Vamos adiante!

4. Como é a passagem desta vida para o reino dos mortos?



1º) Quem professa a fé judaica e faz parte da aliança de Deus com Abraão através da Lei, vai para o seio de Abraão.


"Ir para o seio de Abraão" significa que a alma desta pessoa é recebida pelo Senhor e fica no local que Ele designou para os judeus, como parte da herança recebida por Abraão. Analise esta passagem, a qual relata os últimos instantes da vida do rei Davi:


E Davi dormiu com seus pais, e foi sepultado na cidade de Davi (I Rs 2:10).


Neste versículo, a palavra "pais", significa aqueles que viveram antes de Davi e professaram a fé no Deus Vivo, através da aliança feita com Abraão.


2º) Quem professa a fé no Senhor Jesus é recebido pelo próprio Senhor, pois aquela alma foi entregue a Ele e, por isto, o Senhor Jesus encarrega-se de receber aquela alma e colocá-la em descanso junto de Si.


Um exemplo maravilhoso foi a vida de Estevão, o primeiro mártir da Igreja:


"E, ouvindo eles isto, enfureciam-se em seus corações, e rangiam os dentes contra ele. Mas ele, estando cheio do Espírito Santo, fixando os olhos no céu, viu a glória de Deus, e Jesus, que estava à direita de Deus; E disse: Eis que vejo os céus abertos, e o Filho do homem, que está em pé à mão direita de Deus. Mas eles gritaram com grande voz, taparam os seus ouvidos, e arremeteram unânimes contra ele. E, expulsando-o da cidade, o apedrejavam. E as testemunhas depuseram as suas capas aos pés de um jovem chamado Saulo. E apedrejaram a Estêvão que em invocação dizia: Senhor Jesus, recebe o meu espírito. E, pondo-se de joelhos, clamou com grande voz: Senhor, não lhes imputes este pecado. E, tendo dito isto, adormeceu " (At 7: 54-60).


Observe que Estevão, nos últimos instantes de sua vida, viu o Senhor em Sua Glória. Assim também acontecerá conosco, quando chegar a hora de partirmos. Isto porque o Senhor Jesus conhece todos aqueles que tem a Sua marca ( Gl 6:17) e virá buscá-los para que durmam em paz!


3º) Quem não faz parte da aliança com Abrãao ( povo judeu) e nem faz parte da Igreja de Cristo(crentes) também vai para o reino dos mortos.


Já mostramos isto em Dn 12:2. O Senhor Jesus também deixou isto claro:


"Não vos maravilheis disto; porque vem a hora em que todos os que estão nos sepulcros ouvirão a sua voz. E os que fizeram o bem sairão para a ressurreição da vida; e os que fizeram o mal para a ressurreição da condenação " (Jo 5: 28,29).


Jesus diz "os que estão nos sepulcros" e isto quer dizer "os que estão no reino dos mortos". Aqui fica claro que todos estão no reino dos mortos e que não há distinção alguma. Somente após a ressurreição, que significa o Juízo Final.


O apóstolo Paulo também deu este testemunho ao governador Félix:


Mas confesso-te isto que, conforme aquele caminho que chamam seita, assim sirvo ao Deus de nossos pais, crendo tudo quanto está escrito na lei e nos profetas. Tendo esperança em Deus, como estes mesmos também esperam, de que há de haver ressurreição de mortos, assim dos justos como dos injustos. E por isso procuro sempre ter uma consciência sem ofensa, tanto para com Deus como para com os homens (At 24: 14-16).


ATENÇÃO: a Bíblia não relata como eles ficam no reino dos mortos, visto que não são judeus e nem fazem parte da Igreja de Cristo. Mas, como dissemos no início, no reino dos mortos não há "ordem alguma". Isto significa que somente Deus, que nos criou e nos formou e nos nos deu corpo, alma e espírito, sabe como é o "dormir" destas pessoas.


Ninguém, biblicamente pode negar a realidade do inferno para o castigo dos ímpios, mas sempre aprendi que, muitas vezes, Deus não revela totalmente seus mistérios. Isto porque sempre haverá um abismo entre o nosso entendimento e o entendimento de Deus. Entre a nossa sabedoria e a dEle. Se alguns ficam no reino dos mortos e sofrem antes do julgamento no Juízo Final, como se estivessem em um "inferno intermediário" ( que a religião católica define como purgatório), o Senhor Deus é o único que tem autoridade para decidir sobre isto, pois repito que o reino dos mortos é de total e completa soberania e autoridade do Senhor Deus.


4º) Assim, todos os que morrem vão para o reino dos mortos e dormem a espera do dia da ressurreição.


Os mortos na aliança de Abraão ( judeus) serão justificados e salvos pela Lei, os mortos em Cristo Jesus ( crentes) serão justificados e salvos pela Graça, enquanto aqueles que dormem sem estarem nestas condições aguardarão o julgamento por seus atos e, alguns, pelos atos da sua fé (aqueles que criaram religiões falsas e contrárias a Palavra de Deus ou que foram motivos de escândalo para prejuízo do Evangelho).


Para você entender melhor este final, releia e medite em tudo o que já leu até aqui. Faça isto e lembre-se de 2(dois) pontos importantes:


1º) Nunca saia fora da Palavra de Deus. Por melhor que seja um pastor, por mais abençoado que seja o livro de algum escritor ou mais revelador que seja um filme, não saia da soberania absoluta da Palavra de Deus.


2º) Antes de ler a Bíblia, ore com sinceridade e peça ao Espírito Santo para dirigir seu entendimento na revelação da vontade de Deus.

O Que a Bíblia Ensina Sobre a Morte e o Julgamento? 



Nascemos, vivemos e morremos. E depois? Esta pergunta tem desafiado a humanidade através da História do Mundo. Nosso entendimento do que acontece após a morte influenciará muito a maneira pela qual vivemos. Para aqueles que procuram agradar a Deus, é importante saber o que ele revelou sobre este assunto. Só por um estudo da Bíblia podemos evitar os perigosos erros da sabedoria humana.


O que é a morte? O que acontecerá depois que morrermos? A Bíblia responde a essas perguntas.

O que é a morte?



A morte é uma separação. Podemos entender este fato claramente, considerando como a Bíblia descreve a morte espiritual. Comecemos no livro de Gênesis, onde encontramos pela primeira vez o conceito de morte.


Quando Deus disse a Adão que não comesse da árvore do conhecimento do bem e do mal, ele revelou que a consequência da desobediência seria a morte no mesmo dia do pecado (Gênesis 2:17). Com certeza, Deus cumpriu sua promessa sobre a consequência do pecado, porque ele sempre fala a verdade e nunca quebra uma promessa. Por causa do pecado do casal original, Deus expulsou-os do Jardim do Éden (Gênesis 3:23-24). Mesmo tendo Adão vivido, em seu corpo físico, por 930 anos, ele e sua esposa morreram no dia de seu pecado, no sentido de que eles foram separados de Deus. A morte espiritual é a separação de Deus.


O caso de Adão e Eva nos ajuda a entender que é possível estar fisicamente vivo, enquanto morto espiritualmente (veja Efésios 2:1-6, por exemplo). A razão para esta morte espiritual esta separação de Deus é sempre a mesma. Separamo-nos de Deus pelo nosso próprio pecado (Isaías 59:1-2).


A morte física também é uma separação. Quando o corpo está separado do espírito, ele está morto (Tiago 2:26). Eclesiastes 12:7 nos diz que isto é o que acontece no fim da vida física: “O pó volte à terra, como o era, e o espírito volte a Deus, que o deu”.

O que acontecerá após a minha morte?



É claro que o espírito voltará a Deus, mas o que ele fará com meu espírito? Mesmo que a Bíblia possa não satisfazer toda a nossa curiosidade sobre o que acontece depois da morte, ela é clara ao apresentar diversos fatos vitais:


Deus confortará o fiel e mandará o ímpio para um lugar de tormento (Lucas 16:25).


Deus julgará cada pessoa (Hebreus 9:27). Este julgamento será de acordo com a palavra que Deus revelou através de seu Filho (João 12:48). Ele julgará as coisas que fizemos em corpo (2 Coríntios 5:10). Passagens como Mateus 25:31-46 e 2 Tessalonicenses 1:7-12 mostram claramente que haverá uma eterna separação (morte espiritual) entre os justos (obedientes) e os injustos (desobedientes).


Podemos concluir, então, que a morte eterna não é o fim da existência, mas uma eterna separação de Deus. É óbvio no caso do homem rico, porém desobediente, em Lucas 16 que uma pessoa ainda estará consciente, mas que o injusto nunca poderá atravessar a separação para estar na presença de Deus.

Aplicações: Respondendo às doutrinas humanas



Infelizmente, há muitas doutrinas conflitantes sobre a morte e a eternidade. Consideremos, brevemente, quatro exemplos de doutrinas humanas que contradizem o ensinamento da Bíblia.


Doutrina humana: A morte é o fim da existência



As pessoas que não acreditam na existência de Deus, obviamente, negam a ideia de vida após a morte. Outros, mesmo entre aqueles que se proclamam seguidores de Jesus, ensinam que os injustos deixarão de existir, quando morrerem. Em contraste, Jesus claramente ensinou que a existência não cessa com a morte (Mateus 22:31-32; Lucas 16:19-31). O problema fundamental nesta doutrina humana que diz que a existência cessa com a morte, é o erro de não entender que a morte é uma separação, e não o fim da existência da pessoa (veja Tiago 2:26). Algumas igrejas, seguindo doutrinas de homens, negam a existência do inferno, mas a Bíblia mostra que todos serão julgados e separados, os justos para a vida eterna e os ímpios para o castigo eternamente, separados de Deus para sempre (João 5:28-29; Mateus 25:41,46).

Doutrina humana: A reencarnação



Muitas pessoas estão fascinadas pela ideia da reencarnação, incluindo-se aquelas que seguem religiões orientais, como o hinduísmo, e outras que aceitaram a filosofia da “Nova Era” ou os ensinamentos do Espiritismo. A doutrina da reencarnação é que nossa alma voltará, possivelmente centenas de vezes, para viver novamente e para ser aperfeiçoada em consecutivas vidas. A Bíblia não diz nada para provar esta ideia. Em contraste, a Bíblia ensina que morreremos só uma vez. Hebreus 9:27-28 diz: “E, assim como aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo, depois disto, o juízo, assim também Cristo, tendo-se oferecido uma vez para sempre para tirar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o aguardam para a salvação.” Pense no significado desta afirmação. Se uma pessoa precisa morrer muitas vezes, qual é o valor do sacrifício de Jesus? Teria ele também que morrer muitas vezes? Esta passagem mostra que ele morreu uma vez para pagar o preço de nossos pecados. 2 Coríntios 5:10 afirma que cada pessoa será julgada“segundo o bem ou o mal que tiver feito por meio do corpo”. Neste versículo, Paulo não fala de corpos, mas de um corpo só. O meu espírito não voltará para ser aperfeiçoado em outros corpos. Quando morremos, o nosso espírito volta para Deus. Note, também, que a ideia de que nossas almas são aperfeiçoadas através da reencarnação é absolutamente oposta à doutrina Bíblica de que somos salvos pela graça de Deus (Efésios 2:8-9).

Doutrina humana: O purgatório



A doutrina do purgatório foi propagada pelo catolicismo, e sugere que há uma oportunidade depois da morte para sofrer por causa de certos pecados antes de entrar no céu. Esta doutrina diminui o valor do sacrifício de Cristo, que deu a seus servos o dom gratuito da salvação. Não podemos merecer nossa passagem para o céu, nem antes nem depois da morte. Quando a Bíblia fala da situação dos mortos, ela diz que é impossível ao ímpio escapar dos tormentos para entrar no conforto dos fiéis (Lucas 16:25-26). A doutrina do purgatório, simplesmente, não é encontrada na Bíblia.

Doutrina humana: Comunicação com os mortos



A prática do espiritismo e de algumas outras religiões, ao tentar comunicar-se com os mortos, é absolutamente oposta ao ensinamento da Bíblia. Quando o homem rico de Lucas 16 pediu que um mensageiro dos mortos fosse enviado para ensinar sua família, Abraão disse que isso não seria permitido, e que nem era necessário (Lucas 16:27-31). No Velho Testamento, Deus condenou, como abominações, esses esforços para consultar os mortos (Deuteronômio 18:9-12). A consulta aos mortos é ligada à idolatria e à feitiçaria, coisas que são sempre condenadas, tanto no Velho como no Novo Testamento. É, absolutamente e sempre, errado tentar consultar os mortos.

Conclusão: O que faremos?



O entendimento correto do ensinamento Bíblico sobre a morte tem aplicação prática em nossas vidas. Eis duas sugestões específicas sobre as aplicações que devemos fazer:


(1) Devemos resistir às doutrinas e práticas que não são baseadas na Bíblia, incluindo:


- A ideia de que a existência termina com a morte


- As tentativas de comunicar com os mortos


- A doutrina do purgatório


- A doutrina da reencarnação


(2) Devemos viver de acordo com os ensinamentos da Bíblia, de modo que estejamos prontos, quando encontrarmos Jesus (Mateus 24:42-44; 2 Pedro 3:10-13).

Morte


Como podemos enfrentar a morte? Não devemos ter medo se Deus está conosco. A Bíblia diz em Salmos 23:4 “Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam.”
Como é a morte? É como um sono. A Bíblia diz em 1 Tessalonicenses 4:13 “Não queremos, porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem, para que não vos entristeçais como os outros que não têm esperança..” E a Bíblia diz em João 11:11-14 “E, tendo assim falado, acrescentou: Lázaro, o nosso amigo, dorme, mas vou despertá-lo do sono. Disseram-lhe, pois, os discípulos: Senhor, se dorme, ficará bom. Mas Jesus falara da sua morte; eles, porém, entenderam que falava do repouso do sono. Então Jesus lhes disse claramente: Lázaro morreu.”
Segundo Daniel, onde dormem os mortos? A Bíblia diz em Daniel 12:2 “E muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão, uns para a vida eterna, e outros para vergonha e desprezo eterno.”
Sabem os mortos algo? A Bíblia diz em Eclesiastes 9:5-6, 10 “Pois os vivos sabem que morrerão, mas os mortos não sabem coisa nenhuma, nem tampouco têm eles daí em diante recompensa; porque a sua memória ficou entregue ao esquecimento. Tanto o seu amor como o seu ódio e a sua inveja já pereceram; nem têm eles daí em diante parte para sempre em coisa alguma do que se faz debaixo do sol. Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças; porque no Seol, para onde tu vais, não há obra, nem projeto, nem conhecimento, nem sabedoria alguma.”
Mas a morte não é o fim. A Bíblia diz em Isaías 26:19 “Os teus mortos viverão, os seus corpos ressuscitarão; despertai e exultai, vós que habitais no pó; porque o teu orvalho é orvalho de luz, e sobre a terra das sombras fá-lo-ás cair.”
Que promete Jesus aos que morrem ? A Bíblia diz em Oséias 13:14 “Eu os remirei do poder do Seol, e os resgatarei da morte. Onde estão, ó morte, as tuas pragas? Onde está, ó Seol, a tua destruição? A compaixão está escondida de meus olhos.”
O poder da ressurreição vem de Cristo. A Bíblia diz em 1 Coríntios 15:21-22 “Porque, assim como por um homem veio a morte, também por um homem veio a ressurreição dos mortos. Pois como em Adão todos morrem, do mesmo modo em Cristo todos serão vivificados.”
Por que que Deus deu o Seu Filho ao mundo? A Bíblia diz em João 3:16 “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.”
Ambos os justos e os impios serão ressuscitados. A Bíblia diz em João 5:28-29 “Não vos admireis disso, porque vem a hora em que todos os que estão nos sepulcros ouvirão a sua voz e sairão: os que tiverem feito o bem, para a ressurreição da vida, e os que tiverem praticado o mal, para a ressurreição do juízo.”
Os justos serão ressuscitados na Segunda Vinda de Cristo. A Bíblia diz em 1 Tessalonicenses 4:16-17 “Porque o Senhor mesmo descerá do céu com grande brado, à voz do arcanjo, ao som da trombeta de Deus, e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois nós, os que ficarmos vivos seremos arrebatados juntamente com eles, nas nuvens, ao encontro do Senhor nos ares, e assim estaremos para sempre com o Senhor.”
Que acontecerá depois da ressurreição? A Bíblia diz em Filipenses 3:20-21 “Mas a nossa pátria está nos céus, donde também aguardamos um Salvador, o Senhor Jesus Cristo, que transformará o corpo da nossa humilhação, para ser conforme ao corpo da sua glória, segundo o seu eficaz poder de até sujeitar a si todas as coisas.”
Por quanto tempo viveram os justos ressuscitados? A Bíblia diz em Lucas 20:36 “Porque já não podem mais morrer; pois são iguais aos anjos, e são filhos de Deus, sendo filhos da ressurreição.”
Quanto tempo têm que esperar os impios depois da primeira ressurreição para que eles mesmos sejam ressuscitados? A Bíblia diz em Apocalipse 20:4-5 “E eles [os justos] reviveram, e reinaram com Cristo durante mil anos. (Mas os outros mortos não reviveram, até que os mil anos se completassem.).”
Qual é o destino dos impios? A Bíblia diz em Apocalipse 20:9 “Mas desceu fogo do céu, e os devorou.”
Quem são os impios? A Bíblia diz em Apocalipse 21:8 “Mas, quanto aos medrosos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos adúlteros, e aos feiticeiros, e aos idólatras, e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago ardente de fogo e enxofre, que é a segunda morte.”

Nenhum comentário: