sábado, 5 de agosto de 2017

COMO SER PAI







CONSELHOS PARA UM PAI



É preciso admitir que ser um bom pai não é fácil. Mas os conselhos da Bíblia podem ajudar. A sabedoria desses conselhos já ajudou muitos pais e suas famílias. Vejamos alguns exemplos.

1. Reserve tempo para sua família


Como você mostra para seus filhos que eles são importantes? É claro que você faz muitas coisas por eles, incluindo sacrifícios para alimentá-los e lhes dar um lar adequado. Você não faria essas coisas se eles não fossem importantes. Mesmo assim, se não passar tempo suficiente com seus filhos, eles poderão achar que são menos importantes para você do que seu trabalho, amigos, diversão e outras coisas.

Quando é que um pai deve começar a passar tempo com os filhos? O vínculo entre mãe e bebê tem início quando ele ainda está no útero. Cerca de 16 semanas após a concepção, o bebê começa a ouvir. Nesse ponto, o pai também pode começar a criar uma relação especial com o bebê. Ele pode ouvir o coração do filho bater, senti-lo chutar, conversar com ele e cantar para ele.

Princípio bíblico: Nos tempos bíblicos, os homens participavam na educação dos filhos. Deuteronômio 6:6, 7 diz: “Estas palavras que hoje te ordeno têm de estar sobre o teu coração; e tens de inculcá-las a teu filho, e tens de falar delas sentado na tua casa e andando pela estrada, e ao deitar-te e ao levantar-te.” De acordo com esses versículos bíblicos, os pais eram incentivados a ter o costume de passar tempo com os filhos.

2. Melhore sua comunicação



Ouça com calma sem ir logo criticando

Para ter uma boa comunicação com seus filhos, você precisa ser um bom ouvinte. Precisa desenvolver a habilidade de ouvir sem perder a calma.

Se seus filhos acham que você vai logo ficar bravo e criticá-los, dificilmente eles se abrirão com você. Mas eles percebem interesse sincero quando você os ouve com paciência. Isso os deixará mais à vontade para expressar seus valiosos pensamentos e sentimentos.

Princípio bíblico: A experiência mostra que a sabedoria prática da Bíblia é útil nos mais variados campos da vida. Por exemplo, a Bíblia diz: “Todo homem tem de ser rápido no ouvir, vagaroso no falar, vagaroso no furor.” (Tiago 1:19) Pais que seguem esse princípio bíblico têm uma comunicação melhor com os filhos.

3. Dê disciplina amorosa e elogios


Mesmo quando se sentir decepcionado ou irritado, sua disciplina deve mostrar que você se preocupa de verdade com o bem-estar de seus filhos, pensando nos benefícios a longo prazo. A disciplina inclui conselho, correção, educação e castigo, quando necessário.

Além disso, a disciplina funciona muito melhor quando o pai tem o hábito de elogiar os filhos. Um antigo provérbio diz: “Como maçãs de ouro em esculturas de prata é a palavra falada no tempo certo para ela.” (Provérbios 25:11) Os elogios ajudam os filhos a cultivar boas qualidades. Valorizar os filhos tem um ótimo efeito no desenvolvimento deles. Quando um pai aproveita oportunidades para elogiar os filhos, isso os ajuda a ser mais confiantes e os motiva a não desistir de fazer o que é certo.

Princípio bíblico: “Pais, não irritem seus filhos, para que eles não fiquem desanimados.” — Colossenses 3:21, Pastoral.

4. Ame e respeite sua esposa


O modo como um marido trata sua esposa sem dúvida afeta os filhos. Um grupo de especialistas no desenvolvimento infantil comentou: “Uma das melhores coisas que um pai pode fazer pelos filhos é respeitar a mãe deles. . . . Um pai e uma mãe que se respeitam e deixam isso claro para os filhos proporcionam um ambiente seguro para eles.” — The Importance of Fathers in the Healthy Development of Children (Importância do Pai no Desenvolvimento Saudável dos Filhos). *

Princípio bíblico: “Maridos, continuai a amar as vossas esposas . . . Cada um de vós, individualmente, ame a sua esposa como a si próprio.” — Efésios 5:25, 33.

5. Ensine seus filhos a amar a Deus


Pais que realmente amam a Deus podem deixar para os filhos uma herança bem valiosa: a amizade com seu Pai celestial.


Depois de décadas de muito esforço para criar seis filhos, Antônio,  recebeu um bilhete de uma de suas filhas: “Querido pai, obrigada por ter me ensinado a amar a Jeová Deus, ao próximo e a mim mesma — ou seja, a ser uma pessoa completa. Você me mostrou que ama a Jeová e que se importa comigo de verdade. Pai, obrigada por colocar Jeová em primeiro lugar na vida e por tratar seus filhos como presentes de Deus!”

Princípio bíblico: “Tens de amar a Jeová, teu Deus, de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de toda a tua força vital. E estas palavras que hoje te ordeno têm de estar sobre o teu coração.” — Deuteronômio 6:5, 6.

É claro que há mais envolvido do que apenas esses cinco conselhos e que mesmo dando o seu melhor você ainda não será um pai perfeito. Mas se você se esforçar para colocar em prática esses princípios com amor e equilíbrio, sem dúvida será um bom pai. *


Um bom pai sempre tem tempo para os filhos
https://www.facebook.com/sergio.barbosa.7524879

Sylvan, que nasceu em Barbados, mora em Nova York com a esposa e os três filhos adolescentes. Ele é motorista de ônibus no centro da cidade. Sua rotina não é nada fácil: começa a trabalhar no meio da tarde e vai até às 3 ou 4 horas da manhã. Sylvan folga nas quintas-feiras e sextas-feiras, mas trabalha nas noites de sábado e de domingo. No entanto, sempre tem tempo para os filhos.

“É difícil, mas eu me esforço”, explica Sylvan. “Eu preciso dar atenção personalizada para cada um dos meus filhos. Deixo as tardes de quinta-feira reservadas para meu filho mais velho, quando ele chega da escola. Nas sextas-feiras, fico com o filho do meio. O domingo de manhã é para o mais novo.”


Eles valorizam seus pais



“Ele brinca comigo e lê para mim à noite.” — Sierra, 5 anos.


“Às vezes, quando estamos nos divertindo para valer, meu pai diz: ‘Bem, agora chega, vamos arrumar tudo.’ Outras vezes, depois de fazermos alguma tarefa juntos, ele para e diz: ‘Agora vamos brincar um pouco!’” — Michael, 10 anos.


“Meu pai nunca deixou que seu trabalho ou passatempos o impedissem de ajudar minha mãe em casa. Até hoje, mesmo depois de tantos anos, ele cozinha pelo menos com a mesma frequência que ela, lava a louça, ajuda a limpar a casa e trata minha mãe com amor e carinho.” — Andrew, 32 anos.

Nenhum comentário: