terça-feira, 15 de agosto de 2017

GRATIDÃO



“Até aqui nos ajudou o SENHOR.”
1 Samuel 7:12b

O agradecimento é o minimo que todo homem pode fazer pois a Gratidão é o reconhecimento por um beneficio recebido o texto bíblico a cima mostra bem isso o profeta Samuel depois que o exercito de Israel venceu os filisteus ele reconhece o auxilio de Deus que trovejou com grandes trovoadas de forma que o exercito opositor ficou confundido diante da batalha.

1- O Cânticos de Gratidão na bíblia –

Não é difícil de encontrar nas santas escrituras essa forma de expressão de gratidão por que grande parte dos servos de Deus depois das grandes conquista louvam a Deus pela bençãos alcançadas.O salmista no Salmo 150:2 ele nós convida a louvar a Deus pelos seus atos poderosos, vejamos agora alguns cânticos de gratidão:

Moisés:- Então cantou Moisés e os filhos de Israel este cântico ao SENHOR, e falaram, dizendo: Cantarei ao SENHOR, porque gloriosamente triunfou; lançou no mar o cavalo e o seu cavaleiro.

O SENHOR é a minha força, e o meu cântico; ele me foi por salvação; este é o meu Deus, portanto lhe farei uma habitação; ele é o Deus de meu pai, por isso o exaltarei.

O SENHOR é homem de guerra; o SENHOR é o seu nome.

Lançou no mar os carros de Faraó e o seu exército; e os seus escolhidos príncipes afogaram-se no Mar Vermelho.
Êxodo 15:1-4

Miriã : – Então Miriã, a profetiza, a irmã de Arão, tomou o tamboril na sua mão, e todas as mulheres saíram atrás dela com tamboris e com danças.
E Miriã lhes respondia: Cantai ao SENHOR, porque gloriosamente triunfou; e lançou no mar o cavalo com o seu cavaleiro.
Êxodo 15:20-21

Ana: – O SENHOR é o que tira a vida e a dá; faz descer à sepultura e faz tornar a subir dela.
O SENHOR empobrece e enriquece; abaixa e também exalta.
Levanta o pobre do pó, e desde o monturo exalta o necessitado, para o fazer assentar entre os príncipes, para o fazer herdar o trono de glória; porque do SENHOR são os alicerces da terra, e assentou sobre eles o mundo.
1 Samuel 2:6-8

2 – Por que devemos agradecer por tudo ?

2.1-Porque é a vontade de Deus para nossas vidas.

Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.
1 Tessalonicenses 5:18

2.2-Porque todas as coisas concorre para o nosso bem.

E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.
Romanos 8:28

3- O Agradecimento Gera o Milagre

Um certo dia Jesus decidiu alimentar um grande multidão que lhe acompanhava por alguns dias mas ele só tinha 5 pães de cervada pequenos e 2 peixes a bíblia nos diz lá em João 6:11 que Jesus tomou os pães pequenos e agradeceu a Deus ai esta o segredo do milagre agradecer por aquilo que é pequeno desprezível aos olhos de muitos pois Deus é fiel para fazer do pouco muito quem diria que aqueles pãezinhos alimentaria aquela grandiosa multidão e que ainda ia sobrar 12 cesto.

“Quem não agradece pelo pouco que tem não esta preparado para receber muito e ser grato.”




Gratidão , porque Ele tem sido fiel .

Hoje vamos estudar sobre o Salmo 100 lá encontramos dois ensinamentos extremamente necessários com respeito à gratidão a Deus. Em primeiro lugar, veremos que o salmista nos “convida” excessivamente a sermos sempre agradecidos ao Senhor. Porém, além de convidar, o salmista também mostra os motivos. Daí, tiramos o segundo ensinamento do salmo. Em segundo lugar, no Salmo 100, somos motivados exageradamente a ser sempre agradecidos ao Senhor! (Sl 100: 3,5).Uma série de motivos é alistada. Vejamos cada um deles.

Primeiro, devemos agradecê-lo porque Ele é Deus! “Sabei que o Senhor é Deus…” Ele está acima de nós! Isso deveria ser o suficiente para Deus receber a nossa gratidão! Não devemos adorar o Senhor somente pelo que Ele fez, faz ou fará, mas, pelo que Ele é: Deus! Soberano, absoluto e digno de glória!

Segundo, devemos agradecê-lo porque Ele nos fez!“Foi ele e não nós, que nos fez povo seu…” Ele é o nosso criador! Você não está neste mundo por acaso, nós não somos uma mera obra da natureza, como dizem os evolucionistas, somos filhos de Deus, criados por Ele. Deus te fez com carinho, dedicação. E mais, nos escolheu para sermos seu povo. Se hoje existimos, é o porquê um dia o nosso supremo criador quis que assim fosse.

Terceiro, devemos agradecê-lo porque Ele cuida de nós!“…nos fez povo seu e ovelha do seu pasto.” O Senhor é o nosso pastor. Pastor é sinônimo de cuidado. Deus cuida de nós! Nada do que acontece na tua vida foge dos cuidados do supremo pastor. Ele não somente nos criou, mas, também nos sustenta, preserva e fortalece. Seja sempre agradecido pelo cuidado de Deus na sua vida.

Quarto, devemos agradecê-lo porque Ele é bom!“Porque o Senhor é bom…” Apesar de muitas vezes, nós, sermos “chatos”, raivosos, “cricris”, ensimesmados, com Deus não é assim, Ele é bom, sempre foi e sempre será. Devemos ser agradecidos ao Senhor pela sua bondade nas nossas vidas: “O Senhor é bom, uma fortaleza no dia da angustia…” Naum 1:7

Quinto, devemos agradecê-lo porque Ele nos ama!“…seu amor dura pra sempre…” Quantas pessoas começam amar hoje e amanhã já era. O amor de Deus por nós não tem fim. Deus não te ama hoje mais do que ontem e nem te amará amanhã mais que hoje. Por isso irmão agradeça ao Senhor! Como é bom saber que Ele nos ama!

Sexto e último, devemos agradecê-lo porque Ele é fiel!“e sua fidelidade se estende de geração a geração.” Quantos já não “tomaram os canos” no trabalho, quantos falsos amigos na vida, quantas promessas falsas já ouvimos. Com Deus isso não acontece, Ele promete e cumpre. Ele é fiel! Não “fiel a mim”, como dizem algumas músicas cristãs, mas fiel a Ele mesmo! E por ser fiel a Ele, e usar de muita graça e misericórdia conosco, continua a nos abençoar.

Deus é ou não é digno de receber a nossa gratidão? Veja quantas razões o salmista nos apresenta. Agradeça sempre a Ele. Medite nos motivos, e sem demora, acate o convite do Salmista.
GRATIDÃO



"Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco." (1 Tessalonicenses 5:18)

O ser humano tem a tendência de focalizar apenas as coisas negativas. Por exemplo, se alguém fala do governo, normalmente só se lembra de mencionar o que não foi realizado e o que deu errado na administração.

Se falamos do tempo, é para reclamar do calor, do frio, da chuva, ou da falta dela.

ESTAMOS SEMPRE ENFATIZANDO AQUILO QUE FALTA EM NOSSAS VIDAS

Assim, tornamo-nos pessoas que só reclamam, murmuram e lamentam.

Aliás, a murmuração foi um dos pecados cometidos pelo povo de Israel no deserto que mais ofenderam a Deus. O Senhor enviava o maná todos os dias, mas o povo não agradecia. Pelo contrário, reclamava de tudo, até das bençãos que Deus dava.

A Palavra de Deus nos incentiva a termos em nossos lábios o louvor e a gratidão ao Senhor.

Você pode fazer isso? Mas, pelo quê poderíamos agradecer?

Talvez, num primeiro instante, pode parecer que não existem motivos. Porém, se pensarmos um pouco, logo nos lembraremos de inúmeras razões de agradecimento.

Experimente fazer uma lista de tudo o que há de bom em sua vida: seus bens, seu emprego, seu salário, sua saúde, o alimento, os entes queridos, etc.

De repente, você vai ver que, enquanto pensava naquilo que falta, estava se esquecendo de agradecer a Deus por aquilo que ele já lhe concedeu.

Se, ao fazer essa análise, você constatar que não tem nada para agradecer, lembre-se que você tem o dom da vida, que é um milagre de Deus.

As pessoas podem fazer muito por você, mas sua vida só Deus pode manter ou tirar.

Sua vida representa a oportunidade máxima para toda e qualquer realização ou aquisição que você possa conseguir. Agradeça a Deus por isso.

Talvez você pense que recebeu tão pouco e, por isso, é insatisfeito.

Certa vez, Jesus contou uma parábola a respeito de um senhor que deu cinco talentos a um servo, dois talentos para outro, e um talento para o terceiro. Os dois primeiros servos trabalharam com aquele dinheiro e o multiplicaram, enquanto que aquele que recebeu um talento ficou magoado e ressentido contra o seu senhor. Aquele homem foi ingrato, não trabalhou com o dinheiro recebido e, por fim, perdeu o talento e ainda foi castigado.

Qual será a nossa situação? Achamos que recebemos pouco? Sejamos gratos ao Senhor. Vamos trabalhar para que aquilo que o Senhor nos deu seja multiplicado.

Esta palavra não é um incentivo ao comodismo, mas uma admoestação para que a ingratidão não tenha lugar em nossa vida.

Não nos esqueçamos de agradecer. Um dia, Jesus curou dez leprosos. Apenas um voltou para agradecer. Aí então, recebeu uma benção maior. Jesus lhe disse: "Vai em paz. A tua fé te salvou."

Na hora de pedir, forma-se uma grande multidão. Na hora do agradecimento, poucos aparecem. Que estejamos no meio deste pequeno grupo que não perde a oportunidade de olhar para o céu e dizer: Senhor, muito obrigado!!!!

Nenhum comentário: