terça-feira, 18 de setembro de 2012

ENSINAMENTOS DO DIÁCONO



ENSINAMENTOS DO DIÁCONO


GUERRA ESPIRITUAL

Todo o cristão está exposto á guerra espiritual, uns mais do que outros, pelo o motivo e forma que se envolvem com trabalho do Senhor. Por exemplo: aquelas pessoas que se dispôe a ganhar almas, estão tirando do território inimigo, vidas que estão presas, e é claro que o inimigo dará o contra ataque.

Satanas não quer que as pessoas tomem conhecimento do plano de salvação.

II CO 10:3-5 “ Porque as armas da nossa milícia não são carnais, mas, sim, poderosas em Deus, para destruição das fortalezas; 5destruindo os conselhos e toda altivez que se levanta contra o conhecimento de Deus,”

A arrma mais forte que satanás usa contra o projeto de salvação é a cegueira espiritual.

II CO 4:4 “Mas, se ainda o nosso evangelho está encoberto, para os que se perdem está encoberto, 4nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que não lhes resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus.”

NÃO DESCONSIDERE A INFLUÊNCIA DE SATANÁS, POIS ELE É CONSIDERADO:

Princípe deste mundo
Jo 14:30 ”Já não falarei muito convosco, porque se aproxima o príncipe deste mundo e nada tem em mim”.

Ladrão,assassino,e destruidor
JO 10:10 ” ladrão não vem senão a roubar, a matar e a destruir”;

Mentiroso
Jo 8:44 “ Vós tendes por pai ao diabo e quereis satisfazer os desejos de vosso pai; ele foi homicida desde o princípio e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele; quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira”.

Violento
I Pd 5: 8 “Sede sóbrios, vigiai, porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar”;

Acusador
Ap 12: 10 E ouvi uma grande voz no céu, que dizia: Agora chegada está a salvação, e a força, e o reino do nosso Deus, e o poder do seu Cristo; porque já o acusador de nossos irmãos é derribado, o qual diante do nosso Deus os acusava de dia e de noite;

Enganador
II Co 11:14 “ E não é maravilha, porque o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz. 15Não é muito, pois, que os seus ministros se transfigurem em ministros da justiça; o fim dos quais será conforme as suas obras.”

Ele conhece a vida do servo de Deus ele conhecia a vida, a familia e até os bens de Jó.

Jó 1:10 “ Porventura, não o cercaste tu de bens a ele, e a sua casa, e a tudo quanto tem? A obra de suas mãos abençoaste, e o seu gado está aumentado na terra”.


APROPRIAÇÃO EM DÉBTA

MATEUS 25: 1- 13 "Então, o Reino dos céus será semelhante a dez virgens que, tomando as suas lâmpadas, saíram ao encontro do esposo. E cinco delas eram prudentes, e cinco, loucas. 3As loucas, tomando as suas lâmpadas, não levaram azeite consigo. Mas as prudentes levaram azeite em suas vasilhas, com as suas lâmpadas. E, tardando o esposo, tosquenejaram todas e adormeceram. Mas, à meia-noite, ouviu-se um clamor: Aí vem o esposo! Saí-lhe ao encontro! Então, todas aquelas virgens se levantaram e prepararam as suas lâmpadas. E as loucas disseram às prudentes: Dai-nos do vosso azeite, porque as nossas lâmpadas se apagam. Mas as prudentes responderam, dizendo: Não seja caso que nos falte a nós e a vós; ide, antes, aos que o vendem e comprai-o para vós. E, tendo elas ido comprá-lo, chegou o esposo, e as que estavam preparadas entraram com ele para as bodas, e fechou-se a porta. E, depois, chegaram também as outras virgens, dizendo: Senhor, senhor, abre-nos a porta! E ele, respondendo, disse: Em verdade vos digo que vos não conheço. Vigiai, pois, porque não sabeis o Dia nem a hora em que o Filho do Homem há de vir."

Precisamos ter muito cuidado para não nos apoderarmos daquilo que fomos nomeados somente para cuidar para Deus.

SOMOS REPRESENTANTES DE DEUS.
II COR 5:20 - "De sorte que somos embaixadores da parte de Cristo, como se Deus por nós rogasse. Rogamos-vos, pois, da parte de Cristo que vos reconcilieis com Deus."
EF 6:20 "Pelo qual sou embaixador em cadeias; para que possa falar dele livremente, como me convém falar."

UM EMBAIXADOR DEVE TER POSTURA DE EMPREENDEDOR.

• Criar oportunidades e não esperar que elas apareçam.

• Não ter medo de caminhar por lugares desconhecidos, mesmo sem bússula.
• Aprender usar o fracasso como degrau para grandes vitórias.

• Acreditar na vida, nunca desistir dela.

• Saber começar tudo de novo quantas vezes for necessário.

NÃO PODEMOS ENTREGAR AO INIMIGO AQUILO QUE PERTENÇE DEUS.

II REIS 18:5 - "Naquele tempo, cortou Ezequias o ouro das portas do templo do Senhor e das ombreiras, de que Ezequias, rei de Judá, as cobrira, e o deu ao rei da Assíria."

PARA ADMINISTRAR COM SUCESSO

Projete contra a rotina.
A rotina engessa e mascara o prazer.

Abra a janela da inteligência para fazer novas descobertas.

Quebrar paradigma não é somente fazer o novo, mas também libertar-se do velho.
Nunca projete para empatar ou ter prejuízo, mas sim para sobrar.

Faça um projeto exequível.

Não desperdice sobra.

MC 6:43 - "E, quando estavam saciados, disse aos seus discípulos: Recolhei os pedaços que sobejaram, para que nada se perca."

Administre o pouco como se fosse o muito, para ter o direito de receber a abundancia.
Lc 19:17 - "E ele lhe disse: Bem está, servo bom, porque no mínimo foste fiel, sobre dez cidades terás a autoridade."


ORAÇÃO - O ESTILO DE VIDA DO DIACONATO

II Crônicas 7.14-16.“E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra. Agora estarão abertos os meus olhos e atentos os meus ouvidos à oração deste lugar. Porque agora escolhi e santifiquei esta casa, para que o meu nome esteja nela
perpétuamente; e nela estarão fixos os meus olhos e o meu coração todos os dias”.

A resposta da oração é condicional

Humilhar: Toda oração deve ser acompanhada de humildade.

Buscar: O objetivo da oração é chegar até a presença de Deus. A glória de Deus precisa ser refletida na nossa vida, orar é estar face a face com Deus.

Disposição para mudanças de vida: A conversão é a chave para as respostas da oração.

Humilhar-se: Reconhecer o erro, manifestar tristeza pelo seu pecado, e renovar o compromisso de fazer a vontade de Deus .
Orar: A oração deve ser a postura perseverante até Deus responder do céu.

Buscar a minha face: Buscar de todo coração, e desejar a presença de Deus.

E se converter de seus maus caminhos: As práticas antigas, maus costumes e mudança de vida

A oração é a chave apropriada para entrar no trono da graça.
Hebreus 4.16 “Cheguemos, pois, com confiança ao trono da graça, para que possamos alcançar misericórdia e achar graça, a fim de sermos ajudados em tempo oportuno”

Devemos nos revestir do poder de Deus antes de qualquer compromisso, principalmente com escala de trabalho
Lucas 24:49. “E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder”.
.
Oração que traz sustentação: É aquela que você fica a sós com Deus.

Jesus reprova oração de aparência:

Mateus 6:5. “E, quando orares, não sejas como os hipócritas; pois se comprazem em orar em pé nas sinagogas, e às esquinas das ruas, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão”.
Quando for orar, entra em seu quarto, e fecha a porta de seu quarto , ore a teu pai que está em secreto e Ele te recompensará publicamente.
O que você diz a Deus é particular, é como se estivesse em um lugar secreto, você pode contar a Ele tudo o que quiser, inclusive as coisas que tem feito em segredo, revelando suas atitudes.

Salmo 37:5 “Entrega o teu caminho ao SENHOR; confia nele, e ele tudo o fará”.

O relacionamento com Deus é diário

I João 3:1-4.“Vede quão grande amor nos tem concedido o Pai, que fôssemos chamados filhos de Deus. Por isso o mundo não nos conhece; porque não o conhece a ele. Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não é manifestado o que havemos de ser. Mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele; porque assim como é o veremos. E qualquer que nele tem esta esperança purifica-se a si mesmo, como também ele é puro. Qualquer que comete pecado, também comete iniqüidade; porque o pecado é iniqüidade”.

Mateus 26:41. “Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca”.

Pedro se vangloriou tanto de sua coragem, mas não conseguiu conter o sono, precisamos vigiar e orar.
No momento mais difícil que Jesus enfrentou, sua decisão foi orar.

Mateus 26:36-40 “Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca”.

Assentai-vos aqui, eu vou ficar a sós com o pai, e levando consigo Pedro mais 2 discípulos.
Minha alma está cheia de tristeza até a morte, ficai aqui e ore comigo”, voltando para os seus discípulos, achou-os adormecidos; e disse a Pedro: Então nem uma hora pudeste velar comigo?

A oração poderá sustentar o líder nos momentos difíceis
Eles estavam com sono, e não estavam preocupados com Jesus. Por três vezes os achou dormindo.

Nenhuma hora pudestes vigiar comigo? É o mínimo de tempo que devemos passar em oração.

Alguém disse que a oração deve ser a chave que abre a porta do dia, e a tranca que fecha a porta da noite.

A FALA

Ninguém poderá calar-te – Lc 21:15

A fala é o meio de comunicação mais eficiente que existe; com a evolução da tecnologia da comunicação, já é possível se comunicar com quase toda a face da terra, através de vários satélites, que foram desenvolvidos com grande capacidade e longo alcance.

As redes de televisão têm ampliado suas margens de alcance instalando novas transmissoras, com propósito de comunicar com o maior número de pessoas possíveis.

A tecnologia da informática tem evoluído consideravelmente com suas novas descobertas para a comunicação.

Esses instrumentos poderosos de comunicação que se encontra em evidência, tem sido um dos meios mais poderosos para a propagação do Evangelho. Jesus quando pregava nas praias e os ouvintes se aproximavam em grandes quantidades, e os que ficavam distantes não ouviam com nitidez o que Ele falava. Então ele pedia para que o levassem no barco para dentro do mar, e a água ampliava o som de sua voz chegando até os ouvintes de maneira compreensiva.

Eu creio que o momento que estamos vivendo, é de suma importância, pois podemos falar de Cristo para um maior numero de pessoas. Veja o alerta, I João 2:18-“Filhinhos, esta é a ultima hora”. Realmente, já é a última hora.

Satanás sabe que é a ultima hora por esse motivo ele não tem perdido tempo. Seu propósito é se comunicar de todas as formas possíveis, por isso ele se aproveita de todos os meios de comunicação para levar as pessoas à perdição.

No meio evangélico tem pessoas trabalhando sem cessar através da oração, jejum, entrega de folheto, visita nos lares, nas cadeias, hospitais, pregações em praças, o evangelismo no local de trabalho. Por exemplo: Billy Gram no ano de 1996 realizou uma cruzada com o título “Começando de Novo”. Ele esteve falando em 200 países simultaneamente, comunicando-se com três bilhões e setecentos milhões de pessoas. Uma boca Deus usa para falar com tantos. Realmente esta é ultima hora. Somos desafiados a falar. Você já imaginou se cada salvo no Brasil ganhar uma pessoa pra Jesus durante o ano? Os evangélicos já somam quase 25% da nação, dentro de cinco anos toda nação brasileira será de Jesus.

Toda a pessoa que é salva poderá falar de Jesus
Paulo após a conversão. Atos 9:20- “E logo pregava nas sinagogas afirmando que Jesus é filho de Deus.
André passou um dia na casa de Jesus e quando voltou à primeira coisa que André fez foi achar seu irmão Simão, e dizer-lhe achamos o Messias (quer dizer Cristo) João 1:41

Falar na unção do Espírito
Atos 1: 8- Mas recebereis poder; ao descer sobre vós o Espírito Santo e sereis minhas testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra.

Falar com ousadia
Atos 4:31- “ E tendo eles orado, moveu se o lugar em que estavam reunidos. E todos foram cheios do Espírito Santo e anunciavam com ousadia a palavra de Deus.

Não poderá calar sua boca
Atos 4:19- Respondeu porém Pedro e João ;julgai-vos se é justo diante de Deus, obedecer antes a vós do que a Deus? Pois não podemos deixar de falar do que temos visto e ouvido.

QUANDO DEUS SE AGRADA DE NÓS
SL 37:4. Agrada-te do Senhor, e ele satisfará os desejos do teu coração.
Números 14:8 .Se o SENHOR se agradar de nós, então, nos fará entrar nessa terra e no-la dará, terra que mana leite e mel.

Acima de tudo devemos agradar a Deus
2 Coríntios 5:9 .Porém, acima de tudo, o que nós queremos é agradar o Senhor, seja vivendo no nosso corpo aqui, seja vivendo lá com o Senhor.
O que mais meche com o sentimento de Deus?

O que mais agrada a Deus?

1 Samuel 15:22
Porém Samuel disse: Tem, porventura, o SENHOR tanto prazer em holocaustos e sacrifícios como em que se obedeça à palavra do SENHOR? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar; e o atender melhor é do que a gordura de carneiros.


Como saber se Deus agrada de nós.

SL 42:1 1 .Com isto conheço que tu te agradas de mim: em não triunfar contra mim o meu inimigo.

Deus tem prazer em um povo liberto do mundo.
Ezequiel 20:41 Agradar-me-ei de vós como de aroma suave, quando eu vos tirar dentre os povos e vos congregar das terras em que andais espalhados; e serei santificado em vós perante as nações.

Quando investimos na casa do senhor ele se agrada

Ageu 1:8 Subi ao monte, trazei madeira e edificai a casa; dela me agradarei e serei glorificado, diz o SENHOR

O agradar a Deus nos leva a progredir

1 Tessalonicenses 4:1
Finalmente, irmãos, vos rogamos e exortamos no Senhor Jesus que, assim como recebestes de nós, de que maneira convém andar e agradar a Deus, assim andai, para que continueis a progredir cada vez mais;
O meu corpo
Deus se preocupa muito com nosso corpo ao ponto Dele nos escolher para ser o seu templo.

A marca no corpo
Gn17:12 .O filho de oito dias, pois, será circuncidado; todo macho nas vossas gerações, o nascido na casa e o comprado por dinheiro a qualquer estrangeiro, que não for da tua semente. 13Com efeito, será circuncidado o nascido em tua casa e o comprado por teu dinheiro; e estará o meu concerto (aliança) na vossa carne por concerto perpétuo.

II Cor 4:10. trazendo sempre por toda parte a mortificação do Senhor Jesus no nosso corpo, para que a vida de Jesus se manifeste também em nossos corpos.

Romanos 7:24
Miserável homem que eu sou! Quem me livrará do corpo desta morte?
A verdadeira circuncisão
Col 2:9. porque nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade. 10E estais perfeitos nele, que é a cabeça de todo principado e potestade; 11no qual também estais circuncidados com a circuncisão não feita por mão no despojo do corpo da carne: a circuncisão de Cristo. 12Sepultados com ele no batismo, nele também ressuscitastes pela fé no poder de Deus, que o ressuscitou dos mortos. 13E, quando vós estáveis mortos nos pecados e na incircuncisão da vossa carne, vos vivificou juntamente com ele, perdoando-vos todas as ofensas, 14havendo riscado a cédula que era contra nós nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, e a tirou do meio de nós, cravando-a na cruz. 15E, despojando os principados e potestades, os expôs publicamente e deles triunfou em si
mesmo.

Jr 4:4. Circuncidai-vos para o Senhor, circuncidai o vosso coração, ó homens de Judá e moradores de Jerusalém, para que o meu furor não saia como fogo e arda, e não haja quem o apague, por causa da malícia das vossas obras.

A convicção que o corpo do pecado foi desfeito
Romanos 6:6sabendo isto: que foi crucificado com ele o nosso velho homem, para que o corpo do pecado seja destruído, e não sirvamos o pecado como escravos;
Romanos 6:12 Não reine, portanto, o pecado em vosso corpo mortal, de maneira que obedeçais às suas paixões;
Ofereça a Deus o seu corpo como instrumento de justiça Romanos 6:13nem ofereçais cada um os membros do seu corpo ao pecado, como instrumentos de iniqüidade; mas oferecei-vos a Deus, como ressurretos dentre os mortos, e os vossos membros, a Deus, como instrumentos de justiça.
Romanos 12:1..Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. 1 Coríntios 9:27 Antes, subjugo o meu corpo e o reduzo à servidão, para que, pregando aos outros, eu mesmo não venha de alguma maneira a ficar reprovado.
A língua é um membro decisivo no corpo
Devemos ter muito cuidado com a língua e saber aproveitá-la pois ela poderá decidir vários seguimento do corpo.


O que é a língua?
Tiago3:2.
Porque todos tropeçamos em muitas coisas. Se alguém não tropeça em palavra, o tal varão é perfeito e poderoso para também refrear todo o corpo. Tiago 3:3.
Ora, nós pomos freio nas bocas dos cavalos, para que nos obedeçam; e conseguimos dirigir todo o seu corpo. Tiago 3:6 .
A língua também é um fogo; como mundo de iniqüidade, a língua está posta entre os nossos membros, e contamina todo o corpo, e inflama o curso da natureza, e é inflamada pelo inferno. O corpo só tem vida espiritual quando está na cruz Romanos 8:10.
Se, porém, Cristo está em vós, o corpo, na verdade, está morto por causa do pecado, mas o espírito é vida, por causa da justiça. Romanos 8:11 .
Se habita em vós o Espírito daquele que ressuscitou a Jesus dentre os mortos, esse mesmo que ressuscitou a Cristo Jesus dentre os mortos vivificará também o vosso corpo mortal, por meio do seu Espírito, que em vós habita.
Romanos 8:13.
Porque, se viverdes segundo a carne, caminhais para a morte; mas, se, pelo Espírito, mortificardes os feitos do corpo, certamente, vivereis.
O corpo é membro do corpo de Cristo
1 Coríntios 6:15 .Não sabeis vós que os vossos corpos são membros de Cristo? Tomarei, pois, os membros de Cristo e fá-los-ei membros de uma meretriz? Não, por certo. 1 Coríntios 6:16.
Ou não sabeis que o que se ajunta com a meretriz faz-se um corpo com ela? Porque serão, disse, dois numa só carne.
1 Coríntios 6:18 .
Fugi da prostituição. Todo pecado que o homem comete é fora do corpo; mas o que se prostitui peca contra o seu próprio corpo.
O corpo é templo de Deus
1 Coríntios 6:19 .
Ou não sabeis que o nosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos? 1 Coríntios 6:20 Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus. E um dia temos que prestarmos conta daquilo que produzimos com o corpo
2 Coríntios 5:8. Mas temos confiança e desejamos, antes, deixar este corpo, para habitar com o Senhor. 2 Coríntios 5:10 Porque todos devemos comparecer ante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o que tiver feito por meio do corpo, ou bem ou mal.
Filipenses 3:21 .Que transformará o nosso corpo abatido, para ser conforme o seu corpo glorioso, segundo o seu eficaz poder de sujeitar também a si todas as coisas. 1 Tessalonicenses 5:23. E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo. Hebreus 10:22 cheguemo-nos com verdadeiro coração, em inteira certeza de fé; tendo o coração purificado da má consciência e o corpo lavado com água limpa
Não perca tempo apresente o tem corpo para ser um instrumento nas mãos do Senhor.

JEJUM RESULTA EM SAÚDE ESPIRITUAL

Joel 2:15 “ Tocai a trombeta em Sião, santificai um jejum, convocai uma assembléia solene”.
O jejum energiza suas orações. Há momento céu parece ser bronze e inatingível e com a consagração ele é comprido.

Santificar é saparar-se para Deus. O jejum é uma forma de separação

1. Ficamos mais próximos dele
2. Recebemos um espírito de humildade
3. Nos leva ao arrependimento.

O verdadeiro Jejum gera atitude

Joel 2:12-3 “Ainda assim, agora mesmo diz o SENHOR: Convertei-vos a mim de todo o vosso coração; e isso com jejuns, e com choro, e com pranto.
E rasgai o vosso coração, e não as vossas vestes, e convertei-vos ao SENHOR vosso Deus; porque ele é misericordioso, e compassivo, e tardio em irar-se, e grande em benignidade, e se arrependa do mal”

1) Conversão
2) Choro e pranto
3) Rasgai o coração- Começa atitude de coração

Jejum move a mão de Deus , e muda o destino da sua vida

Jonas 1: 1-10 E veio a palavra do Senhor segunda vez a Jonas, dizendo: 2Levanta-te, e vai à grande cidade de Nínive, e prega contra ela a pregação que eu te disse. 3E levantou-se Jonas e foi a Nínive, segundo a palavra do Senhor; era, pois, Nínive uma grande cidade, de três dias de caminho. 4E começou Jonas a entrar pela cidade caminho de um dia, e pregava, e dizia: Ainda quarenta dias, e Nínive será subvertida. 5E os homens de Nínive creram em Deus, e proclamaram um jejum, e vestiram-se de panos de saco, desde o maior até ao menor. 6Porque esta palavra chegou ao rei de Nínive, e levantou-se do seu trono, e tirou de si as suas vestes, e cobriu-se de pano de saco, e assentou-se sobre a cinza. 7E fez uma proclamação, que se divulgou em Nínive, por mandado do rei e dos seus grandes, dizendo: Nem homens, nem animais, nem bois, nem ovelhas provem coisa alguma, nem se lhes dê pasto, nem bebam água. 8Mas os homens e os animais estarão cobertos de panos de saco, e clamarão fortemente a Deus, e se converterão, cada um do seu mau caminho e da violência que há nas suas mãos. 9Quem sabe se se voltará Deus, e se arrependerá, e se apartará do furor da sua ira, de sorte que não pereçamos? 10E Deus viu as obras deles, como se converteram do seu mau caminho; e Deus se arrependeu do mal que tinha dito lhes faria e não o fez.
Jejum tem resposta – Daniel 9:3 e 23
V3: E eu dirigi o meu rosto ao Senhor Deus, para o buscar com oração e súplicas, com jejum, e saco e cinza.

V23: “No princípio das tuas súplicas, saiu a ordem, e eu vim, para to declarar, porque és mui amado; considera, pois, a palavra, e entende a visão”.


A pregação que não da ibope,mas resulta em vida eterna.

Nos pregadores sempre preferimos pregar mensagens que alegraram o coração do povo, é melhor ouvir um auditório vibrando com a palavra do que em silêncio. Mas como representante de Deus aqui na terra, temos que agradá-lo e não ficar preocupado com o que pensam as pessoas.

Isaias 1:58. Clama a plenos pulmões, não te detenhas, ergue a voz como a trombeta e anuncia ao meu povo a sua transgressão e à casa de Jacó, os seus pecados.

Porque clamar em alta voz sobre o pecado
Atos 28:27. Porquanto o coração deste povo está endurecido, e com os ouvidos ouviram pesadamente e fecharam os olhos, para que nunca com os olhos vejam, nem com os ouvidos ouçam, nem do coração entendam, e se convertam, e eu os cure.


O pecado afeta as decisões
Ef 4:17.E.digo isto e testifico no Senhor, para que não andeis mais como andam também os outros gentios, na vaidade do seu sentido, 18entenebrecidos no entendimento, separados da vida de Deus, pela ignorância que há neles, pela dureza do seu coração, 19os quais, havendo perdido todo o sentimento, se entregaram à dissolução, para, com avidez, cometerem toda impureza.

A conseqüência do pecado
Is 59:1 Eis que a mão do Senhor não está encolhida, para que não possa salvar; nem o seu ouvido, agravado, para não poder ouvir. 2Mas as vossas iniqüidades fazem divisão entre vós e o vosso Deus, e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que vos não ouça.

Quando tratamos com o pecado não parece ser tão interessante, mas o resultado é significativo, por este motivo com ibope ou sem devemos falar contra o pecado.

A FÉ E SEUS RESULTADOS

Romanos 10.17 -21 .Mas nem todos obedecem ao evangelho; pois Isaías diz: Senhor, quem creu na nossa pregação? 17De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus. 18Mas digo: Porventura, não ouviram? Sim, por certo, pois por toda a terra saiu a voz deles, e as suas palavras até aos confins do mundo. 19Mas digo: Porventura, Israel não o soube? Primeiramente, diz Moisés: Eu vos meterei em ciúmes com aqueles que não são povo, com gente insensata vos provocarei à ira. 20E Isaías ousadamente diz: Fui achado pelos que me não buscavam, fui manifestado aos que por mim não perguntavam. 21Mas contra Israel diz: Todo o dia estendi as minhas mãos a um povo rebelde e contradizente.


Hebreus 11.6. Ora, sem fé é impossível agradar-lhe, porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que é galardoador dos que o buscam.

Não é impossível agradar a Deus porque ele coloca os meios para que possa a ter fé, Nós somos responsáveis pela nossa falta de fé.
AP 1:3 .Bem aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo.

Os homens são salvos pelo ouvir da Palavra de Deus,
Não existe outra forma de ser salvo sem ouvir a Palavra de Deus

Rm 10:8-11 .Mas que diz? A palavra está junto de ti, na tua boca e no teu coração; esta é a palavra da fé, que pregamos, 9a saber: Se, com a tua boca, confessares ao Senhor Jesus e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dos mortos, serás salvo. 10Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação. 11Porque a Escritura diz: Todo aquele que nele crer não será confundido.

Em Atos 10 e 11 lemos a respeito de Cornélio, que embora temente a Deus, ainda não tinha sido salvo. Se ele ainda não tinha ouvido ao evangelho, então, como poderia ser salvo?.

Atos 10:1-6 .E havia em Cesaréia um varão por nome Cornélio, centurião da coorte chamada Italiana, 2piedoso e temente a Deus, com toda a sua casa, o qual fazia muitas esmolas ao povo e, de contínuo, orava a Deus. 3Este, quase à hora nona do dia, viu claramente numa visão um anjo de Deus, que se dirigia para ele e dizia: Cornélio! 4Este, fixando os olhos nele e muito atemorizado, disse: Que é, Senhor? E o anjo lhe disse: As tuas orações e as tuas esmolas têm subido para memória diante de Deus. 5Agora, pois, envia homens a Jope e manda chamar a Simão, que tem por sobrenome Pedro. 6Este está com um certo Simão, curtidor, que tem a sua casa junto do mar. Ele te dirá o que deves fazer. 7E, retirando-se o anjo que lhe falava, chamou dois dos seus criados e a um piedoso soldado dos que estavam ao seu serviço. 8E, havendo-lhes contado tudo, os enviou a Jope.

O anjo que falou com Cornélio não poderia pregar o evangelho, pois os anjos não podem pregar 0 evangelho Deus enviou os homens para pregar.
Lembre-se que Jesus disse, ... Ide por todo mundo, e pregai 0 evangelhoa toda criatura (Marcos 16.15).

Mas anjo podia dizer a Cornélio a onde ir para encontrar alguém que lhe pudesse pregar o evangelho.

O Resultado quando Pedro pregou a palavra a Cornélio
Atos 11.14 13.E contou-nos como vira em pé um anjo em sua casa, e lhe dissera: Envia varões a Jope e manda chamar a Simão, que tem por sobrenome Pedro, 14o qual te dirá palavras com que te salves, tu e toda a tua casa. 15E, quando comecei a falar, caiu sobre eles o Espírito Santo, como também sobre nós ao princípio.


Como adquirimos a fé para a cura? Pela mesma maneira - através do ouvir a Palavra de Deus a respeito da cura.

Atos 14. 7,10 .Paulo e Barnabé anunciavam 0 evangelho. Paulo não curou o homem. 0 homem não foi curado porque. O homem foi curado pela sua própria fé.

Mas observe o que teve que acontecer antes do
homem ser curado: ... Paulo e Barnabé ANUNCIARAM O EVANGELHO.

Assim, Paulo fez três coisas:

1. Pregou o evangelho ao homem.
2. Percebeu que 0 homem tinha fe para ser curado.
3. Mandou 0 homem levantar-se e andar.

O homem também fez três coisas:
1. Ouviu Paulo pregar o evangelho.
2. Ele teve fa para ser curado.
3. Levantou-se e andou.

Também em Mc 5.34, Jesus disse a mulher que
sofria de uma hemorragia: ... Filha, a TUA FÉ salvou;
vai-te em paz, e fica livre do teu mal.

A minha fé pode me curar. Então minha fé abre porta para o poder de Deus,

Rm 1:16 .Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê, primeiro do judeu e também do grego. 17Porque nele se descobre a justiça de Deus de fé em fé, como está escrito: Mas o justo viverá da fé.
Muitos estão tentando crer sem ouvir.

A igreja como um sacerdócio real
A igreja visível ou denominação é uma prestadora de serviço no reino de Deus.
1 Pe 2:5-9 Vos sois edificados casa espiritual para serdes sacerd6cio santo, a fim de oferecerdes sacrifícios espirituais, agradáveis a Deus por intermédio de Jesus Cristo. Vos, porem, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz" (1 Pe 2:9).

Quando ela deixa de ser prestadora e passa a concorrer com igreja.
1- Deixa de orar.
2- Deixa de evangelizar.
3- Começa a pecar com escândalo.
4- Criar divisão

Cada crente em Cristo tem acesso ao trono de Deus pelos méritos de Jesus:
Ef 2:18,19"porque, por ele, ambos temos acesso ao Pai em um mesmo Espírito. 19Assim que já não sois estrangeiros, nem forasteiros, mas concidadãos dos Santos e da família de Deus;

Hb 4:14,15 Visto que temos um grande sumo sacerdote, Jesus, Filho de Deus, que penetrou nos céus, retenhamos firmemente a nossa confissão. 15Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado.
Como sacerdotes os crentes receberam o ministério da reconciliação
2 Co 5:18-20"Deus nos deu 0 ministério da reconciliação De sorte que somos embaixadores em nome de Cristo, como se Deus exortasse por nosso intermédio. Em nome de Cristo, pois, rogamos que vos reconcilieis com Deus".
Em consagração, o crente oferece-se a Deus como um "sacrifício vivo" santo e aceitável
Rm 12:1. 1Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis o vosso corpo em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. 2E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.
Ef 5:1,2Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados; 2e andai em amor, como também Cristo vos amou e se entregou a si mesmo por nós, em oferta e sacrifício a Deus, em cheiro suave.

Ef 2:14-1814Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos os povos fez um; e, derribando a parede de separação que estava no meio, 15na sua carne, desfez a inimizade, isto é, a lei dos mandamentos, que consistia em ordenanças, para criar em si mesmo dos dois um novo homem, fazendo a paz, 16e, pela cruz, reconciliar ambos com Deus em um corpo, matando com ela as inimizades.

Não tenha duvida se apresente a Deus com liberdade ele terá a maior alegria em recebê-lo.

A ARCA DA ALIANÇA
ÊXODO 25: 10

A arca é uns dos símbolos mais importantes, é a figura visível para mostrar o invisível.

Deus faz questão de mostrar a verdadeira arca.
Ap 11.19 19.E abriu-se no céu o templo de Deus, e a arca do seu concerto foi vista no seu templo; e houve relâmpagos, e vozes, e trovões, e terremotos, e grande saraiva.
Na terra a Arca da aliança representa o seguinte:

1. 0 Trono de Deus.

2. A presença de Deus em Cristo, pelo Espírito, no meio do seu povo redimido.

3. A glória de Deus, revelada na ordem divina e na adoração.

4. A plenitude da divindade revelada no Senhor Jesus Cristo


Madeira de acácia... (Ex 25.10) Figura de Cristo o desprezado
A árvore de acácia cresce no deserto em condições áridas e produz uma goma medicinal. A madeira desta arvore é resistente.

Isaias 53:2Porque foi subindo como renovo perante ele e como raiz de uma terra seca; não tinha aparência nem formosura; olhamo-lo, mas nenhuma beleza havia que nos agradasse.

Revista de ouro puro ... (Ex 25.11)

1. A madeira de acácia, da arca da aliança era revestida de ouro puro.
O ouro puro sempre é visto como símbolo da divindade, do glória e da natureza Deus.

2. Ele dividiu esta glória com a igreja.
Rm 8.30E aos que predestinou, a esses também chamou; e aos que chamou, a esses também justificou; e aos que justificou, a esses também glorificou.
Gloria: é virtude e talento

3. Deus suprir as nossa necessidade em glória .

FL4:19 O meu Deus, segundo as suas riquezas, suprirá todas as vossas necessidades em glória, por Cristo Jesus. 20Ora, a nosso Deus e Pai seja dada glória para todo o sempre. Amém!

4. A madeira diz respeito a natureza humana, vinda do crescimento natural na terra.
Temos uma combinação desses dois materiais na arca. Temos assim dois materiais ouro e madeira.
Essa figura as duas naturezas em uma única pessoa, tal como e vista na pessoa do Senhor Jesus Cristo,

1 Tm 3.16E, sem dúvida alguma, grande é o mistério da piedade: Aquele que se manifestou em carne foi justificado em espírito, visto dos anjos, pregado aos gentios, crido no mundo e recebido acima, na glória.
5. Faça uma coroa de ouro ao seu redor (EX 25.11)

A coroa de ouro nos revela o conceito que o Pai tem de seu Filho. Quando o Filho de Deus tornou-se carne, os homens o coroaram com espinhos (Mc 15.17), mas Deus o coroou com gloria e honra Hb 2. 9 vemos, porém, coroado de glória e de honra aquele Jesus que fora feito um pouco menor do que os anjos, por causa da paixão da morte, para que, pela graça de Deus, provasse a morte por todos.

Quatro argolas
Ex 25:12e fundirás para ela quatro argolas de ouro e as porás nos quatro cantos dela: duas argolas num lado dela e duas argolas no outro lado dela.

Essas quatro argolas serviam para segurar as varas, e dar a arca um equilíbrio.
É a figura dos atributos de Deus.
? Santidade
? Justiça
? Amor
? Fidelidade

Varas
Ex 13Farás também varais de madeira de acácia e os cobrirás de ouro; 14meterás os varais nas argolas aos lados da arca, para se levar por meio deles a arca. 15Os varais ficarão nas argolas da arca e não se tirarão dela.

1. As varas não podem sair das argolas porque a arca não deveria ser preparada quando fosse a uma missão, ela deveria estar preparada.
As varas não poder sair das argolas representa a responsabilidade de Cristo no propósito de Deus, mesmo entrando em agonia não abriu mão da vontade do Pai.
Quando estiver em dificuldades ore e autorizando a Deus .

1- Passe de mim este cálice: Ele não quer este cálice

2- Não seja a minha vontade, mas a sua: Minha vontade é não beber, e a sua Deus?

3- Em outras palavras Jesus dizia: Eu quero a tua vontade em minha vida.
O silêncio do pai, Jesus entendeu que não tinha autorização.


A tampa da arca ou propiciatório local que aspergia o sangue em remissão do pecado


Jesus e nosso propiciatório. Deus não tem nada a dizer ao homem a não ser através de Jesus e o seu sangue. Hb 9.5. Foi o sangue de Jesus transformou o trono da justiça em trono da graça.

Hb 4.14,16
A ira da divina e santidade de Deus em relação ao pecado, quando o homem pecava a ira de Deus era provocada' ela só cessava com o espargir do sangue e hoje e você vai até Jesus que nosso propiciatório.

A lei: O caminho

O maná : A verdade

A vara : A vida

Jesus é o caminho
Ele é o padrão da vida
E te faz florescer

MusicPlaylistView Profile
Create a playlist at MixPod.com

Nenhum comentário: